fbpx
7 ferramentas que todo programador deve conhecer

Novas tecnologias surgem e se tornam mais complexas a cada dia. Por isso, se você é um desenvolvedor, é preciso conhecer e dominar ferramentas que tornem seu o dia a dia mais fácil.

Que tal conhecer um pouco melhor 7 tipos de ferramentas que vão tornar o seu trabalho mais produtivo?

1. Um IDE ou um bom editor de texto

Editores de texto e IDEs são provavelmente as primeiras ferramentas que todo programador deve conhecer. Eles ajudam no processo de escrita de código, organizando e ressaltando a sintaxe, autocompletando a sintaxe e fazendo endentação automática.

Enquanto os editores de texto são mais simples, os IDEs reunem praticamente tudo o que um programador precisa para trabalhar, sendo fundamentais para o desenvolvimento de grandes projetos. Além disso, eles são pensados para ajudar a não interromper o fluxo de trabalho, eliminando pausas que podem interromper o raciocínio. Além de todas essas vantagens, muitas IDEs permitem que você personalize totalmente seu ambiente de trabalho, desde a aparência até customizações de código fonte.

2. Terminal de linha de comando

Muitas tarefas simples podem ser feitas pelos terminais de linha de comando, sem precisar de mouse. Além disso, muitas ferramentas possuem aplicações que precisam ser executadas diretamente na linha de comando, como o GIT, o MySQL e o MongoDB.

3. Boas ferramentas de produtividade

Ferramentas de produtividade são necessárias tanto para quem trabalha como freelancer, quanto para quem faz parte de uma equipe
As ferramentas de produtividade vão te ajudar a controlar seu tempo, prioridades e orçamentos | Imagem Freepik

Não importa se você trabalha em uma grande empresa ou é um freelancer, organizar os próprios projetos e o próprio tempo é fundamental. As ferramentas de produtividade vão te ajudar a manter a sua agenda atualizada, a organizar uma lista de contatos profissionais e a elencar as suas prioridades, aumentando a sua eficiência no trabalho. Afinal, um bom gerenciamento e planejamento do seu dia a dia vai te ajudar a manter a qualidade em tudo o que você faz e de maneira muito mais rápida, sem perder tempo com burocracias ou tarefas desnecessárias.

Neste texto, separamos uma lista com 7 ferramentas de produtividade para desenvolvedores. Confira nossa seleção e transforme seu ritmo de trabalho.

4. Sistema para controle de versões

Um sistema de controle de versões é uma maneira de gerenciar mudanças em arquivos, incluindo textos e imagens. Através do versionamento de código é possível saber sempre que uma alteração for realizada, quem a fez e o porquê.

Esse controle é fundamental para a organização e a segurança do projeto, evitando que aconteçam falhas no processo. Além disso, ele vai te ajudar a localizar alterações de uma versão para outra, facilitando o processo caso você precise desfazer uma mudança. O versionamento de código é uma das boas práticas da programação e é fundamental para um bom fluxo de trabalho no desenvolvimento de projetos.

Quer saber mais sobre versionamento de código? Clique aqui e leia nosso artigo.

5. Sistema de modelagem de dados

A modelagem de dados é uma etapa essencial para qualquer projeto de desenvolvimento e manutenção de páginas dinâmicas e softwares que utilizam bancos de dados. Para facilitar seu trabalho, é fundamental ter que ferramenta para projetar e modelar diagramas e dados. Além disso, a maioria das ferramentas de modelagem de dados também faz scripts de tabelas para facilitar ainda mais o seu trabalho.

6. Comunidade de desenvolvedores

Participar ativamente de uma comunidade de desenvolvedores é a melhor maneira de se manter atualizado e de realizar pesquisas quando você precisa resolver um problema. Além disso, você também pode exercitar suas habilidades participando de projetos colaborativos.

7. Frameworks front-end

Também conhecidos como CSS frameworks, os frameworks front-end são pacotes com códigos padronizados em arquivos e pastas. Eles te fornecem uma base para construir o seu projeto, fazendo com que você economize tempo ao não precisar escrever tudo do zero. Com flexibilidade no design final, um bom framework front-end contém opções de layout para organizar os elementos da sua página, além de alguns componentes, como painéis, botões, barras de navegação, fontes pré-definidas.

Nós aqui da ByLearn amamos o Django e fizemos uma série de posts sobre ele, fazendo comparações com seus principais concorrentes, como Laravel, Flask e NodeJs. Não deixe de conferir!

Quer tornar-se um desenvolvedor? Aprenda Python!

Você sabia que Python é a escolha como primeira linguagem de programação?

web crawlers e web scrapers
Com certeza você já ouviu falar de várias linguagens de programação, mas escolher qual aprender como primeira linguagem nem sempre é uma tarefa simples.
Se você quer aprender a programar, Python é a linguagem certa para isso. | Imagem Freepik

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLearn e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa.

Desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Estudando na ByLearner você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você.

Você irá contar com apostilas e livros oficiais, venha aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida.

Abra muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor com a gente!

E você? Qual ferramenta você não vive sem? Conta para gente nos comentários!

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.