fbpx
Stack Overflow 2020 e Python: crescimento e popularidade

Acabaram de ser lançados os resultados do questionário da Stack Overflow 2020 e Python, a maior pesquisa sobre a indústria do software do mundo.

Todos os anos, o site norte-americano lança uma série de perguntas para serem respondidas por desenvolvedores ao redor do planeta.

O ano de 2020 marca o décimo aniversário do questionário, que foi respondido por quase 65.000 desenvolvedores.

Entre os dados coletados, estão alguns que ajudam a elucidar o perfil do programador (origem geográfica, idade, formação, orientação sexual e raça), perguntas subjetivas sobre diferentes linguagens e tecnologias e, por fim, questões focadas no mercado de trabalho, como anos de experiência, vagas no mercado, diferenças salariais.

stack overflow 2020 e python
Quase 65.000 desenvolvedores responderam questões sobre suas tecnologias preferidas, suas carreiras e seu perfil. O resultado você confere na Stack Overflow 2020 | Imagem Freepik

No nosso texto anterior, destrinchamos cada um desses tópicos, dando especial ênfase sobre o que a pesquisa tem a nos dizer sobre o cenário brasileiro.

Entretanto, aqui vamos focar no que a Stack Overflow 2020 e Python, todas as informações dadas nessa pesquisa.

Seguindo sua tendência de crescimento de popularidade e uso já presente nas edições dos últimos cinco anos, o Python aparece como quarta maior linguagem em uso.

Aliás, quando falamos especificamente de linguagem de programação, ele aparece em segundo lugar, atrás apenas do JavaScript.

O Python está também em destaque entre as linguagens mais amadas por seus usuários, aparecendo em terceiro lugar.

Além disso, outro dado que atesta esse crescimento é sua primeira posição como linguagem mais desejada por aqueles que pretendem expandir seus conhecimentos.

No mercado de trabalho, Python também brilha, figurando no top 10 dos salários mais altos do mercado e com maior demanda dentro das grandes empresas.

Ficou curioso para saber mais? Então vem com a gente que vamos te mostrar tudo que descobrimos sobre o Python a partir dos resultados apresentados.

Conheça a Stack Overflow, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo

Se você é desenvolvedor ou tem interesse em tornar-se um, provavelmente já ouviu falar do site norte-americano Stack Overflow, certo?

Afinal, é uma espécie de enciclopédia participativa do mundo da programação, lá é o lugar certo encontrar a resposta para qualquer dúvida que você venha a ter.

Criado por Jeff Atwood e Joel Spolsky em 2008, o Stack Overflow é a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Com estilo muito parecido a um fórum, lá os usuários podem postar suas perguntas e outros usuários a respondem, em um esquema simples e eficiente que mostra as últimas questões postadas e suas respostas.

Essas perguntas e respostas podem ganhar votos positivos e negativos que são usados em um sistema de pontos de reputação, onde os autores são recompensados ou punidos de acordo com os votos que ganham.

Esses pontos de reputação acabam criando um sistema competitivo, incentivando os usuários a participarem ativamente das discussões.

Por isso, é possível ter sua dúvida respondida rapidamente e com uma grande variedade de opiniões

Em seus seis anos de existência, os números de dados e informações do site são impressionantes:

Quase 8 milhões de perguntas e mais que o dobro de respostas, contando com mais de 7 milhões de acessos diários.

São números impressionantes, não? Com toda a certeza, estes números se refletem em sua pesquisa anual, a Stack Overflow Annual Developer Survey.

A maior, mais completa e mais importante pesquisa sobre a indústria de softwares.

O que os desenvolvedores que responderam à Stack Overflow 2020 e Python?

Nas últimas edições da pesquisa anual do Stack Overflow e Python, a linguagem de programação ocupou sempre uma posição de destaque, apresentando crescimento vertiginoso e figurando entre as linguagens mais usadas, mais amadas e mais almejadas pelos desenvolvedores que ainda não trabalham com ela. Neste ano, esta tendência se manteve.

Ele aparece como quarta maior linguagem em uso, ficando atrás apenas de JavaScript, HTML/CSS e SQL. Quando falamos especificamente de linguagem de programação, ele aparece em segundo lugar, atrás apenas do JavaScript.

Ranking das linguagens mais usadas em 2020 | Fonte Insights

A segunda classificação da Stack Overflow 2020 e Python diz respeito à popularidade das linguagens entre seus usuários. O site americano pede que os desenvolvedores classifiquem as linguagens em amadas (loved), temidas (dreaded) e desejadas (wanted).

Entre as linguagens mais amadas por seus usuários na Stack Overflow e Python, ele ocupa a terceira posição com 65,7% de usuários apaixonados. Atrás apenas de Rust (86,1%) e em um quase empate com a segunda colocada, TypeScript (67,1%).

 Fonte Stack Over Flow 2020
Ranking das linguagens mais usadas em 2020| Fonte Insights

Já no ranking das linguagens desejadas, ou seja, aquelas que desenvolvedores ainda não dominam, mas desejam aprender na Stack Overflow 2020 e Python, ele ocupa o primeiro lugar com larga vantagem em relação a suas concorrentes:

 Fonte Stack Over Flow 2020
Ranking das linguagens que desenvolvedores desejam aprender em 2020 | Fonte Insights

As linguagens mais temidas são aquelas cujos usuários desejam abandonar. Nesta lista, Python aparece na antepenúltima posição, com apenas 33,33% de desenvolvedores insatisfeitos.

Um outro destaque quando analisamos mais de perto os resultados da seção de tecnologia da pesquisa, é a forte presença de frameworks e IDEs usados para o Python, como por exemplo o Django e o Flask para desenvolvimento web.

Você quer entender a razão de tanto amor? Não deixe de ler nosso texto sobre o Python facilita a vida do programador.

O mercado de trabalho Python

Em texto anterior, nós já te contamos como mercado de trabalho Python no Brasil é um dos mais aquecidos da indústria de softwares: altas salários, alta demanda por profissionais qualificados e uma ótima diversidade de vagas.

Todas essas vantagens foram também confirmadas pela Stack Overflow 2020 e Python, pois ele está entre as dez linguagens com a maior média salarial.

No entanto, quando analisamos as outras linguagens da lista (como por exemplo Scala, Perl e Ruby), vemos que ele ainda apresenta a vantagem de ser uma das de mais fácil acesso e legibilidade.

Quando colocamos na conta a quantidade de anos de experiência necessários para alcançar um salário abaixo da média, Python é a linguagem com a melhor proporção. Com apenas nove anos de experiência, já é possível ter um bom salários.

Confira essa relação no gráfico abaixo:

 Fonte Stack Over Flow 2020
Relação entre experiência profissional e salário anual em dólares americanos | Fonte confira aqui

Que tal aprender Python em 2020?

stack overflow 2020 e python
Venha aprender Python conosco: o melhor e mais completo treinamento do mercado, com material didático feito especialmente para você e a melhor equipe didática | Imagem por pikisuperstar / Freepik

Como pudemos ver pelos resultados da Stack Overflow 2020 e Python, com toda a certeza é a melhor escolha para quem deseja aprender uma nova linguagem. São muitas as vantagens tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe aqui nosso e-book completo

Curtiu o nosso conteúdo? Tem sugestões para os próximos tópicos? Deixe um comentário abaixo e conta tudo pra gente 🙂

Ah! E não se esqueça de nos seguir em todas as redes sociais e assinar a nossa newsletter, assim você fica sempre por dentro e não perde nenhum conteúdo.

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.