fbpx
Fique por dentro da pesquisa da JetBrains de 2019 sobre desenvolvedores Python

Você, ByLearner, com certeza já sabe que atualmente Python é a linguagem que mais conquista fãs na indústira de software e que apresenta o maior crescimento do mercado de trabalho. Mas que tal descobrir todos os detalhes sobre como ele vem sendo usado ao redor do mundo? Aqui vamos te contar todos os detalhes dos resultados da JetBrains Python Developers Survey 2019, a maior pesquisa sobre desenvolvimento com Python do mundo.

jetbrains pesquisa 2019
A Pesquisa JetBrains 2019 coletou respostas de 24.000 desenvolvedores Python ao redor do mundo e apresenta resultados detalhados sobre seus diferentes usos | Imagem Freepik

A terceira Pesquisa Anual de Desenvolvedores Python em conjunto pela Fundação de Software Python e a JetBrains, entre outubro e novembro de 2019. Feita através de um formulário on-line, a pesquisa contou com a participação de 24.000 desenvolvedores Python, originários de mais de 150 países diferentes. O chamado para responder às perguntas foi divulgado nos principais canais oficiais do Python, como em seu site oficial e listas de e-mails, e em canais ligados ao mercado, como Twitter e Linkedin. As respostas foram coletadas anonimamente e, diferente da Stack Overflow, não foram coletados dados pessoais dos desenvolvedores, como localização geográfica, raça, sexo ou orientação sexual.

A pesquisa da JetBrains aborda todas as questões que envolvem o dia a dia do programador Python: as principais áreas de atuação dos profissionais, suas plataformas de desenvolvimento preferidas, os melhores frameworks, os bancos de dados e bibliotecas mais completos… Tudo o que você precisa saber para conhecer melhor o dia a dia do programador Python, quais ferramentas você precisa dominar para se destacar e como estão as ofertas e salários do mercado de trabalho internacional.

Ficou curioso? Então vem com a gente que vamos te contar tudo o que descobrimos com a JetBrains!

Usos gerais do Python da JetBrains

Seguindo a tendência apresentada em 2018, a grande maioria das respostas afirmavam usar Python como linguagem principal. Um dado novo interessante da pesquisa deste ano foi o aumento significativo de desenvolvedores que não usam nenhuma outra linguagem além do Python: passamos de 6% na pesquisa anterior, para 11% na pesquisa deste ano, fato que corrobora o crescimento constante da popularidade e demanda do Python no mercado de trabalho.

Abaixo você confere a relação entre programadores que usam o Python como linguagem principal e como linguagem secundária:

O Python é majoritariamente usado como linguagem primária, segundo Pesquisa JetBrains 2019
Uso do Python como linguagem primária e secundária | Fonte Pesquisa 2019

Em relação ao uso de Python combinado com outras linguagens, temos uma divisão clara entre aqueles que trabalham com desenvolvimento web e aqueles que trabalham com ciências e análise de dados. Entre os desenvolvedores web, temos Java em primeiro lugar JavaScript, com mais de 75% de citações, e um destaque para TypeScript, com quase 20%. Já entre os cientistas de dados, temos Bash/Shell com 50% de votos e SQL com 47% como os mais citados.

Linguagens mais usadas junto com Python / Fonte Pesquisa 2019

Abaixo você pode conferir o gráfico que separa as linguagens mais usadas junto com o Python quando separamos as respostas pelas duas áreas de atuação com maior destaque entrre as respostas, ou seja, desenvolvedores que trabalham com desevolvimento web e ciências de dados.

Linguagens combinadas com Python quando separadas por desenvolvimento web e ciências de dados | Fonte Pesquisa 2019

Usos específicos do Python na pesquisa da JetBrains

Assim como a linguagem em si, famosa por sua versatilidade, a pesquisa aponta que os usuários do Python, em sua maioria, trabalham em diferentes áreas. Quase 60% diz fazer uso não apenas profissional do Python, mas também para projetos pessoais e educacionais. Em média, cada desenvolvedor afirmou que usa a linguagem para 4 fins diferentes. Abaixo você confere as áreas de atuação mais citadas:

jetbrains 2019 utilização

No entanto, apesar de análise de dados aparecer como o fim mais citado, quando perguntados qual o principal uso da linguagem, desenvolvimento web passa para a primeira posição, com 65% das respostas, contra os 49% conquistados pela análise de dados.

Python 2 x Python 3

Como já explicamos neste texto, Python 2 já é considerada uma linguagem legado e não recebe mais atualizações e nem conta mais com suporte para erros. Por isso, se em 2017 25% dos entrevistados ainda o utilizavam, na pesquisa deste ano este número caiu para apenas 10%: 90% dos usuários já fizeram a transição para o Python 3.

Veja no gráfico abaixo as versões de Python 3 mais utilizadas segundo a pesquisa da JetBrains:

jetbrains 2019 versão
Versões Python utilzadas pelos desenvolvedores que responderam às perguntas | Fonte 2019

Não está por dentro das diferenças entre o as versões 2 e 3 do Python? Neste texto aqui te contamos tudo o que mudou, além de destacar as vantagens do Python 3. Não deixe de conferir!

Frameworks e bibliotecas segundo a JetBrains

Em relação aos frameworks, ganham imenso destaque aqueles destinos ao desenvolvimento web: 50% de todas as respostas. Dentro destes 50%, 32% apontaram o Flask e 21% o Django como framework mais usado.

No entanto, se mudamos o foco apenas para os desenvolvedores que trabalham especificamente com web, Django passa a ser o framework mais utilizado, com 73%, contra os 61% alcançados pelo Flask.

Veja abaixo a relação dos frameworks mais utilizados para desenvolvimento web:

jetbrains 2019 frameworks
Popularidade dos frameworks para desenvolvimento web | Fonte 2019

Em relação a frameworks de ciências de dados, NumPy é o mais popular, com 63% de citações, seguido de perto pelo Pandas, com 55%. Uma curiosidade é que o PyTorch não estava entre as opões da pesquisa do ano passado, mas fez a sua estreia com uma boa popularidade, sendo citado por 15% dos desenvolvedores:

Popularidade dos frameworks para ciências de dados | Fonte 2019

Por último, queremos destacar os as bibliotecas gerais Python. Como nos anos anteriores, a Requests foi a grande vencedora, com mais da metade dos votos pelos usurários. Em seguida vem a Pillow.

Confira abaixo os resultados completos:

jetbrains 2019 bibliotecas
Outras bibliotecas e frameworks | Fonte 2019

Ferramentas de desenvolvimento

Quase dois terços dos desenvolvedores que responderam às perguntas utilizam o Linux como sistema operacional, veja abaixo a relação completa:

Sistemas operacionais utilzados por desenvolvedores Python | Fonte 2019

Para identificar os editores e IDEs mais populares entre os desenvolvedores, foi realizada uma pergunta aberta: “Qual editor principal você usa para desenvolvimento Python?”:

IDEs jetbrains 2019
IDEs mais utilzados por desenvolvedores Python | Fonte 2019

As repostas foram, em seguida, separadas em duas categorias: desenvolvimento web e ciências de dados:

IDES para desenvolvimento web mais utilzados por desenvolvedores Python | Fonte 2019
IDEs para ciências de dados mais utilzados por desenvolvedores Python
Fonte 2019

Quer saber um pouco mais sobre os IDEs citados pelos desenvolvedores Python? Então não deixe de conferir nosso texto, preparamos uma lista com os melhores IDEs para Python.

Mercado de trabalho de acordo com a JetBrains de 2019

A pesquisa da JetBrains 2019 reafirma o que já sabíamos sobre o mercado de trabalho Python: é um mercado novo, aberto a desenvolvedores jovens, que cresce a passos largos e com altíssimo índice de empregabilidade.

Quase a totalidade dos desenvolvedores que responderam ao questionário estão empregados. Um terço deles estão em empresas médias ou grandes (com mais de 500 funcionários) e 24% em empresas médias, com número de funcionários entre 51 e 500.

Veja abaixo o gráfico com a empregabilidade dos desenvolvedores Python:

jetbrains 2019 emprego
Empregabilidade dos desenvolvedores Python | Fonte 2019

A maioria dos desenvolvedores são jovens (menos de 30 anos de idade) e têm menos de 5 anos de experiência profissional. Veja abaixo os dados completos:

Faixa etária desenvolvedores Pyhon Fonte 2019
jetbrains 2019 experiencia
Anos de experiência desenvolvedores Python | Fonte 2019

Incrível, não? Se você quer saber mais sobre o mercado de trabalho no Brasil, não deixe de ler nosso texto anterior e descubra quais são e onde estão as vagas para desenvolvedores Python, como são os salários e o que s grandes empresas procuram.

Que tal aprender Python em 2020?

jetbrains 2019 aprender python
Venha aprender Python conosco: o melhor e mais completo treinamento do mercado, com material didático feito especialmente para você e a melhor equipe didática | Imagem por pikisuperstar / Freepik

Assim como pudemos ver pelas respostas da Pesquisa da JetBrains 2019, Python com certeza é a melhor escolha para quem deseja aprender uma nova linguagem.

Aliás, são muitas as vantagens tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Além disso, ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Por fim, para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe aqui nosso e-book completo

Curtiu o nosso conteúdo? Tem sugestões para os próximos tópicos? Deixe um comentário abaixo e conta tudo pra gente 🙂

Ah! E não se esqueça de nos seguir em todas as redes sociais e assinar a nossa newsletter, assim você fica sempre por dentro e não perde nenhum conteúdo.

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.