Embora até meados de 2018 ainda existisse alguma discussão sobre qual versão de Python valia mais a pena aprender, agora não há mais dúvidas:
Python 3 é o grande vencedor para qualquer programador que queira começar a trabalhar com a linguagem ou para aqueles mais experientes que querem aperfeiçoar suas habilidades.
Neste texto, vamos te ajudar a entender as diferenças entre Python 2 e Python 3. Vamos lá?
Python 2: uma linguagem obsoleta
Python 2 foi o padrão da linguagem por muito tempo, mas desde janeiro deste ano ele é considerado uma linguagem legado (estado EOL, End Of Life, fim de vida).
Desse modo, não receberá mais atualizações ou contará com um sistema para correção de erros, tendo todo o seu suporte interrompido.
Esta descontinuidade está sendo planejada há mais de uma década e estava planejada inicialmente para acontecer em 2014.
Desde então, a maioria das bibliotecas já atualizou os seus códigos e as grandes empresas de tecnologia já fizeram a migração.
Lançado em 2008, a versão 3.0 é o primeiro lançamento Python que quebra intencionalmente a compatibilidade com versões anteriores e apresenta muito mais mudanças do que os lançamentos anteriores.
Segundo o grande criador da linguagem, Guido van Rossum, o objetivo era fazer uma bela faxina no Python 2.x, tornando-o mais potente, mais prático e mais fácil de aprender.
Além do acréscimo de vários recursos novos, como classes de dados, async e interpolação de valores dentro de strings, foram corrigidos inúmeros recursos.
Dentre as maiores diferenças entre Python 2 e Python 3 perceptíveis à primeira vista estão a incorporação de padrões de strings Unicode e função de impressão.
Principais diferenças entre Python 2 e Python 3
Por conta do espaço, apresentaremos aqui somente as mais significativas diferenças entre Python 2 e Python 3.
Você pode obter mais detalhes sobre as novidades do Python 3 neste texto (em inglês) escrito pela próprio Guido van Rossum.
Função Print
Esta é talvez a mais conhecida das diferenças entre Python 2 e Python 3: a instrução de “impressão” (mostrar dados na tela) do Python 2 foi substituída pela função print() no Python 3.
Assim, o que era uma instrução passa a ser uma função, que substitui a maioria da sintaxe especial necessária para realizar uma impressão anteriormente.
Os parênteses tornam-se, então, obrigatórios.
Portanto, a função
print ‘Oi, ByLearners’
Não é mais compatível com o Python 3 e precisa ser reescrita para
Print (‘Oi, ByLearners’)
Divisão Inteira
Na versão 2 do Python, se você escreve um número sem nenhum dígito na casa decimal, o cálculo vai ser arredondado para o próximo número inteiro menor.
Por exemplo, o resultado da divisão de 7/2 será 3.
Para ter a divisão exata, 2,5, é preciso digitar 7.0 / 2.0.
No entanto, no Python 3, o resultado da divisão 7/2 será 3,5, tornando a sintaxe ainda mais intuitiva e facilita não só o aprendizado da linguagem, mas também a vida do desenvolvedor.
Suporte Unicode
Enquanto no Python 2 as strings são ASCII por padrão, no 3 o padrão é Unicode e as sequências de bytes devem estar prefixadas por b.
Operações de Comparação
Essa também é uma das diferenças entre Python 2 e Python 3: a simplificação dos comandos de operação de comparação.
Iteração
A função xrange() que realizava as iterações no Python 2 não existe na versão mais nova e foi substituída pela função range().
A mudança é especialmente significativa se você precisa realizar uma iteração dentro da mesma sequência inúmeras vezes.
Além disso, inúmeras funções built-in, que antes tinham como retorno listas, agora apresentam iteradores.
Modo de correção de erros
Esta é uma mudança pequena quando comparada as duas versões, no entanto, é digna de menção:
No Python 3, é necessário digitar o comando “as” no modo de correção de erros.
Mudanças de Sintaxe
Em relação à sintaxe, há também algumas diferenças entre Python 2 e o Python 3 para torná-la ainda mais legível e intuitiva.
Não apenas alguns comandos foram mudados, mas há também uma série de acréscimos e supressão de sintaxe.
Para saber tudo o que mudou, acesse aqui a documentação oficial.
Sabendo disso, ainda devo utilizar o Python 2?
A resposta para esta questão é simples: não!
Sempre que possível, você deve utilizar o Python 3, deixando a utilização do Python 2 somente para os cada vez mais raros casos em que não é possível utilizar a versão mais recente da linguagem.
Lembre-se que o Python 2 está no final de sua vida, não possui mais suporte, sistema de correção de erros ou atualizações, além de que a maior parte da documentação disponível está sendo atualizada para o Python 3.
Mesmo que você esteja trabalhando com um código base em Python 2, é possível utilizar o Python 3, já que ambos rodam juntos sem nenhum problema.
Aprendendo Python
Neste ponto, você provavelmente já entendeu que Python 3 é a escolha correta para quem quer começar a aprender a linguagem que mais cresce no mercado de trabalho de desenvolvimento de software.
Nós aqui da ByLearn temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior.
O curso é uma excelente escolha tanto para desenvolvedores iniciantes com objetivo de aprender sua primeira linguagem de programador.
Profissionais experientes que procuram renovar o repertório e abrir novas oportunidades também não estão de fora.
Nós contamos com a melhor seleção de materiais, você aprenderá tudo sobre o Python 3, além de contar com a melhor equipe de apoio pedagógico.
Nossa equipe é sempre aberta e disposta a compartilhar novas ideias e soluções.
Conosco você vai ver desde uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e chegando, até um módulo de tratamento de erros e exceções.
Nosso curso conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais.
Você pode ter uma amostra da qualidade do nosso material didático baixando o nosso e-book Boas Práticas com Python.
Desse modo, terá um treinamento completo que vai te ensinar a elevar o nível do seu código.
Boas Práticas com Python
Baixe aqui nosso e-book completo e totalmente gratuito
O que você achou do nosso conteúdo? Tem sugestões para os próximos tópicos? Deixe um comentário para gente e não esqueça de nos seguir nas redes sociais e assinar a nossa newsletter para não perder nada!
Newsletter
Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn