fbpx
5 funcionalidades que todo programador Python iniciante deve saber

Python é a linguagem que mais cresceu nos últimos anos, ganhando cada vez mais espaço em grandes empresas como Google, YouTube, Instagram, Amazon e IBM. Ampla aplicação, facilidade de aprendizagem e altos salários são alguns dos fatores que contribuíram para esse grande sucesso.

Parte deste crescimento vem das características de sua sintaxe, que é simples e intuitiva, fazendo com que aprendê-la seja empolgante e prazeroso. Neste texto, reunimos cinco funções básicas que todo programador Python iniciante deve dominar.

Curioso? Confira nossa lista abaixo!

Com uma sintaxe intuitiva e legível, Python é a linguagem perfeita para iniciantes

se torne um desenvolvedor
Todo programador Python iniciante deve estar a sintaxe e dominar as funções básicas | Imagem Freepik

Python possui uma sintaxe simples, limpa e intuitiva. No entanto, todo programador Python iniciante deve praticar bastante para dominá-la. É preciso entender bem os conceitos fundamentais e, a partir disso, complexificar seu código para abrir novas portas.

Outra fundamental dica para programadores Python iniciantes é prestar atenção na maneira como você escreve, é importante ter em mente que, para ter um bom código, não basta que ele funcione. Por isso, sempre se guie pelas boas práticas da programação, que nada mais são do que convenções com o objetivo de padronizar e organizar os códigos.

Nós aqui da ByLearn desenvolvemos um e-book completo para te ajudar a entender e aplicar as boas práticas na programação com Python e o disponibilizamos inteirinho de graça para você. No nosso e-book, você vai aprender com detalhes como estruturar seu projeto e os principais code styles padrões. Para lê-lo completo, basta clicar no link abaixo.

Baixe nosso e-book agora mesmo

Baixe gratuitamente o seu e-book Boas práticas com Python

Para ajudar você, programador Python iniciante, a dominar a base do código, reunimos uma lista com cinco funções básicas fundamentais para o seu dia a dia. Confira abaixo:

1. List comprehesion  – para utilizar códigos compactos

Muitas pessoas mencionariam as funções lambda, map e filter como “truques” que todo programador Python iniciante deveria aprender. Embora sejam funções importantes, elas são pouco flexíveis e por isso podem não ser úteis na maioria das vezes.

Já a função list comprehesion é um método conciso e flexível para criar listas de outras listas com expressões e condições flexíveis. Ela é construída usando um colchete, com uma expressão ou função que é aplicada a todos os elementos de uma lista apenas se o elemento satisfizer uma determinada condição.

2. Generator – para mais eficiência no uso da memória

Os generators são utilizados quando queremos calcular um grande conjunto de resultados, mas gostaríamos de evitar a alocação da memória necessária para todos os resultados ao mesmo tempo. Em outras palavras, eles geram valores dinamicamente e não armazenam valores anteriores na memória.

3. Ambientes virtuais – para isolamento de diferentes aplicações

As aplicações Python costumam usar muitos pacotes diferentes de vários desenvolvedores, cada um desenvolvido usando uma configuração específica de biblioteca e com funcionamento diferente. Não existe uma única instalação que satisfaça os requisitos de todos os aplicativos.

Por isso, todo programador Python iniciante deve saber criar ambientes virtuais autocontidos e separados, venv, para cada aplicação. Você pode fazer isso usando os comandos pip ou conda.

4. Função zip

A função Zip cria um iterador que agrega elementos de várias listas. Ele permite percorrer listas em paralelo em um loop, além de classificar em paralelo. Você pode depois descompactar tudo usando um asterisco.

5. Função Enumerate

A função enumerate pode parecer um pouco intimidante no início, mas é muito útil em várias situações. Trata-se de um contador automático que é frequentemente usado no controle de fluxo for-loop.

Se você é um programador Python iniciante, nós temos o curso certo para você

Para programadores Python iniciantes, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho
Para programadores Python iniciantes, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho | Imagem Freepik

A ByLearn possui o curso mais completo do mercado, com a melhor seleção de materiais, excelente apoio pedagógico e certificação amplamente aceita no mercado. Nosso curso é adequado tanto para programadores Python iniciantes, quanto para aqueles mais experientes que buscam atualizações.

Nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior vai te ensinar tudo o que precisa sobre o Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.