fbpx
O que você precisa saber antes de aprender Django?

Django é um dos frameworks mais usados para desenvolvimento web, estando no top 10 da Pesquisa Anual de Desenvolvedores da Stack Overflow. Por isso, cada vez mais desenvolvedores web decidem aprender Django.

Famoso por ser um framework completo, ele oferece todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote e possui um excelente painel de administração. Totalmente escrito em Python, o Django permite o desenvolvimento de páginas de maneira mais rápida e elegante, com o menor uso possível de códigos.

Que aprender Django? Então continue lendo nosso artigo: aqui vamos te contar tudo o que você precisa saber.

Conheça os pré-requisitos para aprender Django

Django é um framework web Python, portanto, é fundamental que você esteja familiarizado com a sintaxe Python antes de aprender Django. A boa notícia é que Python é uma linguagem conhecida pela simplicidade de sua sintaxe e possui uma curva de aprendizagem baixa, especialmente quando comparada a outras linguagens.

Criado com foco em produtividade e legibilidade, Python é fácil de ler e possui uma sintaxe clara, é possível entender seu código intuitivamente, sem a necessidade de conhecimentos prévios em outras linguagens. É também uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave de compilação e o uso de indentação para marcar blocos. Portanto, é muito simples seguir o raciocínio de programação e não há trechos de códigos inúteis.

Boas Práticas com Python

Baixe nosso e-book completo e eleve o nível do seu código

Mas para aprender Django, você não precisa ser especialista em Python. O básico é suficiente. Você deve conhecer os componentes básicos do Python, como sintaxe básica, tomada de decisão, loops, listas, dicionário.

Além do Python, o que mais você precisa saber para aprender Django

API RESTful com Django
Para aprender Django, além de conhecimentos de Python, você precisa dominar também princípios do desenvolvimento web | Imagem Freepik

Django é um framework web, por isso, você precisa ter algum conhecimento de programação web. HTML, CSS e JavaScript são blocos fundamentais para desenvolvimento web. Eles não são um pré-requisito para aprender Django, no entanto, ter uma base nesses campos pode ser muito útil.

Você precisa também saber um pouco de Programação Orientada a Objetos. Isso o ajudará a vincular um tipo de dado semelhante na forma de uma classe e acessar esses dados com uma única variável chamada objeto. Você também pode reutilizar as linhas de códigos se a lógica for a mesma. E isso reduz a linha de código, além de ser fácil de manter.

Para aprender Django, conhecimentos básicos de ORM (Mapeamento Objeto-Relacional) também são bem úteis. Isso vai te ajudar a manipular bancos de dados, é mais fácil alterar o banco de dados quando usamos ORM, já que com isso o desenvolvedor não precisa escrever nenhum SQL.

Vantagens de aprender Django

Em texto anterior, discutimos mais a fundo as vantagens de aprender Django. Mas que tal relembrar algumas delas?

Django é um framework que utiliza o padrão de projeto MTV (Model, Template e View), possibilitando que você pule todos os passos iniciais para criação de uma aplicação padrão. Além disso, possui um painel de administração que permite gerenciamento rápido do banco de dados, o que é uma grande economia de tempo e de trabalho.

Ele é guiado pela premissa DRY (sigla inglesa para Don’t Repeat Yourself, ou Não Repita a Si Mesmo em bom português) e permite e um excelente reaproveitamento de códigos, sendo necessárias apenas pequenas modificações e adequações para o seu projeto.

Por fim, um destaque dentre as vantagens do Django é sua parte administrativa. O framework fornece uma interface completa de controle e gerenciamento de conteúdo com a geração automática de uma página de administração, sendo necessário apenas definir os modelos no banco de dados.

Quer aprender Python?

Para aprender Django, você precisa primeiro dominar os princípios da sintaxe Python
Para aprender Django, você precisa primeiro dominar os princípios da sintaxe Python | Imagem Freepik

A ByLearn possui o curso mais completo do mercado, com a melhor seleção de materiais, excelente apoio pedagógico e certificação amplamente aceita no mercado. Nosso curso é adequado tanto para programadores Python iniciantes, quanto para aqueles mais experientes que buscam atualizações.

Nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior vai te ensinar tudo o que precisa sobre o Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.