fbpx
Conheça a incrível documentação Django

Se você tem interesse em desenvolvimento web, com certeza já ouviu falar do Django e sua incrível comunidade de usuários apaixonados. Completamente desenvolvido em código aberto, o framework possui inúmeros, fóruns, sites e canais de desenvolvedores. Isso porque a documentação Django é rica, detalhada e fácil de entender.

Se a linguagem Python ficou famosa por sua sintaxe simples e legível, muito próxima ao inglês. O Django segue a mesma linha e sua documentação atesta isso. Dessa maneira, ela segue a mesma lógica de legibilidade e acessibilidade.  

Ainda não está por dentro da documentação Django? Não se preocupe! Nesse post você vai entender melhor como ela está organizada, qual a sua filosofia e onde encontrar o que você precisa. Vamos lá?

Conheça a documentação Django

Totalmente escrito em Python, o Django permite o desenvolvimento de páginas de maneira mais rápida e elegante, com o menor uso possível de códigos. Famoso por ser um framework completo, o Django oferece todas as ferramentas que você precisa para construir uma aplicação web, economizando tempo e código.

A documentação Django é muito diversificada, de fácil acesso e disponível em português
A documentação Django é muito diversificada, de fácil acesso e disponível em português | Imagem Freepik

A documentação Django usa o sistema Sphinx, que está baseado no docutils. A ideia básica é ter uma documentação leve em formato de texto-plano, que seja transformada em HTML, PDF, ou qualquer outro formato que seja mais prático. Por isso, você pode baixar e editar a documentação com facilidade.

Criado em 2003, o Django veio acumulando fãs ao longo dos anos e hoje é um dos frameworks para desenvolvimento web mais populares do mercado, tendo sido utilizado em grandes aplicativos, como Instagram, Spotify e YouTube. Devido ao grande número de entusiastas, o Django possui uma enorme comunidade ativa.

Desse modo, além da documentação Django oficial, há uma grande diversidade de fóruns, sites e canais, onde é possível achar ajuda quando necessário e encontrar soluções para erros comuns ou mais complexos. Por ser totalmente escrito em código aberto, a documentação Django também recebe inúmeras atualizações e lançamentos de novos pacotes, melhorando a cada dia. Além disso, outra grande vantagem para desenvolvedores brasileiros é que é possível encontrar a documentação Django em português.

Como contribuir com a documentação Django

Django é uma comunidade viva e está sempre melhorando através da contribuição de seus usuários e você pode fazer parte disso. Ao contribuir, você estará não apenas ajudando outros desenvolvedores, mas aprendendo e melhorando suas próprias habilidades.

Existem várias maneiras de contribuir com a documentação Django. Confira algumas delas:

  • Responder dúvidas de usuários Django na lista de e-mails
  • Responder perguntas no canal IRC #django
  • Escreva um blog sobre o Django, você pode registrar o seu blog na comunidade Django
  • Contribua com projetos de código aberto: escreva documentação ou disponibilize seu próprio código
  • Reporte erros e bugs
  • Entre na lista de desenvolvedores Django e compartilhe suas ideias de melhorias
  • Escreva testes unitários

Essas são apenas algumas ideias! Existem inúmeras possibilidades de contribuir com a documentação Django e ajudá-la a se tornar ainda melhor!

Conheça a filosofia do Django

 A filosofia Django preza pela simplicidade e praticidade no desenvolvimento de projetos e, antes de fazer a sua contribuição, você deve lembrar de:

Acoplamento fraco

O Django preza por coesão forte, mas acoplamento fraco. Isso quer dizer que as várias camadas do framework não devem se comunicar a menos que seja totalmente necessário.

Embora o Django tenha soluções completas, elas precisam ser independentes umas das outras sempre que for possível.

Menos código

O Django deve aproveitar sempre que possível as características dinâmicas do Python e usar o mínimo possível de código.

Desenvolvimento Rápido

O Django deve sempre priorizar o desenvolvimento rápido, automatizando fases do desenvolvimento.

Não repita a si mesmo ( Don’t Repeat Yourself – DRY)

Evite ao máximo repetir conceitos e dados. Preze pela normalização e evite sempre a redundância.

Quer fazer parte da incrível comunidade de desenvolvedores Django? Aprenda Python!

Para aprender Django, você precisa primeiro dominar os princípios da sintaxe Python
Para aprender Django, você precisa primeiro dominar os princípios da sintaxe Python | Imagem Freepik

A ByLearn possui o curso mais completo do mercado, com a melhor seleção de materiais, excelente apoio pedagógico e certificação amplamente aceita no mercado. Nosso curso é adequado tanto para programadores Python iniciantes, quanto para aqueles mais experientes que buscam atualizações.

Nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior vai te ensinar tudo o que precisa sobre o Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.