fbpx
5 dicas para programadores Python iniciantes

Sem sombras de dúvidas, Python é a linguagem que mais cresceu nos últimos anos, ganhando cada vez mais espaço em grandes empresas como Google, YouTube, Instagram, Amazon e IBM. Ampla aplicação, facilidade de aprendizagem e altos salários são alguns dos fatores que contribuíram para essa ascensão meteórica.

Parte deste sucesso vem das características de sua sintaxe, que é simples e intuitiva, fazendo com que aprendê-la seja empolgante e prazeroso. Neste texto, reunimos 6 dias para programadores Python iniciantes.

1. Faça da prática a sua melhor amiga

Um dos motivos que do grande sucesso do Python para iniciantes é a sua sintaxe simples, limpa e intuitiva. No entanto, para dominá-la é preciso praticar e brincar um pouco com as suas possibilidades. Estudar sem sombra de dúvidas é fundamental, mas para ser um grande programador não basta ler e assistir tutoriais, é preciso colocar tudo em prática e escrever seus próprios códigos.

Para dominar o Python é preciso entender bem os conceitos fundamentais e, a partir disso, complexificar seu código para abrir novas portas. Comece com o bom e simples Hello World! e em seguida mergulhe de cabeça nas inúmeras variáveis, strings, dados e operadores.

Outra fundamental dica para programadores Python iniciantes é prestar atenção na maneira como você escreve, é importante ter em mente que, para ter um bom código, não basta que ele funcione. Por isso, sempre se guie pelas boas práticas da programação, que nada mais são do que convenções com o objetivo de padronizar e organizar os códigos.

Nós aqui da ByLearn desenvolvemos um e-book completo para te ajudar a entender e aplicar as boas práticas na programação com Python e o disponibilizamos inteirinho de graça para você. No nosso e-book, você vai aprender com detalhes como estruturar seu projeto e os principais code styles padrões. Para lê-lo completo, basta clicar no link abaixo.

Baixe nosso e-book agora mesmo

Baixe gratuitamente o seu e-book Boas práticas com Python

2. Escolha um editor de código ou um IDE que se adeque às suas necessidades

Uma dica que não pode faltar para programadores Python iniciantes é escolher bem suas ferramentas de trabalho | Imagem Freepik

Um dos grandes atrativos do Python é com certeza a sua simplicidade e legibilidade, o que torna o dia a dia do programador muito mais prazeroso. No entanto, para aumentar ainda mais a produtividade, é fundamental escolher bem suas ferramentas de trabalho.

Os IDEs e os editores de código vêm facilitar ainda mais a vida dos desenvolvedores Python iniciantes, organizando o código com recursos como destaque e cores e reunindo diferentes ferramentas em um único ambiente. Em texto anterior, nós compilamos uma lista com nossos IDEs e editores de texto favoritos, não deixe de conferir!

3. Desenvolva projetos significantes para você, não apenas para encher seu portfólio

Tente trabalhar em projetos interessantes na hora de desenvolver o seu portfólio. Python é uma linguagem extremamente versátil e com ela é possível criar quase qualquer coisa. Por isso, a construção de seu portfólio pode ser uma excelente oportunidade para explorar os seus interesses pessoais e criar projetos dos quais você se orgulha.

4. Siga as tendências e acompanhe os fóruns de desenvolvedores

O mundo Python está em constante evolução e novas versões com melhorias e atualizações são lançadas constantemente. Por isso, é necessário sempre se manter atualizado para estar por dentro de todas as tendências.

Além disso, diariamente são adicionadas novas bibliotecas e estruturas Python à lista. Para se manter conectado com a comunidade de desenvolvedores, entre nos principais fóruns disponíveis e esteja sempre lendo. Se você ainda não está familiarizado com o GitHub, Stack Overflow e Reddit, precisa começar agora. Nessas plataformas você encontrará milhares de programadores Python iniciantes e profissionais sempre dispostos a trocar experiências e tirar dúvidas.

5. Faça um bom curso on-line

Embora exista muito material para programadores Python iniciantes na internet, eles não substituem a estrutura de um bom curso. Os cursos online são mais intuitivos, voltados para projetos e ajudam a resolver problemas da vida real. No entanto, antes de escolher qual curso fazer, busque informações sobre a escola e sobre certificações.

Para programadores Python iniciantes, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho
Para programadores Python iniciantes, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho

A ByLearn possui o curso mais completo do mercado, com a melhor seleção de materiais, excelente apoio pedagógico e certificação amplamente aceita no mercado. Nosso curso é adequado tanto para programadores Python iniciantes, quanto para aqueles mais experientes que buscam atualizações.

Nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior vai te ensinar tudo o que precisa sobre o Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.