fbpx
Home office com Python: autonomia e desafios diários

Cresce cada vez mais o número de profissionais que trabalham de casa, sejam eles autônomos ou com vínculo empregatício em empresas que liberam total ou parcialmente a realização de home office. No mundo da tecnologia, trabalhar remotamente não é uma novidade e sempre foi um dos atrativos para aqueles que decidem trabalhar com TI. No entanto, nos últimos anos, vimos um aumento ainda maior desse modelo de trabalho. Neste texto, vamos te contar tudo sobre como é o home office com Python.

No nosso último post, falamos sobre a rotina de um programador Python dentro de uma empresa, sobre as ferramentas mais utilizadas, a organização das equipes e a média salarial. Chegou então a hora de entender como funciona o home office com Python: vantagens e desvantagens de trabalhar de casa, como se organizar, as diferentes possibilidades de freelas e as ferramentas que você pode usar para organizar a sua rotina e facilitar o seu trabalho. Ficou curioso? Então vem com a gente!

Por que trabalhar de casa? Vantagens e desvantagens do home office

Liberdade, autonomia e mais qualidade de vida são algumas das possibilidades abertas pelo home office

Quando pensamos em trabalhar em sistema home office, a primeira coisa que vem à mente é o aumento da qualidade de vida. Com a diminuição do tempo de deslocamento e a flexibilidade de organização de horários, vem a possibilidade de implementar melhorias na rotina e no bem-estar, como cozinhar a própria comida, passar mais tempo com a família ou encaixar uma pausa para fazer um esporte durante o dia. Além disso, trabalhar de casa pode ser uma excelente estratégia para economizar dinheiro, sobretudo nos gastos com alimentação e transporte.

No entanto, tanta liberdade traz também mais distrações. Saber separar bem o trabalho da vida doméstica e pessoal é fundamental, tanto para não ter problemas de produtividade, quanto para garantir o necessário tempo de descanso.

Rotina e organização – dicas para ter um ritmo e ambiente de trabalho saudáveis

Como estávamos dizendo, separar bem o trabalho da vida doméstica é importante para quem quer trabalhar como programado Python de casa.

O primeiro passo para isso é um bom ambiente de trabalho: um espaço organizado, bem iluminado, acolhedor e com acesso à internet estável. Lembre-se que você passará muitas horas do seu dia lá, então pense em colocar o computador em uma altura adequada e comprar uma cadeira confortável.

Outra dica importante é gerenciar o seu tempo. Determine um horário para começar a trabalhar, um horário para parar e reserve também períodos de pausa durante o dia. Isso vai te ajudar a não passar doze por horas por dia trabalhando de pijama na frente do computador. Para não se desesperar com prazos, organize listas de prioridades.

Se você quer fazer home office com Python, provavelmente está procurando uma rotina dinâmica, com muita pesquisa e desafios. No entanto, é preciso também não negligenciar burocracias e pequenos processos que não fazem parte do trabalho de programador propriamente dito, mas também são muito importantes. Não deixe coisas como emissão de notas fiscais e envio de propostas de orçamento para depois.

A transição para trabalho remoto, apesar de todas as vantagens que promete, não é necessariamente fácil e você pode levar um tempo para se adaptar. Então não se desespere e utilize as ferramentas disponíveis para gerenciar seu tempo e tarefas.

Home office com Python: ferramentas para facilitar o seu trabalho e a sua vida

home office com python precisa de organização
Para um home office bem-sucedido, organização é fundamental

Aqui, falamos um pouco sobre algumas IDEs (sigla inglesa para Integrated Development Environment ou Ambientes de Desenvolvimento Integrado em português). Muito presentes na rotina de um programador Python, esteja ele trabalhando dentro de uma empresa ou em sistema home office, essas ferramentas vão te ajudar a integrar várias funcionalidades em um único ambiente, facilitando bastante o trabalho. Se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir o texto.

No entanto, existem algumas ferramentas que vão te ajudar a organizar seu trabalho home office com Python, aumentando a produtividade e facilitando a comunicação com clientes ou com o resto de sua equipe.

Além de ferramentas para a comunicação e realização de reuniões, como o Hangouts do Google ou o Skype da Microsoft, são muito importantes também as ferramentas de gerenciamento de projetos. Nelas, é possível estabelecer prazos, definir prioridades, criar e controlar listas de tarefas. O exemplo mais famoso é Trello que, apesar de voltada para o trabalho em time, pode ser usada também para um autogerenciamento.

Para combater a procrastinação e aumentar a produtividade através do controle de tempo, temos aplicativos como o Pomodoro e o Timebox, ambos muito populares nos projetos de tecnologia.

Liberdade e independência: a vida do programador Python freelancer

Em uma rápida busca por vagas de trabalho em sistema home office com Python, vemos que há uma grande oferta. Python é a linguagem computacional que mais cresceu nos últimos anos e junto com a ascensão meteórica da linguagem, veio também o aumento e a diversificação das ofertas de vagas no mercado de trabalho.

O programador Python é cada vez mais requisitado em áreas tão distintas como inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação e desenvolvimento de jogos. Boa parte dessas ofertas é em regime remoto de trabalho.

No entanto, se você sempre sonhou com independência e liberdade de escolher os próprios projetos de interesse, o home office com Python como autônomo é uma ótima opção. Como freelancer, você vai conquistar crescimento profissional, com desafios diários e muito dinamismo. Se você quer se aventurar neste mundo, uma boa dica é acessar plataformas que reúnem diversas ofertas de trabalho independente.

Essas plataformas, chamadas de marketplaces, conectam os profissionais e as ofertas de trabalho e são uma ótima ferramenta para construir uma reputação e fazer os primeiros contatos na área. Algumas das plataformas mais famosas que atuam no Brasil são a 99Freelas, Prolancer e o Freelancer.  Dentro do portal Python no Brasil, é possível achar oportunidades todas relacionadas à linguagem.

Home office com Python é também local de aprendizagem e aperfeiçoamento

O programador Python nunca para de aprender

Por fim, para quem deseja fazer um home office com Python bem sucedido, é fundamental incluir dentro da rotina um tempo para estudo e autoaperfeiçoamento. Todo programador precisa ser analítico, atento a detalhes, estando sempre disposto a aprender e buscar soluções novas. Essas habilidades vêm do estudo constante.

Fazer um curso Python é uma excelente maneira não só de se manter atualizado e aprender novas coisas, mas também de trocar experiências. Nós aqui na ByLearn temos um curso que se adequa tanto a programadores Python iniciantes, quanto àqueles mais experientes. O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior  conta com a melhor seleção de materiais, feitos especialmente para nossos alunos.

Aqui você vai aprender tudo o que precisa, além de poder contar com nossa equipe de apoio pedagógico, aberta e disposta a compartilhar novas ideias e soluções. Preparamos também um e-book com as principais boas práticas da linguagem Python, uma ótima ferramenta de estudo para elevar o seu código.

Baixe o nosso e-book agora mesmo

Adquira o seu e-book completo sobre Boas Práticas com o Python gratuitamente

E você? Tem alguma dica sobre home office? Siga-nos nas redes sociais e compartilhe sua experiência. E não esqueça de se inscrever em nossa Newsletter para não perder nada.

Tags: | | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.