fbpx
Pela primeira vez em décadas, Python superou Java em popularidade

Python é a linguagem que mais cresce no mercado e superou Java em popularidade pela primeira vez em décadas. Se no início a linguagem em código aberto criada por  conquistou notoriedade pela sua funcionalidade com ciências de dados e inteligência artificial, hoje é difícil imaginar uma área onde o Python não esteja presente: desenvolvimento web, criptomoedas, aprendizado de máquina, scripts, processos de automação.  Ampla aplicação, facilidade de aprendizagem e altos salários são alguns dos fatores que contribuíram para essa ascensão meteórica.

Acompanhada de C, Java foi uma das linguagens de programação mais usadas no mundo por muitos anos. Mas agora está prestes a perder sua posição de destaque para o Python. O índice de outubro da empresa de software Tiobe mostra o salto de Python. Já no índice da RedMonk, Python é a primeira linguagem que superou Java, tirando-a do segundo lugar.

Vamos entender melhor esses dados?

Tendências mostram que Python superou Java em popularidade

Várias pesquisas mostram que o Python já superou Java. Na Stack Overflow 2020, a maior pesquisa de desenvolvedores realizada por questionários, Java já ficou para trás e Python ocupa o segundo lugar, atrás apenas do JavaScript.

Na pesquisa da Stack Overflow 2020, Python superou Java
Na pesquisa da Stack Overflow 2020, Python superou Java | Fonte Stack Overflow 2020

Esse ranking se repete nas classificações de popularidade da RedMonk, que são feitas a partir de dados do GitHub e do Stack Overflow, unindo a potência do código com as discussões. É a primeira vez desde 2012 que Java não está entre as duas primeiras colocadas no ranking de popularidade de linguagens do RedMonk.

Evolução da popularidade das linguagens entre 2012 e 2019, segundo pesqusa da RedMonk | Fonte RedMonk

No índice de outubro da Tiobe, que reflete sobretudo o interesse dos programadores, mostrou o salto de Python. Java costumava ocupar a primeira posição segundo as metodologias usadas pela empresa, mas neste ano foi ultrapassada pelo C. Python teve o maior crescimento de todos, chegando 11,28%, índice muito próximo aos 12,56% alcançados pelo Java. A Tiobe atualiza o seu índice mensalmente e tem como metodologia pesquisas realizadas em mecanismos de buscas, incluindo Google, Wikipedia e Youtube.

Quer entender melhor por que Python superou Java? Não deixe de ler nosso texto anterior, lá fizemos um comparativo entre as duas linguagens.

Por que Python é tão popular?

O fato é que o Python veio para ficar sobretudo com o crescimento da importância de processos de automação e ciência de dados. No entanto, apesar de serem as mais faladas, estas são apenas duas de suas inúmeras possibilidades de aplicação: junto com a ascensão meteórica da linguagem, veio também o aumento e a diversificação das ofertas de vagas no mercado de trabalho. As empresas buscam cada vez mais programadores Python para atuar em áreas tão distintas como inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação, desenvolvimento de jogos.

Python é uma linguagem em código aberto que oferece interoperabilidade, robustez e um suporte multiplataforma, tudo isso com a simplicidade de uma sintaxe enxuta e intuitiva, com documentação aberta, rica e detalhada, toda disponível on-line, o que significa rapidez no aprendizado e uma grande rede de usuários para troca de soluções.

As possibilidades de carreira são outro atrativo do Python. Nos últimos anos, a linguagem vem ganhando cada vez mais espaço em grandes empresas e hoje já está em nomes como Amazon, Instagram, IBM, Spotify, Google, YouTube e até a Nasa. As empresas buscam cada vez mais profissionais que dominem o Python e uma das características desse mercado de trabalho é a diversidade das vagas. É possível encontrar ofertas em áreas tão diversas quanto computação gráfica e criptomoedas, passando por inteligência artificial e indústria de jogos.

A grande procura por desenvolvedores Python e a relativa escassez de profissionais qualificados se refletem diretamente nos salários pagos dentro das empresas, que estão no topo das folhas de pagamentos para profissionais de TI.

Para se ter uma ideia, no Brasil, o salário médio de um desenvolvedor Python de nível Sênior é de R$ 8.196, quando a média salarial de um desenvolvedor Java na mesma categoria é de R$ 6.322. Além dos altos salários, um dos benefícios de dominar o Python é a grande flexibilidade de trabalho, com grande número de vagas que oferecem o sistema home office e a possibilidade de trabalho independente, como consultor, freelancer ou dono de um negócio próprio.

Quer saber mais detalhes sobre o mercado de trabalho Python no Brasil? Leia nosso texto e confira tudo! Lá nós te contamos mais detalhes sobre os salários pagos no Brasil, as melhores cidades para trabalhar, o perfil profissional do programador Python e as ofertas de vagas que temos no cenário nacional

Vamos aprender Python?

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho

Aposto que depois de ler este post você está louco para começar a aprender Python, a linguagem do futuro. Aqui na ByLearn nós podemos te ajudar! O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior conta com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico.

Conosco você vai aprender tudo o que precisa sobre o Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.