fbpx
Python e PHP: Qual a melhor escolha?

Se você quer entrar na área de programação, escolher qual linguagem aprender é o primeiro passo. É uma escolha que vai determinar todo o resto da sua carreira porque, no mercado de trabalho da indústria de software, a tecnologia que você domina faz toda a diferença. Atualmente, temos inúmeros recursos disponíveis e muitas vezes entender tantas opções pode ser difícil. Então, como escolher entre Python e PHP?

Por isso, na hora de escolher em qual tecnologia investir, é preciso estar atento a uma série de fatores: demanda do mercado, sua futura área de atuação, as necessidades específicas dos projetos que você pretende desenvolver e a curva de popularidade da tecnologia escolhida. Aqui, nós vamos te explicar as principais diferenças entre Python e PHP.

Começaremos nosso artigo falando um pouco de cada uma das duas linguagens, focando em seus pontos fortes e fracos. Depois disso, vamos fazer uma breve comparação entre os dois e, ao final, vamos te ajudar a escolher entre Python e PHP.

Python e PHP: qual escolher?

python e php, as diferenças
Entenda melhor as principais diferenças entre Python e PHP para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades | Imagem Freepik

Python e PHP são tecnologias bem estruturadas e testadas, muito populares entre seus usuários. Enquanto o PHP tem uma longa fama e ainda é a linguagem mais utilizada para desenvolvimento web, o Python é a linguagem multiuso com o maior crescimento no mercado, ocupando a primeira posição na Stack Overflow 2020 de linguagem de programação mais desejada por profissionais que desejam enriquecer seus currículos com uma segunda linguagem de trabalho.

PHP vem do acrônimo inglês Hypertext Preprocessor e é uma linguagem em código aberto de uso geral, mas popular especialmente para desenvolvimento web por poder ser embutida dentro do código HTML, a partir do uso de tags de início e fim. A fama do PHP vem de sua simplicidade para iniciantes, ao mesmo tempo em que fornece recursos avançados para desenvolvedores mais experientes.

Já o Python é uma linguagem em código aberto que oferece interoperabilidade, robustez e um suporte multiplataforma, tudo isso com a simplicidade de uma sintaxe enxuta e intuitiva, com documentação aberta, rica e detalhada, toda disponível on-line, o que significa rapidez no aprendizado e uma grande rede de usuários para troca de soluções. É uma linguagem que está se tornando dominante no mercado de engenharia de software, sendo utilizada em uma variedade cada vez maior de projetos: inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação, desenvolvimento de jogos.

É difícil encontrar uma área da programação onde Python não é utilizado. Na área de desenvolvimento web, Python vem sendo cada vez mais utilizado e possui excelentes frameworks. Essa grande versatilidade, faz com que aprender Python seja muito mais atraente do que com PHP. Python também ganha no quesito simplicidade, sendo consideravelmente mais fácil de ler e de aprender.

Mas, vamos às diferenças concretas?

Python e PHP: uma comparação

Apesar de compartilharem alguns paradigmas de programação, Python e PHP são linguagens muito diferentes. Como já falamos antes, Python é uma linguagem de alto nível, poderosa e de uso geral, enquanto o PHP tem usos mais limitados. Além disso, Python é uma linguagem orientada a objetos. Já o PHP é apenas parcialmente.

Frameworks

Python possui uma grande diversidade de frameworks, para diferentes áreas. PHP também possui uma boa diversidade de frameworks.

Que tal ver uma comparação entre frameworks Python e PHP para desenvolvimento web? Clique aqui e veja nosso texto sobre Django e Laravel.

Popularidade

É a linguagem mais usada para desenvolvimento web. No entanto, Python tem propósitos múltiplos e vem crescendo em popularidade.

Comunidade de usuários

Ambas as linguagens possuem comunidades grandes e ativas.

Legibilidade e sintaxe

Python usa identação e tem uma sintaxe clara, intuitiva e concisa. PHP possui uma biblioteca embutida com uma grande variedade de nomenclaturas específicas.

Salários

A média salarial anual para um desenvolvedor Python nos Estados Unidos é de $ 120.000, enquanto para desenvolvedores PHP é de $86.000. Python possui um dos mercados de trabalho mais aquecidos da indústria.

Chegou a hora de começar a programar com Python

Depois de conhecer mais a fundo as vantagens do Python, temos certeza de que você está louco para começar a trabalhar com ele.

Ainda não domina o Python?

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

aprenda php e django
Que tal aprender Python com um curso completo e reconhecido pelo mercado? | Imagem Freepik

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Aprenda Python!

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos e uma grande experiência de ensino.

Essa experiência nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você.

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe no botão abaixo nosso e-book completo

Vamos trocar uma ideia sobre o Python? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.