fbpx
REST ou SOAP? Qual escolher?

Se você é um desenvolvedor web, com certeza já se viu em meio a infindáveis discussões sobre qual web service escolher: REST ou SOAP? Qual é o mais adequado para o meu projeto, quais as vantagens e desvantagens de cada um deles? No entanto, chegar à resposta para esta pergunta pode não ser tão simples assim, já que nem sempre as diferenças entre estes dois protocolos são colocadas de maneira clara.

Por muito tempo, o SOAP se manteve como o protocolo padrão nas interfaces do web service, sendo a abordagem utilizada por quase todos os desenvolvedores. No entanto, nos últimos anos, REST vem ganhando mais e mais espaço e popularidade, sobretudo com o boom das aplicações mais leves e do desenvolvimento mobile.

Neste texto, vamos te ajudar a descobrir o que tem por trás da questão REST ou SOAP, explicando as vantagens e desvantagens de cada um deles. Vamos lá?

Entendendo o que é um web service

Conhecer bem o conceito de um web service é fundamental para entrar na discussão sobre REST ou SOAP
Os web services são os responsáveis pela comunicação online entre máquinas. | Imagem por rawpixel.com / Freepik

Antes de entrar de cabeça na discussão REST ou SOAP, precisamos entender o que é um web service e que funções ele cumpre.

Os web services são os responsáveis pela comunicação online entre máquinas. Usados para que os computadores possam se comunicar entre si na internet, os web services transferem dados de comunicação para diferentes plataformas, independentemente das linguagens de programação utilizada, sistema de operação ou hardware.  

Quando uma aplicação realiza a solicitação de uma operação, o processamento dessa solicitação é feito pelo web service. Depois de processados os dados, eles são enviados de volta à aplicação que fez a requisição. Por fim, a aplicação interpreta os dados recebidos e converte à sua linguagem de funcionamento.

Protocolos de comunicação, como REST ou SOAP, são os intermediários nessa comunicação.

Conhecendo o SOAP, o pai dos web services

O Protocolo Simples de Acesso a Objetos (SOAP, sigla em inglês) é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada, a partir de mensagens XML (sigla inglesa para Linguagem de Marcação Extensível). Ele funciona como uma espécie de framework que possibilita a interoperabilidade entre plataformas personalizadas diferentes.

Assim, as diversas linguagens e ferramentas conseguem ler e gerar as mensagens com mais facilidade. As APIs SOAP foram pensadas para criar, recuperar, atualizar e excluir registros.

Apesar de ser considerada o avô dos web service, a SOAP provavelmente ainda terá vida longa e sua última atualização, a SOAP v 1.2, corrige vários problemas de uso e aumenta a usabilidade.

REST – Cada vez mais usado

Em português, REST, Representational State Transfer, pode ser traduzido como Transferência de Estado Representacional. É uma abstração da arquitetura web pensada para aumentar a eficiência e agilizar a navegação na internet.

Em poucas palavras, REST é um conjunto de princípios, regras e restrições que têm como objetivo o desenvolvimento de interfaces bem definidas para aplicações web, desenhando a maneira como navegamos na internet. Como resultado da boa utilização dessas práticas, temos um alto aproveitamento da infraestrutura web, facilidade de execução e bom funcionamento da página.

Em nosso texto anterior, te contamos em detalhes quais são esses princípios, não deixe de conferir! 😉

A REST surgiu em 2000 com uma tese escrita por Roy Fielding, um dos criadores do protocolo HTTP. Em seu texto, Fielding propunha novos métodos HTTP, com o principal objetivo de resolver problemas de semântica nas solicitações feitas sob o protocolo.

Podemos pensar o protocolo HTTP como uma ponte que organiza a troca de informações entre hosts de uma determinada página, o servidor que a abriga e os usuários. Ele funciona a partir de uma série de padrões e regras que fazem o conteúdo de uma página chegar até o usuário. O navegador que você utiliza é um cliente HTTP. Dessa maneira, quando você digita a URL de um site no seu navegador, ele envia as suas solicitações diretamente ao servidor que, por sua vez, interpreta a requisição e envia ao navegador as respostas às suas solicitações.

Esse processo é repetido inúmeras vezes, voltando ao início a cada URL aberta ou formulário submetido. A REST foi criada para fazer com que essa agilizar e flexibilizar essa busca. É um estilo de arquitetura web que funciona ignorando os detalhes da implementação e a sintaxe do protocolo para focar nos papéis de cada componente, assim como a interação desses componentes com outros e como eles interpretam os dados significantes.

REST ou SOAP? Entenda as principais diferenças

Ambas as opções permitem que você crise a sua própria API, o que torna possível a transferência de dados de uma aplicação para outra aplicação. Outro ponto em comum, é que os dois são extremamente escaláveis.

No entanto, escolher REST ou SOAP tem a ver com o método que esses dados serão transmitidos. Como vimos, o REST utiliza uma interface consistente para acessar os recursos nomeados, enquanto o SOAP expõe os componentes lógicos da aplicação como serviços e não como dados através de uma operação em diferentes interfaces.

Dito de outra maneira, enquanto o REST acessa os dados, o SOAP executa operações através de mensagens padronizadas.

Principais vantagens para escolher REST ou SOAP

1. SOAP

  • Independência na linguagem, plataforma e transporte (REST usa HTTP)
  • Funciona bem em ambientes empresariais distribuídos (REST utiliza comunicação direta de ponto-a-ponto)
  • Padronizado
  • Sistema de correção de erros embutido

2. REST

  • Em geral é mais fácil de usar e mais flexível
  • Utiliza padrões de fácil compreensão
  • Curva de aprendizado menor
  • Eficiência (SOAP usa XML para todas as mensagens, enquanto REST usa formatos menores, como JSON)
  • Rápido

E então, REST ou SOAP? Já tem o seu preferido?

Quer tornar-se um desenvolvedor e entrar em um dos mercados de trabalho mais aquecidos da atualidade?

Python é a linguagem perfeita para desenvolvimento web e mobile: simples, poderosa e com excelentes frameworks | Imagem Freepik

Você sabia que Python é uma excelente escolha para tanto desenvolvimento web, quanto para mobile?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação. Inicialmente famosa por seu uso em processos de automação, inteligência artificial e ciências de dados, hoje a linguagem é usada de maneira bastante diversificada e está presente em todas as empresas de tecnologia e inovação que fazem parte do nosso dia a dia. O fato é que o Python tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Além disso, Python tem uma excelente seleção de frameworks para diferentes usos e, ao escolher o que mais se adapta às suas necessidades, você terá um grande atalho para começar seu projeto que poderá ser realizado com muito mais rapidez e facilidade. Além disso, combinando Python com um framework, você terá um código muito mais rápido e estável.

Então, o que você está esperando?

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLearn e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Estudando na ByLearner você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais. Vem aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida e vai abrir muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe totalmente grátis no link abaixo nosso ebook completo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.