fbpx
Você sabe o que é uma API?

Provavelmente ações como enviar uma mensagem instantânea através do aplicativo do Facebook, conferir a previsão do tempo no seu celular ou ver a localização de um hotel dentro da página do próprio estabelecimento são ações que fazem parte do seu cotidiano, certo? Você sabia que tudo isso só é possível através de uma API?

Apesar de serem invisíveis para a maioria dos usuários finais, as APIs são parte fundamental da construção de um software.

Em texto anterior, nós aprendemos que os protocolos de rede realizam a ponte entre uma determinada página, o servidor e os usuários, sendo uma espécie de língua universal entre computadores, independente do sistema operacional, modelo ou marca da máquina, certo? As APIs também são espécies de pontes, conectando aplicações e permitindo que elas se comuniquem entre si.

Só por esta pequena introdução, já deu para ver como elas são importantes, não é? Neste texto, vamos te contar tudo o que você precisa saber para entender melhor o que são as APIs, para que servem e onde você pode encontrá-las no seu dia a dia.

Mas o que significa API na prática?

API é a sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações em português.

API
Interface de Programação de Aplicações fazem a comunicação entre diferentes software e estão presentes em praticamente tudo o que você faz na internet |
Imagem por upklyak / Freepik

Uma API é um conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem que softwares com linguagens muito distintas entre si se comuniquem de maneira rápida e em segurança. Assim, é possível conectar tecnologias diferentes e fazer com que funcionalidades de um aplicativo específico possam ser usadas em outros sem dificuldade para o usuário final.

Dessa maneira, quando uma empresa deseja que seus softwares possam ser associados a outros serviços, elas disponibilizam códigos e instruções para serem anexados aos seus códigos pelos programadores. Um exemplo disso é o Google Maps, que pode ser facilmente acessado a partir de uma página de um hotel ou uma loja para indicar ao público a localização do estabelecimento. Outro uso bastante comum é dentro de sistemas de pagamento online, que rodam automaticamente em sites de compras.

Mas, antes de chegarmos propriamente aos diversos usos práticos das APIs, vamos entender melhor as suas vantagens?

Quais os benefícios de usar uma API?

Tenho certeza que agora você já está convencido que as APIs são extremamente importantes para o desenvolvimento de softwares e solucionam uma série de questões, certo? Aqui preparamos uma lista com suas principais vantagens:

Segurança e API

Para realizar a integração, as APIs criam uma espécie de portão pelo qual apenas um conjunto muito específico de informações poderá passar. A comunicação acontece dentro desses Gateways através de pequenos pacotes de dados, compartilhando apenas o necessário.

Desse modo, ao usar seu celular para acessar determinado aplicativo, por exemplo, ele nunca estará totalmente exposto, assim como o servidor nunca estará totalmente exposto para o seu telefone.

Personalização e Adaptação com API

Através das APIs, as empresas podem personalizar os conteúdos e serviços mais usados. Além disso, também é possível antecipar mudanças e fazer migração de dados de maneira mais simples.

Redução no volume de dados

As APIs realizam integrações específicas e vinculam apenas a informação necessária para determinada função, restringindo o acesso às demais informações. Com isso, o sistema não fica ocupado com dados desnecessários e há um melhor aproveitamento das informações.

Automação

Reduz consideravelmente a quantidade de tarefas que um programador precisa desempenhar em uma plataforma. Essas tarefas podem ser programadas e executadas de um computador, aumentando a eficiência.

Melhor controle de acessos com API

Usando uma API é possível controlar quem acessou sua página, quando, de onde e o que exatamente foi consultado. Um Gateway tem uma perspectiva detalhada dos fluxos de dados que passam através dele.

Exemplos práticos de como você utiliza uma API no dia a dia

As APIs estão em praticamente tudo o que você faz na internet, confira abaixo alguns desses exemplos | Imagem por Freepik

As APIs estão presentes em praticamente tudo o que você faz na internet. Aqui separamos uma pequena lista para te mostrar três dessas integrações que você com certeza usa diariamente.

Google Maps

As APIs proporcionam a integração de páginas diversas com o Google Maps, possibilitando hotéis e lojas disponibilizem em suas páginas sua localização exata. Assim, os usuários podem saber, além do endereço, a melhor forma de chegar lá, possibilidades de transporte público, etc.

Facebook: API

Você com certeza já acessou páginas de serviço onde era possível efetuar seu cadastro utilizando seu perfil da rede socia de Mark Zuckenberg, certo? Essa possibilidade de integração de contas pessoais com outras plataformas faz com que seja muito mais prático e rápido realizar o login.

As empresas, por outro lado, têm a vantagem de poder coletar informações importantes sobre quem está navegando em seu ambiente e avaliar hábitos de consumo. Isso é de fundamental importância para o marketing digital, permitindo a elaboração de anúncios personalizados.

Operadoras de cartão de crédito também contam com API

As APIs permitem que sejam realizadas compras on-line diretamente dentro das páginas dos estabelecimentos de maneira segura e rápida. Além disso, é somente por conta de APIs que existem plataformas que comparam preços e produtos em diferentes lojas, como a Decolar e a Google Shopping.

Quer tornar-se um desenvolvedor?

Você sabia que Python é uma excelente escolha tanto para desenvolvimento web, quanto para desenvolvimento mobile?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação. Inicialmente famosa por seu uso em processos de automação, inteligência artificial e ciências de dados, hoje a linguagem é usada de maneira bastante diversificada e está presente em todas as empresas de tecnologia e inovação que fazem parte do nosso dia a dia. O fato é que a linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Além disso, Python possui uma excelente variedade de frameworks, ou seja, conjuntos de pacotes e módulos pensado para certa funcionalidade, podendo ser utilizado para criar uma aplicação específica.

Python tem uma excelente seleção de frameworks para diferentes usos e, ao escolher o que mais se adapta às suas necessidades, você terá um grande atalho para começar seu projeto que poderá ser realizado com muito mais rapidez e facilidade. Além disso, combinando Python com um framework, você terá um código muito mais rápido e estável.

Então, o que você está esperando?

Aprenda Python

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLearn e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Estudando na ByLearner você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais. Vem aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida e vai abrir muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe totalmente grátis no link abaixo nosso ebook completo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Aliás, nós estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.