fbpx
Você sabe como a internet funciona? Descubra o que é o protocolo HTTP

Você com certeza sequer consegue imaginar a sua vida sem a internet, certo? Mas você sabe como ela funciona? Tem ideia de como acontece a comunicação entre computadores e os caminhos que os dados de um determinado site têm que percorrer para serem visualizados por você no seu computador?

Bem, esta comunicação acontece através dos protocolos de rede, um conjunto de normas que garantam que todos os usuários consigam acessar sites, enviar e receber mensagens, baixar e subir arquivos. Eles funcionam como uma espécie de língua universal entre computadores, independente do sistema operacional, modelo ou marca da máquina.

Neste texto, vamos te contar tudo sobre o protocolos mais usados para navegação na internet: o protocolo HTTP, além de contar um pouco sobre o protocolo HTTPS, que garante a segurança dos seus dados na internet. Então, se você quer saber como eles funcionam e qual a diferença entre eles, não deixe de ler até o final!

O que é o protocolo HTTP?

O protocolo HTTP possibilita que as pessoas que inserem uma URL de um site na internet vejam os dados e conteúdos que lá estão hospedados.
O protocolo HTTP (sigla inglesa para Protocolo de Transferência de Hipertexto) é responsável por 80% do tráfego da internet | Imagem por Freepik

HTTP é a sigla inglesa para Hyper Text Transfer Protocol, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto em português. Ele é o protocolo que possibilita que as pessoas que inserem uma URL de um site na internet vejam os dados e conteúdos que lá estão hospedados. É o sistema base de comunicação para todos as páginas que trazem hiperlink, fazendo com que elas possam ser encontradas mais facilmente e acessadas pelo público com um clique de mouse ou um toque de tela. O protocolo HTTP é responsável por cerca de 80% do tráfego da internet.

Mas o que isso significa na prática? Bem, podemos pensar o protocolo HTTP como uma ponte que organiza a troca de informações entre hosts de uma determinada página, o servidor que a abriga e os usuários. Ele funciona a partir de uma série de padrões e regras que fazem o conteúdo de uma página chegar até o usuário.

O navegador que você utiliza é um cliente HTTP. Dessa maneira, quando você digita a URL de um site no seu navegador, ele enviar as suas solicitações diretamente ao servidor que, por sua vez, envia os arquivos solicitados.

Como ele funciona?

Para acessar um site, o usuário envia uma solicitação a um servidor e este servidor é responsável por exibir a página em formato de texto, imagem, vídeos e outras mídias. O protocolo HTTP é baseado em texto sem conexão, ou seja, o servidor responde a uma solicitação e depois encerra imediatamente a conexão com o usuário. Em outras palavras, cada solicitação é feita através de uma nova conexão.

O protocolo HTTP faz a comunicação entre os dados do servidos da página que você deseja acessar e o seu computador

Quando você digita uma URL no seu navegador, acontece o seguinte:

  1. O navegador se conecta ao servidor para recuperar seu IP
  2. É enviada uma solicitação HTTP ao servidor
  3. O servidor interpreta a solicitação e faz a verificação da página de destino. A famosa mensagem de erro HTTP 404 significa que esta etapa não foi bem sucedida e o servidor não conseguiu achar página. Neste caso, ela é enviada novamente ao navegador e a conexão é encerrada.
  4. Caso a página seja encontrada, o navegador a analisa e procura outros elementos, como imagens, textos, vídeos e outras mídias. Cada um desses elementos pede novas solicitações HTTP e novas conexões.
  5. Quando todos os elementos forem carregados, a página será exibida e a conexão encerrada definitivamente.

O que é HTTPS? Qual a diferença entre os protocolos HTTP e HTTPS?

Como acabamos de explicar, o protocolo HTTP é baseado em texto, portanto, não é cem por cento seguro. Ele está focado em apresentar a informação, não dando tanta importância à maneira como essa informação é transmitida.

HTTPS é uma extensão do HTTP: esse S vem de secure (seguro, em inglês)e transmite os dados de maneira criptografada. A sua segurança está baseada em duas chaves, uma pública e uma privada. Assim, quando você solicita acesso a um site com um protocolo HTTPS, o servidor envia a chave pública ao usuário e guarda a chave privada. Dessa maneira, temos a garantia que as informações serão acessadas apenas pelos detentores das chaves e os dados inseridos não poderão ser vistos por terceiros.

Existe um certificado específico para este tipo de protocolo, o certificado SSL, e ele é bastante usado pelas lojas virtuais.

Quer ser um desenvolvedor web?

Você sabia que Python é uma excelente escolha para desenvolvimento web?

Python é uma excelente escolha para quem deseja trabalhar com desenvolvimento web: simples, eficiente, poderoso e com excelentes frameworks | Imagem por Freepik

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação. Inicialmente famosa por seu uso em processos de automação, inteligência artificial e ciências de dados, hoje a linguagem é usada de maneira bastante diversificada e está presente em todas as empresas de tecnologia e inovação que fazem parte do nosso dia a dia. O fato é que a linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

O que torna o Python uma excelente escolha para desenvolvimento web é a grande variedade de frameworks disponíveis. Um framework é basicamente um conjunto de pacotes e módulos pensado para certa funcionalidade, podendo ser utilizado para criar uma aplicação específica. Python tem uma excelente seleção de frameworks para diferentes usos e, ao escolher o que mais se adapta às suas necessidades, você terá um grande atalho para começar seu projeto que poderá ser realizado com muito mais rapidez e facilidade.

Assim, você pode recorrer a frameworks como Django ou Flask e focar somente em escrever seu aplicativo ou site, no lugar de gastar horas escrevendo códigos básicos. Além disso, combinando Python com um framework, você terá um código muito mais rápido e estável.

Então, o que você está esperando?

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLearn e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Estudando na ByLearner você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais. Vem aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida e vai abrir muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor.

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.