fbpx
Python e Java: Qual linguagem você deve aprender?

No mercado de trabalho da indústria de software, a tecnologia que você domina faz toda a diferença. Por isso, na hora de escolher em qual tecnologia investir, é preciso estar atento a uma série de fatores: demanda do mercado, as necessidades específicas dos projetos que você pretende desenvolver, a curva de popularidade e o futuro que se espera para cada linguagem.

Para te ajudar a decidir qual linguagem você deve aprender, comparamos duas das linguagens de programação mais populares do mundo, Python e Java.

Comparando Python e Java: Como escolher?

Embora tenham suas diferenças técnicas, Python e Java têm muitas semelhanças. Ambas são linguagens totalmente desenvolvidas, com comunidades prósperas e milhares de usuários ao redor do mundo. Ambas são orientadas a objetos e compiladas, com suporte para várias plataformas e extensas bibliotecas padrão.
Python e Java são duas linguagens amplamente usadas e com uma grande comunidade de usuários apaixonados, como escolher entre elas? | Imagem por Freepik

Embora tenham suas diferenças técnicas, Python e Java têm muitas semelhanças. Ambas são linguagens totalmente desenvolvidas, com comunidades prósperas e milhares de usuários ao redor do mundo. Ambas são orientadas a objetos e compiladas, com suporte para várias plataformas e extensas bibliotecas padrão.

Java é o padrão de muitos designs de aplicativos, ela é especialmente usada para codificação dinâmica e para ter movimento em ação. Por outro lado, Python é usado do design de algoritmos financeiros a tecnologias de análise da web. É uma linguagem que exige menos para fazer mais. Enquanto Java ocupou por anos as primeiras posições nos rankings de popularidade, Python é a linguagem que mais cresce no mercado, estando prestes a superar o Java nos rankings da RedMonk e da Tiobe.

Algumas diferenças entre Python e Java

Para escolher entre Python e Java, é importante entender as diferenças na abordagem e adoção das duas linguagens. Para isso, fizemos uma lista com os principais pontos para levar em consideração.

Código e sintaxe

Python e Java são linguagens orientadas a objetos, enquanto Java usa tipos estáticos, Python é dinâmica. Essa é a diferença mais significativa e influencia o modo como você projeta, escreve e soluciona problemas no desenvolvimento das suas aplicações.

Python é conhecida por sua simplicidade e eficiência, com uma sintaxe legível e intuitiva. Java, por outro lado, possui mais regras gramaticais e um código mais complicado e poluído.

Quer elevar ainda mais a qualidade do seu código aprendendo as boas práticas Python?

Boas Práticas com Python

Clique no link abaixo e faça o download de nosso ebook completo

Versatilidade

Python é conhecido como o canivete suíço do mundo da programação, devido a sua grande versatilidade e flexibilidade de uso. É por isso que vem se tornando cada vez mais popular ao longo do tempo.

Python é a linguagem das ciências de dados, do aprendizado de máquina e da inteligência artificial, áreas que são as grandes promessas do futuro da tecnologia. Além disso, também pode ser usado como uma ponte para muitos aplicativos diferentes que dependem de várias linguagens para serem executados em sistemas diferentes.

Além disso, o Python tem variantes de C e Java. CPython e Jython são comumente usados ​​em várias plataformas para fornecer níveis semelhantes de eficiência como as linguagens mencionadas acima, sendo uma ótima maneira de criar um programa abrangente usando essas linguagens principais.

Demanda no mercado de trabalho

Embora ambas as linguagens sejam igualmente populares, Python está assumindo a liderança em relação à inovação. Python tem flexibilidade para ser usado em vários projetos e esquemas de design. Além disso, muitas das inovações criadas com Python foram desenvolvidas por empresas de tecnologia de ponta, como Google e Facebook.

Vamos aprender Python?

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho | Imagem por Freepik

Aposto que depois de ler este post você está louco para começar a aprender Python e claro que você pode contar conosco, da ByLearn, nesse processo. O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior conta com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico.

Aliás, aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a linguagem Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, aqui nós temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.