fbpx
Django e NodeJs: Qual o melhor framework para desenvolvimento web?

O mercado de desenvolvimento web é ainda o que mais emprega no Brasil dentro da indústria de software e a tecnologia que você domina faz toda a diferença. Django e NodeJs são duas poderosas tecnologias para desenvolvimento web, os dois possuem excelentes funcionalidades, aplicações versáteis e uma ótima interface para o usuário. Ambos são escritos em código aberto e podem ser utilizados gratuitamente. Mas qual se adapta melhor ao seu projeto?

NodeJs é baseado em JavaScript, enquanto Django é escrito em Python. Trata-se de duas tecnologias igualmente populares, com grande comunidade de usuários e decidir pela utilização de um ou de outro nem sempre é uma tarefa fácil. Neste texto, vamos te ajudar a entender melhor o que cada um deles oferece, explorando as vantagens e desvantagens. Vamos lá?

Algumas considerações sobre o NodeJs

O NodeJs é um ambiente de execução JavaScript que funciona do lado do servidor, ou seja, com ela é possível criar aplicações em JavaScript que rodam sem depender de um browser para a execução. O seu maior diferencial frente a outras tecnologias, como PHP e Java, é que sua execução é single-thread, ou seja, o código é executado por apenas uma thread, o que faz com que ele seja mais leve e rápido.

Algumas considerações sobre o Django

O Django é um framework Python. Como já falamos em texto anterior, ele é famoso por ser um framework completo, que oferece todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote. Utilizando o padrão de projeto MTV (Model, Template e View), ele permite que você pule todos os passos iniciais para criação de uma aplicação padrão e possui um painel de administração que permite um gerenciamento rápido do banco de dados, o que é uma grande economia de tempo e de trabalho.

Como escolher entre Django e NodeJs?

django e nodejs
Para escolher entre Django e NodeJs é preciso, além de conhecer a fundo as características de cada um deles, levar em consideração as necessidades específicas do seu projeto | Imagem Freepik

Quando colocamos lado a lado Django e NodeJs, precisamos ter em mente que decidir-se pela utilização do Django é decidir por Python e todas as vantagens que esta escolha representa.

Python é uma linguagem poderosa que pode ser usada em diversas áreas: inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação, desenvolvimento de jogos. É difícil encontrar uma área na indústria de software onde Python não é utilizado. Essa grande versatilidade do Python, faz com que o desenvolvimento web com Django seja muito mais atraente do que com NodeJs. Python também ganha no quesito simplicidade, sendo consideravelmente mais fácil de ler e de aprender. Por isso, desenvolver uma página com Django é uma tarefa muito mais simples e eficiente.

Mas, vamos às diferenças concretas?

Uma comparação entre Django e NodeJs

Para facilitar a visualização das diferenças entre Django e NodeJS, contruimos uma tabela especialmente para você.

DjangoNode JS
ArquiteturaSegue o modelo de template MTV  (Model – responsável pelo gerenciamento de dados, Template, gerenciamento de entrada e saída, e View, saída gráfica e textual).O NodeJs é um ambiente de execução, portanto, funciona em um modelo orientado a eventos. Ele é executado em um sistema operacional, mantendo um pequeno stack de solicitações.
SegurançaA segurança é uma das grandes vantagens do Django. O sistema de autenticação do usuário do Django oferece um gerenciamento seguro para contas e senhas, ajudando os desenvolvedores a evitar erros. Ele tem proteção inata a vetores de ataque mais comuns, como CSRF, XSS, e injeção SQL.NodeJS não é tão seguro quanto o Django e exige que algumas operações de segurança sejam feitas manualmente.
PerformanceOferece melhor desempenho, pois há um sistema de template interno que facilita a execução de tarefas.Também possui bom desempenho, pois permite aos profissionais da web mais liberdade na hora de implementações. No entanto, o desenvolvimento é mais lento
EficiênciaEm uma comparação entre Django e NodeJS, com certeza o Django ganha em termos de eficiência. Ele é mais rápido e possui maior produtividade.O NodeJS é fácil de aprender, porém consome mais tempo operacional.
Reputação e ComunidadeDjango tem uma reputação sólida. Sua comunidade de usuários é muito ativa.Popularidade crescente, mas ainda não tão estabelecido quanto Django. Também possui uma comunidade ativa e engajada para a solução de problemas.
FlexibilidadeO Django oferece flexibilidade limitada por possui recursos de desenvolvimento fixos.Há uma variedade de ferramentas e recursos no NodeJS, graças à vasta biblioteca JavaScript. É possível construir aplicativos baseados em JS do zero.

Python é a linguagem que mais cresce no mercado

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade, então, já sabe do que estamos falando?

Essas são apenas três características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação, conquistando espaço em áreas diferentes.

Python não só tem apresentado o maior crescimento do mercado como também ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Aliás, é quase impossível encontrar um ramo da área de programação onde a linguagem em código aberto criada por Guido Van Russen não é usada.

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para pessoas que buscam entrar no mundo da programação, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

curso python
Que tal aprender Python com um curso completo e reconhecido pelo mercado? | Imagem Freepik

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe no botão abaixo nosso e-book completo

Vamos trocar uma ideia sobre o Django? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Aliás, estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.