fbpx
Django x Asp.NET: Qual o melhor framework para desenvolvimento web?

A maior oferta de vagas no Brasil ainda é para programadores web, em uma rápida busca nos maiores portais de emprego, é possível encontrar centenas de vagas. É um mercado que recebe muita atenção, com uma grande variedade de tecnologias, funcionalidades e novidades constantes. Escolher em qual tecnologia investir nem sempre é uma tarefa fácil e, quando se trata de frameworks, ela pode ser ainda mais difícil. Neste texto, vamos nos te contar tudo o que você precisa saber sobre Django x Asp.NET.

Para facilitar a sua decisão, primeiro vamos aprender um pouco sobre o Asp.NET, com suas vantagens e desvantagens, depois passaremos ao Django. Por fim, te ajudaremos a escolher entre Django x Asp.NET.

django x asp
Para escolher entre Django x Asp.NET é preciso, além de conhecer a fundo as características de cada um deles, levar em consideração as necessidades específicas do seu projeto | Imagem Freepik

Conhecendo o Asp.NET

Sucessora da tecnologia ASP, o Asp.NET é a plataforma da Microsoft para desenvolvimento web. Ela não é uma linguagem de programação e nem um servidor web. Funciona através de uma linguagem de programação integrada na .NET e permite a criação de páginas dinâmicas a partir de várias linguagens, como o VB, C# e C++, criando aplicações em xml. Com ela, desenvolvedores de diferentes perfis podem usar suas linguagens específicas para trabalhar com a mesma tecnologia.

O Asp.NET foi projetado para rodar no Windows, mas atualmente roda também em servidores Linux através do projeto mono. Utiliza o ambiente de desenvolvimento Visual Studio.NET, que possui componentes visuais para criação de formulários de páginas web. Uma vantagem é que pode reutilizar código de outros projetos escritos para a plataforma .NET.

Ao contrário de sua sucessora, a ASP, a Asp.NET compila suas aplicações antes da execução, o que aumenta seu desempenho. Possui acesso nativo ao banco de dado SQL e acesso facilitado através de servidor para outros bancos de dados.

Prós do Asp.NET

  • Ferramentas: Possui muitas ferramentas embutidas e muitos pacotes foram escritor com foco nele.
  • Multiplataforma
  • Amplamente usado: Existe muita documentação disponível, além de vários tutoriais.
  • Rapidez
  • Equilíbrio entre agilidade e customização: Você pode ajustar detalhes comuns rapidamente, mas com total liberdade para fazer seu trabalho, sabendo de tudo o que está acontecendo por baixo dos panos. O sistema altamente modular torna possível dimensionar aplicações pequenas a grandes com facilidade.

Contras do Asp.NET

  • ASP.NET básico e completo às vezes são um pouco confusos: Eles ainda não possuem paridade de recursos e oferecem suportes separados. Às vezes é preciso fazer uma combinação estranha de recursos – o Asp.NET completo tem todos os recursos, mas não é multiplataforma. É preciso antes saber exatamente o que você precisa e pesquisar antes.
  • Caro – É preciso ter uma licensa para manter o seu site.

Conheça o Django

Django é um framework completo, com filosofia batteries included, que torna o desenvolvimento web mais rápido e eficiente | Imagem Freepik

Quando se trata de desenvolvimento web com Python, há uma infinidade de frameworks disponíveis e escolher qual melhor se adapta ao seu projeto é muito importante para aumentar a sua produtividade e economizar tempo. Neste texto, te demos um panorama geral dos frameworks Python voltados para web, focando em suas vantagens e desvantagens. Dentre eles, no entanto, com certeza o Django é o mais usado e amado do mercado.

Ele é famoso por ser um framework completo, que oferece todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote. Utilizando o padrão de projeto MTV (Model – responsável pelo gerenciamento de dados, Template, gerenciamento de entrada e saída, e View, saída gráfica e textual), ele permite que você pule todos os passos iniciais para criação de uma aplicação padrão.

O Django possui uma curva de aprendizagem curta e conquistará rapidamente segurança para trabalhar com ele. Além disso, ele é guiado pela premissa DRY (sigla inglesa para Don’t Repeat Yourself, ou Não Repita a Si Mesmo em bom português) e permite e um excelente reaproveitamento de códigos, sendo necessárias apenas pequenas modificações e adequações para o seu projeto.

Por fim, um destaque dentre as vantagens do Django é sua parte administrativa. O framework fornece uma interface completa de controle e gerenciamento de conteúdo com a geração automática de uma página de administração, sendo necessário apenas definir os modelos no banco de dados.

Confira abaixo suas principais vantagens.

Prós do Django

  • Desenvolvimento simples e rápido: A filosofia do Django de batteries included significa que os desenvolvedores experientes não terão que planejar com antecedência sobre o tipo de infraestrutura de aplicativo de que precisam e apenas começar a desenvolver aplicativos da web rapidamente.
  • Suporte ORM: Django suporta Mapeamento Relacional de Objeto com modelos definidos como classes Python. Cada atributo do modelo é então representado como um campo de banco de dados. As consultas são executadas lentamente e o Django oferece aos desenvolvedores uma API de acesso ao banco de dados gerada automaticamente.
  • Documentação e comunidade de usuários: A documentação oficial do Django é excelente. Bem escrita e completa, cada pequeno detalhe do framework é explicado. Por ser muito popular, possui uma extensa comunidade e muitos desenvolvedores experientes que o usam há anos. Ou seja, há muitos guias e tutoriais para desenvolvedores novos e experientes.
  • Altamente personalizável: O banco de dados, a estrutura do modelo e o ORM podem ser trocados.
  • Painel de controle, autorização e autenticação: O Django possui funcionalidades de autorização e autenticação junto com o gerenciamento de contas. Além disso, uma das vantagens do Django muito falada por seus usuários é o seu painel de administração. Ele vem com uma interface extremamente funcional para gerenciar dados com base nos seus modelos e permite que você realize operações CRUD sem ter que escrever nenhum código extra.
  • Software maduro com muitos plug-ins desenvolvidos ao longo dos anos: Django foi lançado pela primeira vez em 2005, ele teve muito tempo para amadurecer e se tornar melhor a cada lançamento.
  • Gerenciamento de banco de dados: Django inclui um ORM poderoso que é compatível com uma série de bancos de dados relacionais, como o SQLite, PostgreSQL, MySQL e Oracle. O ORM nativo do Django permite que você crie e gerencie migrações de bancos de dados, além da criação e visualização de formulários de maneira rápida.

Contras do Django

  • Excessivo para projetos pequenos: A escala e a funcionalidade do Django podem parecer não funcionais e infladas para aplicativos pequenos.
  • O roteamento de CON requer algum conhecimento de expressões regulares
  • Não é tão flexível

Como escolher entre Django x Asp.NET?

Como pudemos ver, a lista de vantagens do Django é muito mais atrativa. Então, temos o nosso candidato na comparação Django x Asp.NET.

Quando colocamos lado a lado Django x Asp.NET, precisamos ter em mente que decidir-se pela utilização do Django é decidir por Python e todas as vantagens que esta escolha representa.

Além disso, entre Django x Asp.NET, a maioria dos usuários recomendará o Django.

A maior razão para isso? Então, o Django é rápido, prático e completo, além de ser desenvolvido em Python, a linguagem do futuro.

Ainda não domina o Python?

curso python programação
Na batalha Django x Asp.NET, Django é o grande campeão, então já está na hora de você aprender Python, certo? | Imagem Freepik

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação, conquistando espaço em áreas cada vez mais diferentes. É quase impossível encontrar um ramo da área de programação onde a linguagem em código aberto criada por Guido Van Russen não é usada.

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe no botão abaixo nosso e-book completo

Vamos trocar uma ideia sobre o Django? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Aliás, também estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.