fbpx
Python ou C#: qual dessas linguagens escolher?

C# e Python estão entre as linguagens de programação mais populares e procuradas atualmente. Ambas são baseadas em conceitos de programação orientada a objetos (POO ou OOP), fáceis de aprender e programar e oferecem desenvolvimento rápido e boa performance. Apesar disso, as duas linguagens possuem diferenças, características e recursos próprios que podem direcionar seu uso e a melhor aplicação. Mas, então, qual escolher, Python ou C#?

Python ou C#?

Para ajudar a entender cada uma das linguagem e a sua aplicabilidade, vamos listar a seguir as principais características, recursos e benefícios que elas oferecem.

Principais características do C#

O C# é uma linguagem poderosa que segue as estruturas tradicionais de C e C++, mas é mais moderna e fácil de usar. Desenvolvida pela Microsoft, essa linguagem orientada a objetos também tem muito em comum com Java e pode ser compilada em diferentes plataformas.

Entre suas principais características, estão:

  • Integração com .NET Framework;
  • Orientada a componentes;
  • Linguagem estruturada de alto nível;
  • Com sintaxe moderna e fácil de aprender;
  • Rica biblioteca padrão;
  • Coletor de lixo automático.

A estrutura básica de um programa C# é semelhante à do C++ e Java. Uma declaração do espaço de nome, definição da classe (variáveis e métodos) e método principal.

Benefícios do C#

O C# se integra com o .NET Framework e pode ajudar se o programador já conhecer Java e quiser trabalhar com .NET. Alguns benefícios do C# são:

  • Simplicidade, robustez e escalabilidade;
  • Tipagem segura, o C# não permite casts inseguros;
  • Compilação e execução rápidas;
  • Linguagem de programação estruturada;
  • Compatível com interoperabilidade de linguagens.
A escolha entre Python ou C# depende da função pretendida e do nível de conhecimento do desenvolvedor
A escolha entre Python ou C# depende da função pretendida e do nível de conhecimento do desenvolvedor

Principais características do Python

Python é uma linguagem multiparadigma de uso geral, assim como C#, e possui a maioria dos recursos de C e Java. É uma linguagem portável e fácil de aprender que tem funções de programação de alto nível. Algumas delas são:

  • Compatível com programação orientada a objetos e com programação funcional e estruturada;
  • Fácil de programar, ler, manter e converter para outro ambiente;
  • Rica biblioteca padrão portável e compatível com outras plataformas, como Windows, Mac ou Unix;
  • Compatível com coleta de lixo automática.

A linguagem também é considerada de tipagem dinâmica (verificação de tipo de dado durante a execução) e a melhor opção para fazer alterações em sistemas de legado (antigos).

Benefícios do Python

Códigos em Python podem ser escritos facilmente por causa da sua enorme coleção de bibliotecas padrão.

Embora C# possa fazer o que Python faz e possa ter melhor performance em determinadas situações, Python possibilita programar de forma mais rápida e organizada.

Também não há confusão de várias chaves ({}), como no C#. Python ainda possui excelentes tipos de dados/variáveis embutidos.

Alguns dos outros benefícios do Python são:

  • Python pode interagir com a maioria das outras linguagens e plataformas usando o Python Package Index (PyPI), que usa um conjunto de módulos de terceiros para isso;
  • Enorme biblioteca padrão que inclui interfaces de SO, ferramentas de serviços web e muito mais;
  • De uso e distribuição livres, Python foi desenvolvido sob licença open source;
  • Apto para aplicações de rede que usam vários protocolos.

Somando tudo isso, Python se torna uma escolha perfeita para muitos programadores, principalmente os iniciantes. Além do que já foi dito, ele é derivado de muitas outras linguagens, reunindo os melhores recursos de cada uma delas.

Por isso, se você for novo no mundo da programação, Python pode ser o melhor lugar para começar a jornada.

Ainda não trabalha com Python?

Você já deve estar cansado de saber as razões que fizeram do Python uma das linguagens mais usadas e amadas na indústria de software, certo? Os motivos são claros: trata-se de uma linguagem de alto nível, completa e versátil, ao mesmo tempo em que possui uma sintaxe simples e intuitiva.

Aqui na ByLearn nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao final do curso, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia. Ele atesta que você possui conhecimentos em Python e está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Você já ficou em dúvida sobre qual linguagem escolher, Python ou C#? Gostou do nosso texto? Siga a gente em todas as redes sociais e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.