fbpx
7 Aplicativos feitos com Python que você com certeza usa no seu dia a dia

Python está em todo lugar: de inteligência artificial a criptomoedas, passando por análise de dados e computação gráfica.

Atualmente, é difícil pensar uma área onde ele não está presente e as empresas buscam cada vez mais profissionais que dominem essa linguagem.

Mas você conhece os principais aplicativos feitos com Python?

Aqui preparamos uma lista especial com 7 aplicativos feitos com Python que você com certeza usa no seu dia a dia. Vamos lá?

Top 7 Aplicativos feitos com Python

aplicativos feitos com python
Com certeza você utiliza no seu dia a dia um desses aplicativos feitos com Python | Imagem por Freepik

Aplicativos feitos com Python: Instagram

Um marco importante para o desenvolvimento de aplicativos feitos com Python foi 2016.

Esse ano foi quando o Instagram anunciou que usaria o Python como principal linguagem de programação.

Em 2017, a plataforma fez uma enorme mudança para o Python 3 e anunciou que estava gerenciando o maior projeto de desenvolvimento web de Django escrito inteiramente em Python.

O Python está de acordo com os três princípios norteadores do Instagram: mantenha a simplicidade, não é necessário reinventar a roda e melhor ficar com tecnologias já testadas e sólidas.

Juntos estes três princípios garantem a eficiência e praticidade, dois atributos extremamente importantes para uma empresa como o Instagram.

O aplicativo que hoje pertence ao Facebook tem cerca de 400 milhões de usuários ativos e um volume de compartilhamento de fotos e vídeo na casa dos 95 milhões.

Com estes números, o Instagram precisa processar diariamente quantidades gigantescas de dados e gerenciar um número ainda maior de interações entre seus usuários.

Além de utilizarem o Django, os desenvolvedores do Instagram também estão usando o Sentry.

O Sentry é um programa de reconhecimento erros do Disqus construído também inteiramente em Python.

YouTube

O YouTube dispensa apresentações, certo? Ele já se tornou sinônimo para “plataforma de compartilhamento de vídeo”.

Originalmente, o projeto do YouTube foi desenvolvido em PHP, mas a necessidade constante de melhorar seu desempenho e adicionar novas funcionalidades forçou o YouTube a se voltar para o Python também.

Assim como os novos recursos e atualizações precisam ser implementados da maneira menos demorada e fácil possível, o Python é uma grande ajuda para a equipe de desenvolvedores do YouTube, permitindo que ajam de forma rápida e sem falhas.

Aplicativos feitos com Python: Spotify

Não é exagero falar que o Spotify modificou a maneira como as pessoas ouvem música, certo? Além disso, com opções de uso gratuito e pago, o Spotify disponibilizou para o público uma enorme biblioteca de músicas disponível em todos os aparelhos e sistemas operacionais.

Então, e por conta disso, o Spotify tem seu lugar na nossa lista de maiores aplicativos feitos com Python.

Para desenvolver o aplicativo, o Spotify apostou no Python tanto para os serviços backend quanto para a programação de aprendizado de máquina, além de serviços de protótipos e scripts rápidos.

Facebook

Python é a terceira linguagem mais usada entre os desenvolvedores do Facebook. Nesse gigante das redes sociais, Python é usado para gerenciamento de infraestrutura, automatização operacional, distribuição binária, processos back-end e processamento de imagens.

Assim, o Facebook já publicou inúmeros projetos de código aberto usando Python, gerando centenas de contribuições para diversas bibliotecas.

Netflix também é um dos aplicativos feitos com Python

 A popular e global plataforma de streaming de conteúdo audiovisual usa o Python em seu “ciclo de vida de conteúdo completo”, incluindo ferramentas de segurança e modelos de aprendizado de máquina para seu sistema de recomendações. Além disso, a linguagem também é usada nas rotinas de segurança e autocorreção através da ferramenta Security Monkey, também totalmente baseado em Python.

Dropbox

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares para documentos, vídeos e fotos. Disponível para vários dispositivos, ele permite aos seus usuários acessá-lo em qualquer lugar, a qualquer hora.

Desse modo, a plataforma é alimentada principalmente por Python (tanto o servidor quanto o software cliente de desktop), e é por isso que seu desenvolvimento foi tão rápido. Os desenvolvedores do Dropbox também escolheram a estrutura Django para permitir o armazenamento, sincronização e opções de compartilhamento para vários tipos de arquivos.

Google também é um dos aplicativos feitos com Python

Impossível falar de aplicativos feitos com Python sem mencionar o Google. De todas as grandes empresas que usam Python, a Google é talvez a maior entusiasta da linguagem no mundo. Junto com Java e C++, Python é uma das linguagens oficiais da gigante californiana.

A Google adotou o Python quando a linguagem ainda era relativamente nova e ainda não tão popular. Defendendo o seu uso com a já famosa frase de efeito “Python where we can, C++ where we must” (em tradução livre: Python onde possível, C++ onde obrigatório). Todo o seu primeiro mecanismo de busca foi escrito em Python, sendo até hoje um ótimo exemplo de sua aplicação.

Até os dias atuais, a Google ainda é um dos principais contribuidores da linguagem no mundo, investindo não somente no uso para o desenvolvimento interno, mas também na formação de programadores e construção de bibliotecas. Um dos maiores motivos para tanto entusiasmo, é a facilidade de manutenção, além da rapidez e simplicidade da linguagem.

Uma curiosidade é que Guido van Rossum, o criador do Python, trabalhou na Google de 2005 a 2012.

Não fique de fora – Aprenda Python e abra portas de carreira

Como pudemos ver, o Python é uma excelente porta de entrada para as grandes empresas de tecnologia. Seja você um programador iniciante em busca de aprender sua primeira linguagem, seja você um desenvolvedor experiente procurando se renovar e dar um up no currículo, com certeza aprender Python é uma excelente escolha.

Então, para dominar o Python, nada melhor do que fazer um bom curso.

Na hora de aprender Python, é importante escolher um curso completo e com certificado reconhecido pelo mercado | Imagem por Freepik

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Nossos cursos são reconhecidos no mercado e no fim do curso, você receberá um certificado válido e aceito pelas empresas de tecnologia.

Ele atesta que você possui conhecimentos em Python e está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Desse modo, para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você.

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe gratuitamente nosso e-book completo no link abaixo

Aliás, gostou do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos?

Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Tags: | | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.