fbpx
O que esperar do Python no futuro?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação, mas como é o Python no futuro?

Inicialmente famosa por seu uso em processos de automação, inteligência artificial e ciências de dados, hoje a linguagem é usada de maneira bastante diversificada e está presente em todas as empresas de tecnologia e inovação que fazem parte do nosso dia a dia. O fato é que a linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado e é a linguagem mais desejada do momento, de acordo com a pesquisa anual da Stack Overflow 2020.

Com um crescimento tão acelerado, o que esperar do Python no futuro? Será que ele atingiu o pico? Isto não é verdade, a tendência é que o Python continue a crescer, ganhando cada vez mais espaço em diferentes usos. Com certeza, Python não é apenas a linguagem do presente, mas também a linguagem do futuro e neste texto vamos te mostrar o porquê.

Motivos que nos fazem apostar na popularidade do Python no futuro

Em texto anterior, nós te contamos todos os motivos que levaram o Python a alcançar a sua atual popularidade e crescimento, não é mesmo?

Vamos relembrar? Afinal, estes motivos também garantam que Python no futuro continue a crescer:

Simplicidade, sintaxe clara e facilidade de aprendizado

Python foi criado com foco em produtividade e legibilidade. Por ser fácil de ler e possuir uma sintaxe clara, é possível entender seu código intuitivamente, sem a necessidade de conhecimentos prévios em outras linguagens. É também uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave de compilação e o uso de indentação para marcar blocos.

Flexibilidade e ampla aplicabilidade

Python é uma linguagem completa, muito flexível e de ampla aplicabilidade, podendo ser usada tanto para a programação orientada a objetos quanto programação estruturada, tanto para programação front-end, quanto back-end.

Multiplataforma

O Python é uma linguagem que roda em qualquer sistema que tenha o seu interpretador, podendo ser utilizado MacOs, Linux ou Windows. É também uma linguagem que pode dialogar com outras, através de dialetos, como o Jython, uma possibilidade de escrever Python em Java. Além disso, ele possui frameworks que permitem o desenvolvimento para ambientes variados, como desktop, web ou móvel.

Amplo banco de dados e compartilhamento de soluções

Python é uma linguagem de código aberto, cuja documentação disponível é rica e detalhada. É possível encontrar muita coisa pronta, o que facilita o desenvolvimento. Outro ponto positivo é que a linguagem Python possui uma comunidade grande e engajada, com fóruns de desenvolvedores muito ativos e muito abertos a explorar novas abordagens e compartilhar soluções.

O mercado de trabalho

A grande procura por desenvolvedores Python e a relativa escassez de profissionais qualificados se refletem diretamente nos salários pagos dentro das empresas, que estão no topo das folhas de pagamentos para profissionais de TI. E provavelmente não haverá mudanças neste quadro para o Python no futuro.

Python é a linguagem das start ups agora e no futuro

python no futuro e startups
Python no futuro: a linguagem das start-ups | Imagem por Freepik

O Python é uma linguagem de código aberto, o que a torna extremamente acessível. E este é um ponto fundamental para qualquer start up, empresas que começam pequenas e com pouco orçamento. Utilizar Python significa uma redução significativa de custos.

Além disso, Python não é uma linguagem de uso geral e pode ser usado tanto para programação front-end quanto back-end, outro fator muito importante para empresas que possuem poucos funcionários, como é o caso das start-ups. Apesar de ser mais usada para programação back-end, Python possui excelentes frameworks para ­back-end­, como Django e Flask.

Um último fator também joga diretamente o Python no futuro das start-ups: é uma linguagem com uma comunidade extremamente ativa e engajada, com ampla documentação e fóruns para tirar dúvidas e achar soluções. Essa busca on-line por soluções está de mãos dadas com a criatividade e proatividade que dominam o ambiente de qualquer start-up.

Apps escritos em Python no futuro poderão rodar no sistema Android

Um dos fatores que levam algumas pessoas a questionarem o crescimento do Python no futuro é o desenvolvimento mobile.

É verdade que até poucos anos atrás, desenvolvimento mobile com Python não era uma opção viável. No entanto, essa má fama ficou definitivamente no passado e atualmente Python é uma excelente escolha para desenvolvimento de aplicações móveis, tendo sido adotada por várias gigantes, como o Instagram e o Spotify.

Um dos desafios encontrados para o Python no futuro do desenvolvimento mobile é portar CPYthon, o seu interpretador, para o Android.

No entanto, esta barreira pode estar prestes a ser completamente superada com o BeeWare Project que foi lançado com a promessa “Escreva uma vez. Publique em todo lugar”. Trata-se de projeto de código aberto multiplataforma que oferece diversas ferramentas e camadas de abstração para permitir que você escreva aplicativos mobile com aparência nativa usando Python.

A ideia é simples e inovadora entre os frameworks para desenvolvimento mobile com Python: o BeeWare permite que você escreva seus apps com um código base único e publique sem nenhum problema em múltiplas plataformas, como iOS, Android, Windows, MacOs, Linux, Web e tvOS, sem precisar reescrever nada e usando as ferramentas nativas do Python.

Quer saber mais sobre o BeeWare Project e outros frameworks para desenvolvimento mobile? É só clicar aqui!

Python é a linguagem da Inteligência Artificial, do Aprendizado de Máquina e do Big Data

A entrada do Python no futuro bem junto com a crescente importância das áreas de AI, machine learning e big data |Imagem por Freepik

Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquinas e Ciências de Dados com certeza são três dos campos mais promissores do mercado da tecnologia. Cada vez mais presentes, eles evoluem a passos largos e profissionais que atuam nessas áreas têm salários mais altos e mais oferta de trabalho.

Python é a líder absoluta quando se trata de linguagem para análise de dados, aprendizado de máquinas e inteligência artificial. É utilizada pela grande maioria dos bancos e instituições financeiras, empresas de previsão do tempo, corretores de seguros, centros de pesquisa, isso sem falar da área de petróleo e gás.

São dois os principais fatores que explicam essa fama: apesar de poderoso, Python é uma linguagem extremamente simples e legível, sua sintaxe prima pela praticidade e simplicidade e muitas vezes os códigos parecem terem sido escritos em inglês. Com isto, você pode fazer processos complexos de computação usando poucas linhas e um código claro e legível. A segunda grande vantagem é a existência de uma boa variedade de bibliotecas para juntar, limpar, transformar, modelar e visualizar dados, além de boas opções para reconhecimento de áudio e imagem.

TensorFlow

E quando falamos destas três áreas, não podemos deixar de citar o TensorFlow, a poderosa biblioteca open source da Google para computação numérica que usa gráficos computacionais para criar modelos e algoritmos para machine e deep learning.

Multiplataforma, o TensorFlow pode ser usado no Windows, MacOS e Linux  e foi criado para ser escalável em uma máquina local, na nuvem, dispositivos iOS e Android, CPUs e GPUs. É possível ainda executá-lo na unidade de processamento TensorFlor (TPU) do Google e ter ainda mais performance e velocidade.

Ele é ainda extremamente poderoso e flexível. Pode treinar e executar redes neurais profundas (deep learning) para classificação manuscrita de dígitos, incorporação de palavras, reconhecimento de imagens, redes neurais recorrentes, tradução automática, simulações, processamento de linguagem natural.

O que você está esperando para entrar com o Python no futuro?

Como vimos neste texto, Python é a linguagem que mais cresce no mercado e vai continuar crescendo no futuro. Ao dominá-la, você vai abrir novas portas de carreira e entrar num dos mercados com maior média salarial da área de tecnologia e alta demanda por profissionais qualificados.

Para dominar o Python, nada melhor do que fazer um bom curso.

curso de python completo
Na hora de aprender Python, é importante escolher um curso completo e com certificado reconhecido pelo mercado | Imagem por Freepik

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior.

Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica.

A nossa equipe está sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos e uma grande experiência de ensino.

Essa experiência também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Ah! E é importante também lembrar que, ao final do cursos, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia. Ele atesta que você possui conhecimentos em Python e está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe gratuitamente nosso e-book completo no link abaixo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.