fbpx
Python para Inteligência Artificial: como é usado e por que é tão popular

A primeira coisa que vem à mente das pessoas quando falamos em Inteligência Artificial são robôs. No entanto, esse imaginário criado por centenas de filmes e romances de ficção científica protagonizados por robôs que parecem humanos e representam uma ameaça para os seus criadores não poderia estar mais longe da realidade do que a inteligência artificial realmente é.

A AI parte do pressuposto que a inteligência humana pode ser mimetizada por uma máquina para executar tarefas e tomar decisões de maneira independente. Assim, a partir de modelos analíticos, máquinas são ensinadas a aprender com dados e identificar padrões para resolver problemas, mimetizando as ações humanas.

Com a evolução da tecnologia, Inteligência Artificial se torna cada vez mais eficiente e mais usada nas empresas. Com isso, o mercado para profissionais que trabalham nesta área está em crescimento, com vagas estimulantes e com grande compensação financeira.

Sem nenhuma dúvida, se você quer começar a trabalhar com IA, aprender Python é a melhor escolha. E esta afirmação é totalmente comprovada pelas ofertas de trabalho no mercado: você sabia que atualmente para as áreas de machine learning e inteligência artificial existem mais vagas para desenvolvedores Python do que vagas para desenvolvedores que trabalham com todas as outras linguagens combinadas?

Se Python é a linguagem que mais cresce no mercado nos últimos anos, parte desse crescimento é devido a seu uso em inteligência artificial e aprendizado de máquina.  Quer saber mais sobre Python para Inteligência Artificial? Então continue lendo que neste texto vamos te contar todos os motivos que fazem com que a união de Python e AI seja um casamento perfeito.

Por que escolher Python para inteligência artificial?

A primeira razão para a adoção do Python como linguagem principal para IA é a sua simplicidade. Mesmo que seja uma linguagem extremamente poderosa, de alto nível e de uso geral, Python é uma linguagem fácil de aprender, com sintaxe clara e objetiva. Essa simplicidade permite que o desenvolvedor foque na solução de problemas, em vez de perder tempo valioso de trabalho tentando decifrar os códigos.

No entanto, possivelmente a principal vantagem de usar Python para inteligência artificial são as suas bibliotecas e seus frameworks.

Existe uma grande variedade de bibliotecas e frameworks de Python para inteligência de dados, além de vasta documentação | Imagem por Freepik

Existem inúmeras bibliotecas disponíveis, cada uma delas reunindo um conjunto de códigos pré-agrupado para uma funcionalidade específica. Alguns dos exemplos mais famosos são a NumPy, para operações matemáticas, a Scikit-Learn para modelos preditivos e a Pandas para manipulação de dados. A lista é quase infinita! No PyPi, o repositório de pacotes Python, é possível encontrar mais de 215 mil pacotes para fins diversos.

Mas não precisa se desesperar com este número tão grande. Nós aqui da ByLearn escrevemos alguns textos que podem te ajudar a escolher a ferramenta que mais se adapta às suas necessidades. Se você quer saber mais detalhes sobre as principais ferramentas disponíveis para IA e machine learning com Python, não deixe de conferir nosso texto anterior. Também temos um texto especial sobre bibliotecas Python para ciências de dados, não deixe de conferir.

Claro que quando falamos de ferramentas de Inteligência Artificial de Python não podemos deixar de mencionar o TensorFlow, a poderosa biblioteca da Google para criação de modelos e algoritmos para machine e deep learning. Mas você sabia que, apesar de realizar as operações matemáticas em C++, o TensorFlow utiliza o Python para fornecer uma API de front-end e todos seus aplicativos são também escritos em Python?

Além de todas essas bibliotecas e frameworks, o Python é todo escrito em código aberto e por isso é extremamente bem documentado, além de possuir uma comunidade de usuários engajada. É possível encontrar inúmeras soluções on-line para problemas cotidianos, além de fóruns especializados para postar suas dúvidas e trocar ideias com outros usuários.

Por fim, temos uma excelente ferramenta de desenvolvimento para trabalhar com Python para inteligência artificial: o Jupyter Notebook, uma interface web de prototipagem rápida e compartilhamento de projetos nas áreas de ciências de dados, machine learning e IA. O Jupyter Notebook é especialmente usado em pesquisa e ciências, áreas essenciais para a inteligência artificial.

Como a Inteligência Artificial está presente no seu dia a dia?

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia, facilitando e agilizando a nossa vida | Imagem por Freepik

Ao contrário de softwares tradicionais, a inteligência artificial consegue aprender a melhorar o próprio desempenho. Suas aplicações são muitas e diversificadas, estando presente em indústrias de diferentes setores. É usada, por exemplo, na indústria de saúde para dosar drogas a pacientes e em processos cirúrgicos complexos na sala de operação.

Outros exemplos mais banais são computadores que jogam xadrez ou carros que não precisam de motoristas. Na indústria financeira, IA é utilizada para detectar atividade suspeita no uso do cartão de crédito, por exemplo.

Abaixo apresentamos uma pequena lista de como a inteligência artificial faz parte da sua vida:

Chatbots

São máquinas pensadas para conversar com as pessoas de maneira natural e pré-programada, reconhecendo as informações fornecidas por seus interlocutores e reproduzindo o comportamento humano.

Eles podem ser integrados a outras ferramentas e bancos de dados, automatizando rotinas simples de cadastro ou servindo como suporte técnico simples.

Assistente pessoal

Uma das mais conhecidas com certeza é a Siri, presente nos produtos da Apple. Uma assistente pessoal reconhece comando de voz e pode facilitar diversas tarefas cotidianas, como marcar reuniões e horários na agenda, programar atividades cotidianas, etc. Uma grande vantagem desse tipo de software é que, com uso constante, ele pode aprender rápido e começar a antecipar solicitações com base nas solicitações frequentes de cada usuário.

Nas empresas, uma assistente pessoal pode ajudar a direcionar os usuários mais rápido para os serviços que eles precisam, agilizando o processo de atendimento. Atualmente, todas as grandes prestadoras de serviço possuem uma assistente virtual, como Aixa, da Caixa Econômica Federal ou a Lu do Magazine Luíza.

Mecanismos de segurança

A AI pode estar presente tanto para segurança cotidiana, como na automação de câmeras de segurança, quanto para prevenção de ataques virtuais, como nos sistemas de segurança de bancos virtuais.

Vendas e telemarketing

A inteligência artificial em vendas e telemarketing proporciona um atendimento mais rápido, prático e confortável a seus clientes, evitando o tempo de espera e os direcionando à área que melhor atende suas necessidades.

Quer usar Python para Inteligência Artificial?

Quer começar a trabalhar com Python para inteligência artificial? Então não perca tempo e faça nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior
Quer começar a trabalhar com Python para inteligência artificial? Então não perca tempo e faça nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior | Imagem por Freepik

Como vimos aqui, Python para inteligência artificial vem se tornando cada vez mais popular e conta com excelentes frameworks. No entanto, IA é apenas uma das muitas aplicações do Python, a linguagem queridinha dos programadores e das grandes empresas.

Versátil, o Python pode ser aplicado em áreas tão diversas entre si quanto desenvolvimento de jogos, criptomoedas, análise de dados, computação gráfica e processos de automação.

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLern e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico.

Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções. Ao estudar conosco você também contará com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais.

Vem aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida e vai abrir muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe gratuitamente nosso e-book completo no link abaixo

E você? Já trabalha com Inteligência Artificial? Conta tudo para gente nos comentários! Nos siga em todas as redes sociais para trocarmos algumas ideias e não esqueça de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.