fbpx
Python para automação: aumente a sua produtividade economizando tempo e reduzindo custos

Você sabia que pode utilizar Python para automação, aumentar a sua produtividade, economizar tempo e ainda reduzir custos?

O que são processos de automação e como eles são usados?

O que você está esperando para começar a trabalhar com Python para automação?
Processos de automação aumentam a produtividade, reduzem custos e facilitam o dia a dia nas empresas | Imagem por Freepik

Automação nada mais é do que fazer com que um processo manual passe a ser realizado de maneira independente, sem necessidade de interação humana.

Ela está presente nas linhas de produção de fábricas, mas também em tarefas do dia a dia e na manuntenção de sistemas. Apesar de não ser exatamente uma novidade na indústria de software, é uma área que vem ganhando bastante visibilidade e aprimoramentos, contribuindo para o aumento da produtividade ao mesmo tempo em que reduz custos.

A verdade é que os processos de automação vêm se tornando cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, não estando mais restritos a empresas de grande porte ou do setor de tecnologia. Com isso, processos como medições e testes, que antes tomavam muito tempo do dia a dia de trabalho, agora podem ser realizados sem interferência humana, o que permite que as equipes se dediquem a coisas mais importantes.

Em seguida, vamos te explicar as razões que fazem o Python para automação uma excelente escolha. Vamos lá?

Por que usar Python para automação?

Simplicidade

Produtividade e legibilidade são os pilares de fundação do Python. Por isso, ela é uma linguagem que possui uma síntese clara e elegante, com ênfase em linguagens naturais, o que facilita bastante a sua leitura. É possível entender seu código intuitivamente e de maneira fluída, sem a necessidade de conhecimentos prévios em outras linguagens.

É também uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais e quase nenhum uso de palavras-chave de compilação.  Ela também utiliza indentação para marcar blocos. Portanto, é muito simples seguir o raciocínio de programação e não há trechos de códigos inúteis. Essa simplicidade do Python facilita a vida do programador, que consegue escrever e executar tarefas muito mais rápido.

O zen do Python é um conjunto de regras poéticas que orientam a busca por um código limpo, eficiente e claro

Essa orientação à simplicidade e fluidez foi traduzida em uma lista de 19 princípios desenvolvidas pelo programador Tim Peters e ficou conhecida como o Zen do Python. Ficou curioso para saber mais sobre esta incrível lista de aforismo? Aqui te contamos tudo.

Curva de aprendizagem rápida

Por ser uma linguagem focada na simplicidade e ter uma sintaxe concisa e clara, a curva de aprendizagem do Python e consideravelmente menor quando comparada a outras linguagens. Isso é uma grande vantagem do uso do Python para automação já que o grande objetivo aqui é aumento de produtividade e economia de tempo, não é mesmo?

Multiplataforma

O Python é uma linguagem que roda em qualquer sistema que tenha o seu interpretador, podendo ser utilizado MacOs, Linux ou Windows. É também uma linguagem que pode dialogar com outras, através de dialetos, como o Jython, uma possibilidade de escrever Python em Java.

Multiparadigma

Python é uma linguagem funcional e uma linguagem orientada a objetos. Isso significa que os programadores podem decidir o que atende melhor às suas necessidades, podendo trabalhar com funções ou classes. Para automação isso é uma grande vantagem já que funções com menos linhas de códigos evitam efeitos colaterais e são mais legíveis.

Inclusive, o frameworks Python mais usado para testes, o PyTest, utiliza funções e não classes, mas não vamos nos adiantar, já que nosso próximo item da lista é justamente o PyTest.

PyTest

PyTest ocupa a primeira posição na lista de frameworks para testes com Python da Pesquisa da JetBrains 2019, deixando para trás inclusive o Unittest, biblioteca nativa de testes do Python. De código aberto, o PyTest é um framework de uso geral, mas é especialmente usado para testes funcionais e de API, gerando relatórios em diferentes formatos.

Ele é compatível com testes simples ou complexos e roda testes para bancos de dados, APIs e para interface de usuários (UI, na sigla inglesa). Apesar de ser uma ferramenta de teste extensível, ele possui uma sintaxe simples e é considerado por muitos desenvolvedores o framework de testes mais pythônico. Além disso, ele possui uma boa variedade de plugins para realizar testes paralelos.

Você quer conhecer melhor os frameworks Python para testes? Não deixe de conferir nosso texto anterior!

Excelentes IDEs

Como já te contamos antes, Python possui uma boa variedade de IDEs para desenvolvimento. Para testes, destaca-se o PyCharm, que suporta testes visuais. Outra grande aposta é o Visual Studio Code, que possui extensões para tudo o que você precisa para trabalhar com Python para automação.

Código aberto e grande popularidade

Python é uma linguagem em código aberto que possui uma grande e engajada comunidade, com muita documentação disponíveis e fóruns onde trocar ideias| Imagem por Freepik

Python é uma linguagem de código aberto, cuja documentação disponível é rica e detalhada. É possível encontrar muita coisa pronta, o que facilita o desenvolvimento. Outro ponto positivo é ele possui uma comunidade grande e engajada, com fóruns de desenvolvedores muito ativos e muito abertos a explorar novas abordagens e compartilhar soluções. Então, se você trabalha com Python para automação, é possível encontrar online saídas para diversos problemas, o que é de grande importância não somente para iniciantes com dúvidas básicas, mas também para desenvolvedores experientes com problemas complexos.

Tendência futura

Já há alguns anos, Python apresenta o maior crescimento entre as linguagens de programação. Na pesquisa do Stack Overflow 2020, o Python aparece como quarta maior linguagem em uso. Quando falamos especificamente de linguagem de programação, ele aparece em segundo lugar, atrás apenas do JavaScript.

O Python está também em destaque entre as linguagens mais amadas por seus usuários, aparecendo em terceiro lugar. Outro dado que atesta esse crescimento é sua primeira posição como linguagem mais desejada por aqueles que pretendem expandir seus conhecimentos.

Python para automação também segue esta tendência de crescimento e é cada vez mais exigido pelas empresas.

O que você está esperando para começar a trabalhar com Python para automação?

Como vimos, Python é a melhor linguagem para processos de automação. Ao dominá-la, você abrir novas portas de carreira e entrar num dos mercados com maior média salarial da área de tecnologia e alta demanda por profissionais qualificados.

Então, o que você está esperando para começar a trabalhar com Python para automação?

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Ah! E é importante também lembrar que, ao final do cursos, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia. Ele atesta que você possui conhecimentos em Python e está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas práticas com Python

Baixe gratuitamento nosso e-book completo no link abaixo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.