fbpx
Desenvolvendo uma Interface Gráfica com Python

Construir uma interface gráfica com Python envolve escolher o framework ou plataforma que melhor se adapta ao seu projeto.

O Python possui um grande número de frameworks ou conjunto de ferramentas para construir uma GUI, indo desde a tradicional TkInter até as soluções de plataformas cruzadas, assim como tecnologias nativas. Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre três delas.

Uma parte fundamental de todo projeto de desenvolvimento de software com certeza é a construção da interface gráfica, também conhecida por GUI, sua sigla inglesa.

A GUI irá ser o rosto da sua aplicação e responsável pela primeira impressão que o usuário final terá do seu projeto.

Curioso para saber mais sobre como desenvolver uma interface gráfica com Python? Então vamos lá!

Entenda melhor o que é uma GUI

GUI é a sigla para Graphical User Interface, ou Interface Gráfica do Usuário em português. É um modelo de interface pensada para permitir a interação do usuário final com os dispositivos digitais através da utilização de elementos gráficos. Elas são o rosto dos programas.

Em outras palavras, é um ambiente gráfico que tem como objetivo facilitar a utilização do computador por meio de representações gráficas e intuitivas do sistema operacional. Esse ambiente gráfico é formado a partir de janelas, ícones, menus e ponteiros, que podem ser acionados através do mouse, do toque ou de atalhos no teclado.

Uma boa GUI é fundamental para facilitar a operação e simplificar o uso para o usuário e precisam ser pensadas para serem intuitivas.

Em seguida, confira as melhores ferramentas para interface gráfica com Python:

Melhores ferramentas para desenvolver uma Interface Gráfica com Python

interface gráfica com python
Construir uma interface gráfica com Python envolve escolher o framework ou plataforma que melhor se adapta ao seu projeto | Imagem por macrovector / Freepik

Python é uma linguagem que preza pela simplicidade e produtividade, portanto, desenvolver uma interface gráfica com Python não é uma tarefa extremamente complexa ou desencorajadora. No entanto, é preciso realizar algumas escolhas a partir de ideias claras das reais necessidades do seu projeto.

Por ser uma linguagem de programação de uso geral e multiplataforma, o Python tem interpretadores compatíveis com todos os sistemas operacionais e existem muitas opções disponíveis para programadores procurando criar um sistema de interação para os usuários de maneira eficiente e fácil. Você tem à sua disposição muitos frameworks e conjuntos de ferramentas para criar sua interface gráfica com Python e muitos deles rodam em máquinas com Linux, Windows e Mac, algumas delas nos três simultaneamente.

Aqui separamos para vocês as três que consideramos as melhores escolhas para interface gráfica com Python:

Kivy

Kivy é a biblioteca mais completa para o desenvolvimento de aplicações multiplataforma em Python. Por ser multiplataforma e compatível com desenvolvimento mobile e desktop, com apenas um código é possível gerar 4 versões executáveis, para rodar em iOS, Android, Windows e OSX.

Ela possui código aberto e segue o padrão NUI – Natural User Interface, que é muito parecido com as interfaces que costumamos usar no dia a dia. Possui versões próprias para botões, rótulos de textos, formulários e assim por diante, o que garante consistência e portabilidade para o seu aplicativo.

Assim como o Python, a Kivy possui sua própria filosofia que pode ser resumida em algumas palavras-chave: moderna, rápida, flexível, focada, comunidade e gratuita. Ela também tem a sua própria linguagem para organização e estruturação, a Kivy Language.

Com a Kylanguage, você pode organizar a árvore de widgets utilizados e determinar propriedades e funções entre eles, separando a lógica da programação da interface do usuário, o que a transforma em uma excelente escolha para criação de uma interface gráfica com Python.

Tkinter para desenvolver uma Interface Gráfica com Python

Faz parte da biblioteca do Python e é instalada junto com o pacote padrão. Sua grande vantagem é a facilidade de uso e grande quantidade de recursos. Por ser nativo da linguagem Python, é muito prático e tudo o que é necessário para começar a usá-lo é importá-lo.

Com o Tkinter, é possível desenvolver interfaces gráficas com Python de maneira rápida, dinâmica e eficiente. Ele é multiplataforma e permite o desenvolvimento para Windows, Macs e maioria dos sistemas Unix.

Além disso, como foi lançado em 1990, é uma ferramenta estável e que conta com uma grande variedade de extensões e suporte para o desenvolvedor, com fóruns ativos e muitas soluções disponíveis.

wxPython para Interface Gráfica com Python

É um conjunto de ferramentas para interface gráfica com Python que trabalha através de plataforma cruzada. Ele permite o desenvolvimento de programas com um modelo de GUI robusto e altamente funcional de maneira simples e fácil.

Ser uma plataforma cruzada significa que ele vai rodar bem sem precisar de modificações em diferentes plataformas, como Windows, Mac OS X e Linux.

Escrito em código aberto, o wxPython deve ser implementado como um módulo de expansão da biblioteca nativa do Python e engloba a popular plataforma cruzada wxWidgets, que é escrita em C++.

Ainda não trabalha com Python?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação.

Inicialmente famosa por seu uso em processos de automação, inteligência artificial e ciências de dados, hoje a linguagem é usada de maneira bastante diversificada e está presente em todas as empresas de tecnologia e inovação que fazem parte do nosso dia a dia.

O fato é que a linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Python é a linguagem que mais cresce no mercado e vai continuar crescendo no futuro.

Ao dominá-la, você vai abrir novas portas de carreira e entrar num dos mercados com maior média salarial da área de tecnologia e alta demanda por profissionais qualificados.

Para dominar o Python, nada melhor do que fazer um bom curso.

Na hora de aprender Python, é importante escolher um curso completo e com certificado reconhecido pelo mercado | Imagem por Freepik

Aprenda Python!

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Em suma, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos e uma grande experiência de ensino.

Como resultado, essa experiência que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Ah! Ainda mais importante também é lembrar que, ao final do nosso curso, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia.

Ele não só atesta que você possui conhecimentos em Python, como também já está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Então, que tal já ter um gostinho do estilo ByLearner de ensino e baixar um ebook completo e totalmente grátis?

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código:

Boas Práticas com Python

Baixe gratuitamente nosso e-book completo no link abaixo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Aliás, nós estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.