fbpx
Usando Python para scripts

Você sabia que Python para scripts é uma escolha cada vez mais popular? Mas será que ela é uma linguagem de script?

Um script é uma coleção de comandos em um arquivo projetada para ser executada como um programa e não pelo processador do computador, como acontece com linguagens compiladas. O arquivo pode conter funções e módulos variáveis, mas a ideia central é que ele possa rodar e cumprir uma tarefa específica a partir de uma linha de comando. Um exemplo clássico disso são as linguagens para prompts de comando, como no arquivo batch Windows.

Em geral, é mais rápido e fácil programar usando uma linguagem de script do que uma mais estruturada e compilada, como C ou C++.

Neste texto, vamos focar em discutir se Python é uma linguagem de script, mostrando o que significa uma linguagem de script, contando um pouco de sua história e suas principais vantagens. Por fim, vamos explicar por que Python para scripts é tão popular. Vamos lá?

Entendendo o que são linguagens de script

python para scripts
Uma linguagem de script é uma linguagem interpretada, sendo rodada sem necessidade de um compilador | Imagem por pikisuperstar / Freepik

Existe muita polêmica acerca da definição do que é  uma linguagem de script e se uma linguagem de script é uma linguagem de programação.

Pode-se dizer, no entanto, que uma linguagem de script é uma linguagem de programação que não é compilada. Isso quer dizer que é possível executar e testar um código imediatamente depois de escrevê-lo, facilitando bastante as atualizações. Em outras palavras, linguagens de script são linguagens interpretadas. O interpretador executa o programa apenas traduzindo comandos em uma série de uma ou mais sub-rotinas que depois são traduzidas em outras linguagens.

Um script é interpretado no momento que o código é executado e não antes, como nas linguagens compiladas, onde o compilador traduz o código escrito em uma linguagem de alto nível em uma linguagem de nível mais baixo que será executada pelo programa.

Geralmente, uma linguagem de script fica atrás de uma outra linguagem principal e tem menos acesso às habilidades nativas do computador. Uma linguagem compilada executa mais rápido do que uma interpretada porque todo o seu código é traduzido para linguagem nativa da máquina, sendo analisado apenas uma vez no ciclo completo. Uma linguagem interpretada, por outro lado, é analisada a cada uso e tem a sua execução pausada quando um erro é encontrado.

Por outro lado, linguagens de script têm uma natureza menos complicada, são mais fáceis de aprender e utilizar no dia a dia. Além disso, são extensíveis para lidar com problemas do dia a dia que não foram previstos e são muito mais fáceis para realizar atualizações e manutenções. Além disso, elas normalmente são multiplataforma, podendo ser utilizadas em sistemas operacionais diversos sem necessidade de adaptações.

Mas, afinal de contas, Python para scripts é real?

Inicialmente, um script era usado apenas para automatizar tarefas através de linhas de comando (shell). As linguagens de script convencionais, portanto, não eram usadas para propósitos gerais, mas apenas para juntar sequências de ações ou controlar e expandir aplicações.

Com o tempo, as linguagens de script foram ficando mais e mais complexas, além de mais capazes e a separação clara entre linguagem de programação e linguagem de script foi apagada. A grande mudança de paradigma veio com o surgimento da Perl, inicialmente criada para ser apenas mais uma linguagem de script.

Atualmente, você pode escrever scripts usando praticamente qualquer linguagem de programação, assim como é possível escrever programas inteiros com linguagens que antes seriam consideradas apenas de script. Script não é mais apenas um meio de realizar tarefas específicas ou controlar uma aplicação e não existe mais a separação entre linguagem de script e linguagem de programação.

Hoje em dia, as linguagens de script são caracterizadas por serem interpretadas e não compiladas e possibilitarem o desenvolvimento de qualquer programa com apenas algumas centenas de códigos.

Python é uma linguagem de uso geral extremamente poderosa e não deve ser entendida como uma linguagem de script em seu sentido tradicional. No entanto, Python para scripts é uma escolha cada vez mais popular.

Por que usar Python para scripts?

Python para scripts tem sido cada vez mais utilizada por sua facilidade aliada à versatilidade | Imagem Freepik

Por que utilizar o Python para scripts? Simplicidade, legibilidade e robustez.

Essas são apenas algumas das características que transformaram rapidamente o Python em uma verdadeira febre no mundo da programação.

O fato é que a linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado, passando à frente de várias concorrentes e conquistando o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Um dos maiores usos de Python para scripts sem sombra de dúvidas é na implementação de processos de automação, aumentando a sua produtividade, economizando tempo e ainda reduzindo custos. Em texto anterior, nós te contamos tudo o que você precisa saber sobre como usar Python para processo de automação, não deixe de conferir.

Bem,  você ByLearner com certeza já sabe todos os motivos que fizeram do Pyhton uma verdadeira febre na indústria de tecnologia, não é mesmo?

Mas aqui temos quatro motivos que vão te fazer escolher o Python para scripts:

Simplicidade do Python para scripts

Produtividade e legibilidade são os pilares de fundação do Python. Por isso, ela é uma linguagem que possui uma síntese clara e elegante, com ênfase em linguagens naturais, o que facilita bastante a sua leitura. É possível entender seu código intuitivamente e de maneira fluída, sem a necessidade de conhecimentos prévios em outras linguagens.

Essa orientação à simplicidade e fluidez foi traduzida em uma lista de 19 princípios desenvolvidas pelo programador Tim Peters e ficou conhecida como o Zen do Python. Ficou curioso para saber mais sobre esta incrível lista de aforismo? Aqui te contamos tudo.

Curva de aprendizagem rápida

Por ser uma linguagem focada na simplicidade e ter uma sintaxe concisa e clara, a curva de aprendizagem do Python e consideravelmente menor quando comparada a outras linguagens. Isso é uma grande vantagem do uso do Python para automação já que o grande objetivo aqui é aumento de produtividade e economia de tempo, não é mesmo?

Excelentes IDEs

Como já te contamos antes, Python possui uma boa variedade de IDEs para desenvolvimento. Para testes, destaca-se o PyCharm, que suporta testes visuais.

Outra grande aposta é o Visual Studio Code, que possui extensões para tudo o que você precisa para trabalhar com Python para automação.

Código aberto e grande popularidade

Python é uma linguagem de código aberto, cuja documentação disponível é rica e detalhada. É possível encontrar muita coisa pronta, o que facilita o desenvolvimento. Outro ponto positivo é ele possui uma comunidade grande e engajada, com fóruns de desenvolvedores muito ativos e muito abertos a explorar novas abordagens e compartilhar soluções. Então, se você trabalha com Python para automação, é possível encontrar online saídas para diversos problemas, o que é de grande importância não somente para iniciantes com dúvidas básicas, mas também para desenvolvedores experientes com problemas complexos.

Quer tornar-se um desenvolvedor Python e abrir inúmeras portas de carreira?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade, assim como exploramos anteriormente são os melhores motivos para escolher o Python como sua linguagem de programação.

Citamos diversos motivos para que você esteja querendo aprender Python para scripts, ou em qualquer outra área.

Então, o que você está esperando?

Aprenda Python

Para dominar o Python para scripts, nada melhor do que fazer um bom curso.

curso de python completo
Na hora de aprender Python, é importante escolher um curso completo e com certificado reconhecido pelo mercado | Imagem por Freepik

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLearn e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Estudando na ByLearner você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você. Você contará com diversas apostilas e também livros oficiais!

Vem aprender a descobrir essa linguagem poderosa e divertida que vai abrir muitas portas no seu futuro profissional.

Em suma, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos e uma grande experiência de ensino.

Como resultado, essa experiência que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Ah! Ainda mais importante também é lembrar que, ao final do nosso curso, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia.

Ele não só atesta que você possui conhecimentos em Python, como também já está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Então, que tal já ter um gostinho do estilo ByLearner de ensino e baixar um ebook completo e totalmente grátis?

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código:

Boas práticas com Python

Baixe gratuitamento nosso e-book completo no link abaixo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Aliás, nós estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.