fbpx
Criando uma API RESTful

Aqui vamos te contar que requisitos uma API precisa ter para ser considerada RESTful (uma API RESTful) e como elas funcionam e onde são utilizadas.

Apesar de serem invisíveis para a maioria dos usuários finais, as APIs são parte fundamental da construção de uma aplicação para a internet, seja ela pública ou de uso privado. Elas estão presentes em ações tão cotidianas quanto enviar uma mensagem instantânea a partir do aplicativo do Facebook, conferir a previsão do tempo no seu celular ou ver a localização de um hotel ou de uma loja sem precisar sair da página do próprio estabelecimento.

Com esta nossa pequena introdução, você já percebeu que as APIs realmente fazem parte do seu dia a dia, não é? Vamos relembrar o conceito de uma API?

O que é uma API?

Uma API é um conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem que softwares com linguagens muito distintas entre si se comuniquem de maneira rápida e em segurança. Assim, é possível conectar tecnologias diferentes e fazer com que funcionalidades de um aplicativo específico possam ser usadas em outros de maneira prática e simples, sem dificuldade para o usuário final.

Dessa maneira, quando uma empresa deseja que seus softwares possam ser associados a outros serviços, elas disponibilizam códigos e instruções para que eles possam ser anexados pelos programadores. Um exemplo disso é o Google Maps, que pode ser facilmente acessado a uma página de um hotel ou uma loja para indicar ao público sua localização exata e a melhor maneira de chegar lá. Outro uso bastante comum das APIS é dentro de sistemas de pagamento online, que rodam automaticamente em sites de compras. Ou ainda o registro em sites e lojas on-line a partir do perfil do Facebook.

Ah! Em texto anterior, te contamos com mais detalhes o que são APIs, como você as utiliza no seu dia a dia e como elas podem fazer toda a diferença na página do seu negócio. Não deixe de conferir 😉

Vamos lá aprender a criar uma API RESTful?

O que é uma API RESTful?

API RESTful
Uma API RESTful é uma interface que realiza a conexão entre aplicações diversas através do padrão de arquitetura REST |Imagem por Freepik

Uma API RESTful nada mais é do que uma API estruturada a partir dos princípios REST. Em outras palavras, é o desenvolvimento de soluções ou serviços a partir de um conjunto de boas práticas padronizadas que visa guiar a arquitetura de um projeto para internet a partir do protocolo HTTP.

Se você quer entender melhor o que significa HTTP, o protocolo de rede responsável por cerca de 80% de todo o tráfico na internet, não deixe de conferir nosso texto sobre o assunto, certo?

Mas, antes de entrarmos diretamente no nosso tópico, vamos relembrar rapidamente os princípios de funcionamento do REST?

Arquitetura REST

Em português, REST, Representational State Transfer, pode ser traduzido como Transferência de Estado Representacional. É uma abstração da arquitetura web pensada para aumentar a eficiência e agilizar a navegação na internet.

Em poucas palavras, REST é um conjunto de princípios, regras e restrições que têm como objetivo o desenvolvimento de interfaces bem definidas para aplicações web, desenhando a maneira como navegamos na internet. Como resultado a boa utilização dessas práticas, temos um alto aproveitamento da infraestrutura web, facilidade de execução e bom funcionamento da página. Em nosso texto anterior, te contamos em detalhes quais são esses princípios, não deixe de conferir! 😉

A REST surgiu em 2000 com uma tese escrita por Roy Fielding, um dos criadores do protocolo HTTP. Em seu texto, Fielding propunha novos métodos HTTP, com o principal objetivo de resolver problemas de semântica nas solicitações feitas sob o protocolo.

Podemos pensar o protocolo HTTP como uma ponte que organiza a troca de informações entre hosts de uma determinada página, o servidor que a abriga e os usuários. Ele funciona a partir de uma série de padrões e regras que fazem o conteúdo de uma página chegar até o usuário. O navegador que você utiliza é um cliente HTTP. Dessa maneira, quando você digita a URL de um site no seu navegador, ele envia as suas solicitações diretamente ao servidor que, por sua vez, interpreta a requisição e envia ao navegador as respostas às suas solicitações.

O que é necessário para criar uma API RESTful?

Para criar uma API RESTful é necessário o domínio de qualquer linguagem de programação web que permita uma interface HTTP. Além disso, é preciso entender como funciona o protocolo HTTP e dominar algum servidor web, como o Apache ou NGINX.

Apesar de a grande maioria das respostas dadas por uma API RESTful ser em JSON (acrônimo para JavaScript Objetc Notation, ou Objeto de Notação JavaScript, em português), você não precisa necessariamente dominar o JavaScript.

PHP, Ruby e Python também são excelentes linguagens de programação web para desenvolver uma API RESTful.

Como funciona uma API RESTful?

Uma API RESTful só é posta em ação quando acontece uma requisição, entrando em funcionamento para aumentar a performance, sobretudo em situações de concorrência, quando muitos usuários estão fazendo a mesma requisição. A API RESTful utiliza verbos para definir o que está sendo requisitado e produzir uma resposta.

Os principais verbos são:

  • GET: Pedido de dados. A API RESTful precisa então buscar os dados solicitados em um banco e devolvê-los. Na maioria das vezes, o retorno é feito em formato JSON, por ser ter uma compatibilidade simples entre linguagens e frameworks.
  • POST: Cria um recurso, ou seja, o objeto que está sendo tratado especificamente.
  • PUT: Atualiza o recurso solicitado com alguma informação.
  • PATCH: Atualiza somente uma parte do recurso.
  • DELTE: Exclui determinado dado.

A API RESTful realiza todas essas operações através das URLs nas quais são feitas as requisições. Por sua vez, cada URL é composta por um método HTTP e um cabeçalho com informações de autenticação, dados de origem e formato de retorno.

Quer tornar-se um desenvolvedor?

se torne um desenvolvedor
Há uma grande oferta de vagas para desenvolvedores web no Brasil e dominar Python é um diferencial | Imagem por Freepik

Você sabia que Python é uma excelente escolha tanto para desenvolvimento web, quanto para desenvolvimento mobile?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação. Inicialmente famosa por seu uso em processos de automação, inteligência artificial e ciências de dados, hoje a linguagem é usada de maneira bastante diversificada e está presente em todas as empresas de tecnologia e inovação que fazem parte do nosso dia a dia. O fato é que o Python tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Além disso, Python tem uma excelente seleção de frameworks para diferentes usos e, ao escolher o que mais se adapta às suas necessidades, você terá um grande atalho para começar seu projeto que poderá ser realizado com muito mais rapidez e facilidade. Além disso, combinando Python com um framework, você terá um código muito mais rápido e estável.

Então, o que você está esperando?

Aprenda Python!

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLearn e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Estudando na ByLearner você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais.

Vem aprender essa linguagem poderosa e divertida, abrindo as portas do seu futuro profissional.

O mercado de trabalho nessa carreira está cada vez mais promissor, você pode conferir todo o necessário aqui.

Então, que tal já ter um gostinho do estilo ByLearner de ensino e baixar um ebook completo e totalmente grátis?

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código:

Boas Práticas com Python

Baixe totalmente grátis no link abaixo nosso ebook completo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Aliás, nós estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.