fbpx
Python para games: frameworks e bibliotecas

Você sabia que pode usar Python para games? Além de ter uma sintaxe clara e intuitiva, a linguagem possui uma série de frameworks para te ajudar a criar o seu jogo do zero

Você com certeza já ouviu falar que Python é a linguagem número um no mercado e que pode ser usada em praticamente todas as áreas, certo? Isso porque Python é uma linguagem poderosa e versátil, com a vantagem de possuir uma sintaxe legível e simples.

No entanto, você sabia que pode usar Python para games?

Isso mesmo! 

Então, se você quer entrar na área de desenvolvimento de jogos, o post de hoje foi feito especialmente para você.

Python para games: conheça os principais frameworks e bibliotecas

Que tal criar seu jogo do zero com Python para games? Então, confira nossa lista de frameworks e bibliotecas | Imagem Freepik

Eu sempre digo que Python é a linguagem ideal para pessoas que estão aprendendo a programar e querem colocar a mão na massa. Desse modo, no desenvolvimento de jogos não poderia ser diferente. 

Há uma série de frameworks para quem quer trabalhar com Python para games. Aqui fiz uma lista dos meus 5 favoritos:

1.PyGames: a biblioteca mais famosa de Python para games

O PyGame é uma biblioteca do Python que estende o SDL (Simple DirectMedia Layer). O PyGame funciona como um módulo do Python que fornece uma API para o SDL, além de várias implementações para criações gráficas com foco em jogos. 

2. Soya3D

É um módulo Python de alto nível para a criação de games em 3D. Multiplataforma, o Soya3D tem como foco desenvolvimento rápido e facilidade de uso. Seu objetivo é permitir que desenvolvedores amadores criem jogos 3D sofisticados inteiramente na linguagem Python. 

3. Kivy

Biblioteca open source Python para rápido desenvolvimento de aplicativos, podendo criar interfaces inovadoras com multi toques tanto para desktop como para mobile. Por isso, é possível utilizar poucas linhas de código para criar jogos simples e funcionais. 

Confira aqui nosso artigo sobre a

4. Pyxel

Se você curte jogos retrô, então não pode deixar de conhecer o Pyxel. Trata-se de uma engine para desenvolvimento de jogos que segue as limitações dos consoles fictícios PICO-8 e TIC-80. O Pyxel vem com um editor embutido para criação de sprites, tilemaps e efeitos sonoros.

5. Arcade

Arcade é uma biblioteca Python fácil de aprender para criar jogos 2D. É ideal para pessoas que estão aprendendo a programar por ser extremamente intuitiva e fácil de usar. 

4 projetos divertidos de Python para games

Que tal utilizar habilidades fundamentais e lógica básica de programação em projetos Python para games?

Abaixo, reunimos uma lista com  4 projetos de jogos para desenvolvedores que estão começando. Seguindo nossas dicas, você vai poder colocar em prática habilidades fundamentais do Python, como por exemplo: matrizes, variáveis, input de dados, listas e fluxos elaborados.

E de quebra ainda se divertir horrores com jogos clássicos como jogo da velha e forca!

Simulador de dados

Um simulador de dados deve gerar um valor aleatório entre 1 ou 6 e permitir que o usuário rode o script quantas vezes quiser. Desse modo, você pode exercitar seus conhecimentos em: geração de valores, tratamento de exceções, condicionais if/Else.

Jogo de forca

Esse é um grande clássico! O jogo funcionará da seguinte maneira: o usuário irá digitar uma letra e o programa deve conferir se a letra está presente na palavra ou não. As palavras ficam em arquivo .txt separado. Assim, você poderá exercitar suas habilidades em leitura de arquivos e programação orientada a objetos.

Jogo de aventura

Aqui seu objetivo será criar um jogo no qual o protagonista é a pessoa rodando o seu script. Cada pergunta respondida, moverá a pessoa no jogo de acordo com as condições que você determinar. É uma excelente oportunidade de treinar: controle de fluxo elaborado, saída de dados, input de dados, while, listas.

Jogo da velha

O seu desafio será criar um tabuleiro que permite que dois jogadores joguem o clássico jogo da velha. Desse modo, é uma excelente oportunidade para colocar em prática seus conhecimentos de matriz e variáveis.

Aprenda Python na ByLearn e conquiste um certificado amplamente aceito pelo mercado

É fundamental garantir um conhecimento sólido na sua área de atuação, investindo em um curso com certificação amplamente aceita pelo mercado.

se torne um desenvolvedor
Com a ByLearn você vai agilizar o seu aprendizado e sair com um certificado amplamente aceito no mercado | Imagem Freepik

A ByLearn tem o melhor e mais completo curso para aprender a programar do zero com Python. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem.

Estudando na ByLearn você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você. Além disso, você irá contar com apostilas e livros oficiais, venha aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida.

Curso do Python completo e com certificação?

Venha aprender sua primeira linguagem de programação na ByLearn

Python completo – de Júnior a Sênior

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.