fbpx
Aprenda a fazer uma API RESTful com Django

Aqui vamos te ensinar a desenvolver uma API RESTful com Django, uma excelente escolha para facilitar e agilizar o seu trabalho já que o Django possui uma biblioteca exclusiva para o desenvolvimento de APIs RESTful. Com foco em produtividade, o Django REST Framework te ajuda a criar APIs poderosas de forma extremamente rápida.

As APIs estão presentes em ações tão cotidianas quanto enviar uma mensagem instantânea a partir do aplicativo do Facebook, conferir a previsão do tempo no seu celular ou ver a localização de um hotel ou de uma loja dentro da página do próprio estabelecimento. Elas conectam tecnologias diferentes e fazem com que funcionalidades de um aplicativo específico possam ser usadas em outros sem dificuldade para o usuário final.

No nosso último texto, conversamos sobre a construção de APIs utilizando o padrão de arquitetura REST, que vem se tornando cada vez mais popular no desenvolvimento de interfaces que utilizam web services.

Você, ByLearner que está acompanhando todas as nossas postagens, já está por dentro da importância das APIs para o desenvolvimento de um projeto web ou mobile, não é mesmo?

Então, o que você está esperando para criar uma API RESTful com Django para o seu projeto? Continue lendo nosso texto para descobrir mais sobre o DRF.

Por que Django?

Desenvolver uma API RESTful com Django é prático e rápido com o DRF | Imagem por slidesgo / Freepik

O Django é um dos frameworks mais usados para desenvolvimento web e está no top 10 da Pesquisa Anual de Desenvolvedores da Stack Overflow.

Ele é famoso por ser um framework completo, que oferece todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote. Utilizando o padrão de projeto MTV (Model, Template e View), o Django permite que você pule todos os passos iniciais para criação de uma aplicação padrão e possui um painel de administração que permite o gerenciamento rápido de banco de dados, o que é uma grande economia de tempo e de trabalho.

Usando o DRF para criar uma API RESTful com Django

O Django REST Framework é uma biblioteca Python já madura, com ampla documentação e de código aberto. Seu principal objetivo é ajudar desenvolvedores a construir uma API RESTful com Django com praticidade e eficiência. Com ele, é possível criar, visualizar e anular chaves de API através da administração do site ou de ajudantes embutidos programados.

Além disso, o DRF é extremamente seguro, com proteção por senha armazenada em bancos de dados e visíveis apenas no momento da criação. Também é possível bloquear tráfego anônimo e identificar padrões de uso através de informações de requisições.

Ele é modular, flexível e possui uma arquitetura altamente customizável, fazendo com o que o trabalho de desenvolvimento seja simples ao mesmo tempo em que tem como resultado APIs complexas e eficientes, que satisfazem completamente as necessidades do seu projeto. O principal objetivo do DRF é dividir o modelo, generalizando a representação e customizando conjuntos de visualizações a partir de categorias de classe através do mapeamento o processo entre as visualizações e os objetivos finais da API.

Principais vantagens do DRF para criação de uma API RESTful com Django

O Django REST Framework é simples, mas extremamente poderoso e possui inúmeras vantagens para a criação de uma API RESTful com Django. Seus recursos vão desde os processos e políticas de autenticação, até cobertura embutida de testes do código fonte.

Outra importante vantagem com certeza é a sua documentação extensa e a sua grande comunidade. Totalmente de código aberto, o DRF possui inúmeros fóruns de desenvolvedores muito ativos e muito abertos a explorar novas abordagens e compartilhar soluções.

Alguns recursos merecem um pouco mais de detalhes:

API RESTful com Django é navegável na web

O DRF possui uma interface completa para criação de uma API RESTful com Django compatível com diversos tipos de mídia com a qual é possível interagir completamente através de um navegador.

Autenticação

Com certeza, uma das principais vantagens do Django é a autenticação. Ele é compatível com amplas categorias de esquemas de autenticação: autenticação básica, por token, autenticação por sessão, autenticação remota do usuário, autorização OAuth

O DRF roda todos esses esquemas de autenticação a partir do início da visualização, ou seja, antes mesmo que qualquer outro código seja processado, determina os limites da requisição e realiza o processo de throttling, decidindo se a requisição a caminho tem ou não permissão para ser processada.

Serialização e desserialização com a API RESTful com Django

Serialização é o processo de converter dados complexos, como QuerySets e instâncias de modelo, em dados nativos do Python.

Assim, dados nativos como JSON ou XML, são mais facilmente renderizados. O DRF oferece suporte à serialização por meio de classes de serializadores semelhantes às classes Form e ModelForm do Django, ajudando a controlar a saída das respostas. Os serializadores também fazem a desserialização, permitindo que dados analisados possam ser convertidos de volta em tipos complexos.

Ainda não trabalha com Django?

API RESTful com Django
Python é a linguagem que mais cresce no mercado e possui um dos maiores salários salários iniciais da área de tecnologia | Imagem por Freepik

Que tal aprender Python e começar a trabalhar com o Django?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação, conquistando espaço em áreas cada vez mais diferentes. Python tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo. É quase impossível encontrar um ramo da área de programação onde a linguagem em código aberto criada por Guido Van Russen não é usada.

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Em suma, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos e uma grande experiência de ensino.

Como resultado, essa experiência que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Ah! Ainda mais importante também é lembrar que, ao final do nosso curso, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia.

Ele não só atesta que você possui conhecimentos em Python, como também já está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Aprenda Python!

Então, que tal já ter um gostinho do estilo ByLearner de ensino e baixar um ebook completo e totalmente grátis?

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código:

Boas Práticas com Python

Baixe no botão abaixo nosso e-book completo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Aliás, nós estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.