fbpx
Conheça o Django, o framework Python mais usado para desenvolvimento web

Django é um dos frameworks mais usados para desenvolvimento web, estando no top 10 da Pesquisa Anual de Desenvolvedores da Stack Overflow. Mas por que ele é tão popular e tão usado pelos grandes nomes da tecnologia?

O Django é famoso por ser um framework completo, que oferece todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote. Utilizando o padrão de projeto MTV (Model, Template e View), ele permite que você pule todos os passos iniciais para criação de uma aplicação padrão e possui um painel de administração que permite um gerenciamento rápido do banco de dados, o que é uma grande economia de tempo e de trabalho.

Que tal descobrir mais um pouco sobre ele, o que ele faz e por que utilizá-lo?

O que é Django?

Django é um framework gratuito e de código aberto para desenvolvimento web totalmente escrito em Python.

Django é um framework gratuito e de código aberto para desenvolvimento web totalmente escrito em Python.
Django é o framework Python mais usado para desenvolvimento web
Imagem por stories / Freepik

Um framework, como sabemos, é uma coleção de módulos que reúnem funcionalidades e facilitam o desenvolvimento. Com isso, você pode criar aplicações ou sites de uma fonte já existente, no lugar de ter que fazer tudo do zero. Se você tivesse que fazer tudo do início, seriam necessários dias e dias de trabalho para realizar um site com funcionalidades como sistema de autenticação, formulários de contato, caixas de comentário.  Com um framework, todos esses componentes e outros já estão construídos e você precisaria apenas configurá-los e adaptá-los para as necessidades do seu projeto.

No site oficial do projeto, o Django é descrito como um framework de alto nível, desenvolvido totalmente em Python, com um design pragmático e que encoraja o desenvolvimento rápido e limpo. Ele possui uma grande coleção de módulos e funcionalidades e, com ele, você pode focar no que realmente importa, pulando etapas e economizando bastante tempo e trabalho.  

Ele é um framework bastante flexível e altamente extensível, o que permite que os desenvolvedores o configurem de acordo com aquilo que precisam. Outra grande vantagem do Django é que sua linguagem de template foi pensada para ser confortável e fácil de aprender para qualquer pessoa que trabalhe com HTML, como designers e desenvolvedores front-end.

Para que precisamos do Django para desenvolvimento web?

Além de todas as vantagens para o processo de desenvolvimento, descritas acima, para entender a importância de um framework para desenvolvimento web, é preciso também entender um pouco como funcionam os servidores e como os sites são exibidos.

Neste texto, te mostramos um pouco sobre como a internet funciona, explicando em detalhes o funcionamento do protocolo de rede mais usado, o HTTP. Mas vamos recapitular um pouco, certo?

Para uma página web ser exibida corretamente, é preciso haver uma comunicação entre o servidor e o seu computador | Imagem por stories / Freepik

Para acessar um site, o usuário envia uma solicitação a um servidor e este servidor é responsável por exibir a página em formato de texto, imagem, vídeos e outras mídias. Este servidor se conecta aos diferentes computadores através de protocolos de rede, com uma linguagem universal e padronizada.

Todas as vezes que uma solicitação chega a um servidor, ela é transmitida para o Django, que tenta entender todas as requisições e interpretá-las corretamente para exibir o conteúdo da página web a ser acessada.

Por que usar o Django?

É fácil de usar

Django usa Python, a linguagem queridinha dos programadores.

Poderosa, versátil e flexível, mas simples e com uma sintaxe legível, Python é uma linguagem fácil de aprender. Portanto, você rapidamente vai ser capaz de dominar também o Django.

É rápido e simples

O objetivo principal do Django é simplificar a vida do desenvolvedor e é muito eficiente nisso.

Ele utiliza o princípio do desenvolvimento rápido e permite que você faça mais de uma iteração por vez sem ter que começar tudo do zero. Além disso, ele adota a filosofia do DRY (sigla inglesa para Don’t Repeat Yourself, ou Não Repita a Si Mesmo em bom português). Ou seja, você pode reutilizar códigos preexistentes e focar apenas no que é novo no seu projeto.

Ampla documentação

Django possui uma comunidade muito ativa em inúmeros fóruns, sites e canais. É fácil achar ajuda quando necessário e encontrar soluções para erros. Além disso, ele é todo desenvolvido em código aberto e possui uma ampla documentação disponível na internet.

Ele também possui atualizações frequentes e constantes lançamentos de novos pacotes, o que significa dizer que ele melhora a cada dia.

Seguro

Segurança também é uma das prioridades do Django e ele possui um sistema que ajuda seus usuários a se protegerem dos problemas de segurança mais comuns. Seu sistema de segurança está sempre sendo atualizado.

Flexível

Com Django você pode desenvolver todos os tipos de projeto e de todos os tamanhos e capacidades, não importa em qual plataforma seu projeto está baseado. Ele roda bem no Mac, Linux ou Windows.

Ele possui uma boa variedade de recursos extras e é escalável, podendo ser usado para aplicações com tráfego pesado e grande volume de informação. Além, disso, ele funciona bem com a maioria dos bancos de dados e permite que você escolha o mais adequado ao seu projeto.

Ainda não trabalha com Python?

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas práticas com Python

Baixe nosso e-boom completo e totalmente grátis no link abaixo

E você? Já usa Django? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.