fbpx
O mercado de trabalho para desenvolvimento web com Django

Nos últimos anos, as carreiras de TI tiveram um crescimento vertiginoso. No Brasil, dentro da área de desenvolvimento, a maior oferta ainda é para programadores web.

No entanto, é preciso estar atento ao fato de que, no mercado de trabalho da indústria de software, a tecnologia que você domina faz toda a diferença.

Como vimos nas pesquisas anuais da Stack Overflow e da JetBrains, Python é a linguagem que mais cresce em popularidade e em demanda. Python ocupa a primeira posição como linguagem mais desejada por aqueles que pretendem expandir seus conhecimentos e é a terceira linguagem mais usada por desenvolvedores. No mercado de trabalho, Python também brilha, figurando no top 10 dos salários mais altos do mercado e com maior demanda dentro das grandes empresas.

Então, nada melhor do que unir as duas tendências e usar Python para desenvolvimento web, certo?

Um dos frameworks mais usados para desenvolvimento web é o Django. Famoso por ser um framework completo, o Django oferece todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote e permite que você pule todos os passos iniciais para criação de uma aplicação padrão. Se você ainda não está familiarizado com o Django, não deixe de ler nossos textos anteriores: Conheça o Django, o framework Python mais usado para desenvolvimento web e Vantagens do Django.

Por que as empresas amam o Django?

Há uma grande oferta de vagas para desenvolvedores web no Brasil e dominar Django é um diferencial
Há uma grande oferta de vagas para desenvolvedores web no Brasil e dominar Django é um diferencial | Imagem por vectorpouch / Freepik

Desde 2016, o Instagram usa o Python como principal linguagem de programação, tendo feito em 2017 uma enorme mudança para o Python 3 e anunciado que estavam gerenciando o maior projeto de desenvolvimento web de Django. O aplicativo que hoje pertence ao Facebook tem cerca de 400 milhões de usuários ativos e um volume de compartilhamento de fotos e vídeo na casa dos 95 milhões. Por isso, o anúncio foi muito discutido.

Assim como a Instagram, inúmeras grandes empresas de tecnologia têm adotado o Django como principal ferramenta. Mas o que explica esse enorme sucesso?

Totalmente escrito em Python, o Django permite o desenvolvimento de páginas de maneira mais rápida e elegante, com o menor uso possível de códigos. Se a linguagem Python ficou famosa por sua sintaxe simples e legível, muito próxima ao inglês, o Django segue a mesma linha. Por isso, especialmente quando comparada a outras linguagens, o ele possui uma curva de aprendizagem curta, o que significa dizer que você conquistará rapidamente segurança para trabalhar com ele.

Ele é guiado pela premissa DRY (sigla inglesa para Don’t Repeat Yourself, ou Não Repita a Si Mesmo em bom português) e permite e um excelente reaproveitamento de códigos, sendo necessárias apenas pequenas modificações e adequações para o seu projeto.

Por fim, um destaque dentre as vantagens do Django é sua parte administrativa. O framework fornece uma interface completa de controle e gerenciamento de conteúdo com a geração automática de uma página de administração, sendo necessário apenas definir os modelos no banco de dados.

Ofertas de vagas para desenvolvimento web com Django

Atualmente, Python está na crista da onda e há uma grande quantidade de vagas em para desenvolvedores web que trabalham com a linguagem e, neste caso, dominar o Django é um grande diferencial. É possível encontrar vagas em agências, start ups e grandes empresas, divididas em trabalho presencial e remoto.

Uma rápida busca no Linkedin mostra mais 200 vagas disponíveis para desenvolvedores Django. A maioria das vagas disponíveis são para desenvolvedores full stack, seguidas das vagas destinadas a desenvolvedores front-end.

Salários para desenvolvimento web com Django

Dominar Django pode respresentar um acréscimo de 10% no salário de um desenvolvedor web
Dominar Django pode respresentar um acréscimo de 10% no salário de um desenvolvedor web | Imagem por vectorpouch / Freepik

No Brasil, os desenvolvedores Python estão no topo da média salarial dentro de TI, como aponta reportagem da revista Exame que compara os salários de diversos profissionais da área de tecnologia. Como há uma escassez no mercado de programadores Python, a demanda é grande, o que se reflete diretamente nos salários pagos. A média salarial de um desenvolvedor web Python é de mais de 4 mil reais.

Além disso, segundo o GeekHunter, dominar o Python significa um acréscimo de cerca de 10% no salário de um desenvolvedor web.

Chegou a hora de começar a programar com Django

Não vê a hora de entrar no mercado de trabalho de Django, ter a liberdade de escolher onde vai trabalhar e conquistar altos salários, mas ainda não domina o Python?

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe nosso e-book completo no link abaixo

Vamos trocar uma ideia sobre o Django? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.