fbpx
Django e PHP: Qual a melhor alternativa para desenvolvimento web?

Aqui, nós vamos te explicar as principais diferenças entre Django e PHP. O primeiro é o framework Python mais usado para desenvolvimento web, enquanto o segundo é uma das mais tradicionais linguagens de programação para desenvolvimento web e ainda uma das mais usadas.

Nos últimos anos, as carreiras de TI tiveram um crescimento rápido e constante. No Brasil, dentro da área de desenvolvimento, a maior oferta ainda é para programadores web.  No entanto, é preciso estar atento ao fato de que, no mercado de trabalho da indústria de software, a tecnologia que você domina faz toda a diferença.

Por isso, na hora de escolher em qual tecnologia investir, é preciso estar atento a uma série de fatores: demanda do mercado, as necessidades específicas dos projetos que você pretende desenvolver, a curva de popularidade e o futuro que se espera para cada linguagem.

Django e PHP: qual escolher?

php e django, as diferenças
Entenda melhor as principais diferenças entre Django e PHP para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades | Imagem Freepik

Django e PHP são tecnologias bem estruturadas e testadas, usadas principalmente para desenvolvimento back-end. Enquanto o PHP tem uma longa fama e ainda é a linguagem mais utilizada para desenvolvimento web, o Python é a linguagem com o maior crescimento no mercado, ocupando a primeira posição na Stack Overflow 2020 de linguagem de programação mais desejada por profissionais que desejam enriquecer seus currículos com uma segunda linguagem de trabalho.

Conheça o PHP

PHP vem do acrônimo inglês Hypertext Preprocessor e é uma linguagem em código aberto de uso geral, mas popular especialmente para desenvolvimento web por poder ser embutida dentro do código HTML, a partir do uso de tags de início e fim. A fama do PHP vem de sua simplicidade para iniciantes, ao mesmo tempo em que fornece recursos avançados para desenvolvedores mais experientes.

Conheça o Django

O Django é um framework Python. Como já falamos em texto anterior, ele é famoso por ser um framework completo, que oferece todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote. Utilizando o padrão de projeto MTV (Model, Template e View), ele permite que você pule todos os passos iniciais para criação de uma aplicação padrão e possui um painel de administração que permite um gerenciamento rápido do banco de dados, o que é uma grande economia de tempo e de trabalho.

Django e PHP

Quando colocamos lado a lado Django e PHP, precisamos ter em mente que decidir-se pela utilização do Django é decidir por Python e todas as vantagens que esta escolha representa. Embora existam muito mais páginas desenvolvidas com PHP do que com Django, este quadro tende a mudar rapidamente. A popularidade PHP está caindo enquanto Python torna-se uma linguagem cada vez mais popular e tudo indica que essa curva ascendente se manterá no futuro.

Python é uma linguagem poderosa que pode ser usada em diversas áreas: inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação, desenvolvimento de jogos. É difícil encontrar uma área na indústria de software onde Python não é utilizado. Essa grande versatilidade do Python, faz com que o desenvolvimento web com Django seja muito mais atraente do que com PHP. Python também ganha no quesito simplicidade, sendo consideravelmente mais fácil de ler e de aprender. Por isso, desenvolver uma página com Django é uma tarefa muito mais simples e eficiente.

Mas, vamos às diferenças concretas?

Recursos

Django é um framework completo, com recursos e módulos embutidos, como, por exemplo, módulos de administração, autenticação, ambiente ORM, etc. Além disso, ainda existem frameworks para serem combinados com ele, como por exemplo o Django REST Framework. Todos esses módulos e expansões fazem com que o desenvolvimento seja eficiente e rápido.

Já o PHP é uma linguagem dinâmica que tem a grande vantagem de poder ser inserida em arquivos HTML. Para um desenvolvimento mais rápido e eficiente, existem bons frameworks PHP, como o Laravel, CodeIgniter e o Symfony. Foi o PHP que inaugurou a implementação de páginas dinâmicas na internet e por isso ele roda nativamente em servidores como Apache, Windows e Server e outros. Enquanto para usar o Django é necessário primeiro instalar o Python.

Upload de arquivos do Django e PHP

Django e PHP possuem mecanismos muito diversos para upload de arquivos | Imagem por stories / Freepik

Quando comparamos Django e PHP em relação a upload de arquivos, o Django ganha alguns pontos: é muito mais fácil fazer upload de arquivos usando Django do que PHP.

Para carregar imagens no Django, por exemplo, é possível utilizar o campo de imagem forms.py e ele fará a validação e codificação automaticamente, enquanto para fazer o mesmo com PHP você precisará escrever todos os códigos e não contará com uma checagem de erros. Mesmo utilizando um framework PHP, Django continua levando vantagens no upload e gerenciamento de imagens.

Suporte embutido para bancos de dados

Django inclui um ORM poderoso que é compatível com uma série de bancos de dados relacionais, como o SQLite, PostgreSQL, MySQL e Oracle. O ORM nativo do Django também permite que você crie e gerencie migrações de bancos de dados, além de possibilitar a criação e visualização de formulários de maneira rápida.

O PHP não vem com esta facilidade. Ainda que você tenha mais opções para escolher quando selecionar um banco de dados com PHP, você precisará escrever o código completo e pode ser difícil conectar um banco de dados utilizando PHP, especialmente para iniciantes. É preciso ter experiência com SQP ou outro banco de dados específico.

Rapidez e eficiência

A pedra fundamental da filosofia do Django é o paradigma DIY (Don’t Repeat Yourself ou Não repita a si mesmo, em português), que permite e um excelente reaproveitamento de códigos, sendo necessárias apenas pequenas modificações e adequações para o seu projeto.

O PHP, por outro lado, exige que você defina tudo previamente. Em PHP, os desenvolvedores precisam escrever todo o código padrão, processo que precisa ser repetido para cada novo aplicativo adicionado. Essa abordagem é demorada e requer experiência.

Padrões de segurança

Segurança com certeza é um dos principais atrativos do Django

O Django, por ter sido desenvolvido em uma época que o PHP já estava em uso há muito tempo, cobre todos os problemas de segurança do PHP. Ele tem proteção inata a vetores de ataque mais comuns, como CSRF, XSS, e injeção SQL.

Logicamente, também é possível construir sites seguros usando PHP, mas é um processo muito mais difícil.

Sintaxe e estrutura de projeto

Sem sombra de dúvidas, uma das grandes vantagens do Python é a sua sintaxe legível e intuitiva. Por isso, utilizar o Django pode ser extremamente prazeroso. PHP também é uma linguagem fácil, porém, pode ser confusa de ler, especialmente quando comparada a Python.

Um projeto construído com Django é construído através da reunião de aplicações diversas e segue uma estrutura lógica bem definida. No entanto, ela não é muito flexível. PHP, por outro lado, dá espaço para mais diversificação.

Chegou a hora de começar a programar com Django

Depois de conhecer mais a fundo as vantagens do Django, temos certeza de que você está louco para começar a trabalhar com ele.

Ainda não domina o Python?

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação, conquistando espaço em áreas cada vez mais diferentes. Python tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo. É quase impossível encontrar um ramo da área de programação onde a linguagem em código aberto criada por Guido Van Russen não é usada.

aprenda php e django
Que tal aprender Python com um curso completo e reconhecido pelo mercado? | Imagem Freepik

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Aprenda Python!

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos e uma grande experiência de ensino.

Essa experiência nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você.

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe no botão abaixo nosso e-book completo

Vamos trocar uma ideia sobre o Django? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.