fbpx
Top 5 aplicativos feitos com Django

O Django é queridinho entre os desenvolvedores web Python, famoso por ser um framework completo e por oferecer todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote. Por isso, o número de aplicativos feitos com Django cresce a cada dia e ele vem se tornando a escolha número das principais gigantes da tecnologia.

Você já conhece as principais vantagens do Django, que tal conhecer na prática como ele é usado? Neste texto, preparamos para você uma lista especial com o Top 5 dos aplicativos feitos com Django. Vamos lá?

Porque as empresas amam o Django

aplicativos feitos com django
O Django é o queridinho dos desenvolvedores web e os aplicativos feitos com Python com certeza já fazem parte do nosso dia a dia | Imagem por Freepik

Totalmente escrito em Python, o Django permite o desenvolvimento de páginas e aplicativos de maneira mais rápida e elegante, com o menor uso possível de códigos. Se a linguagem Python ficou famosa por sua sintaxe simples e legível, muito próxima ao inglês, o Django segue a mesma linha. Por isso, especialmente quando comparado a outras frameworks, o Django possui uma curva de aprendizagem curta e você conquistará rapidamente segurança para trabalhar com ele.

Ele é guiado pela premissa DRY (sigla inglesa para Don’t Repeat Yourself, ou Não Repita a Si Mesmo em bom português) e permite e um excelente reaproveitamento de códigos, sendo necessárias apenas pequenas modificações e adequações para o seu projeto. Por isso, aplicativos feitos com Django são mais fáceis de manter e de atualizar.

Por fim, outra razão que faz o sucesso do Django entre seus usuários é sua parte administrativa. O framework fornece uma interface completa de controle e gerenciamento de conteúdo com a geração automática de uma página de administração, sendo necessário apenas definir os modelos no banco de dados.

Conheça o top 5 dos aplicativos feitos com Django:

1. Disqus

Este é um dos maiores projetos de Django até o momento. O Disqus é um plugin para gerenciamento de comentários famoso por ser fácil de usar e eficaz, ele também possui uma ferramenta avançada para análises e um servidor configurável.

O Disqus foi construído do zero usando Django e ele é escalável a ponto de agora poder satisfazer seus milhões de usuários. O Django também foi utilizado para desenvolver alguns projetos paralelos que se tornaram extremamente populares, como o Sentry, uma ferramenta para reconhecimento de erro. Ao falar do Django, a equipe do Disqus sempre comenta sobre as soluções prontas para implementação e o apoio da comunidade de usuários.

2. Instagram

Desde 2016, o Instagram usa o Python como principal linguagem de programação, tendo feito em 2017 uma enorme mudança para o Python 3 e anunciado que estavam gerenciando o maior projeto de desenvolvimento web de Django escrito inteiramente em Python.

O Django está de acordo com os três princípios norteadores do Instagram: mantenha a simplicidade, não é necessário reinventar a roda e melhor ficar com tecnologias já testadas e sólidas. Juntos estes três princípios garantem a eficiência e praticidade, dois atributos extremamente importantes para uma empresa que cresce na velocidade do Instagram. O aplicativo que hoje pertence ao Facebook tem cerca de 400 milhões de usuários ativos e um volume de compartilhamento de fotos e vídeo na casa dos 95 milhões.

Com estes números, o Instagram precisa processar diariamente quantidades gigantescas de dados e gerenciar um número ainda maior de interações entre seus usuários. Além de utilizarem o Django, os desenvolvedores do Instagram também estão usando o Sentry, programa de reconhecimento erros do Disqus.

3. Spotify

Não é exagero falar que o Spotify modificou a maneira como as pessoas ouvem música, certo? Com opções de uso gratuito e pago, o Spotify disponibilizou para o público uma enorme biblioteca de músicas disponível em todos os aparelhos e sistemas operacionais.

Para desenvolver o aplicativo, o Spotify apostou no Python tanto para os serviços backend quanto para a programação de aprendizado de máquina. O Django foi utilizado para serviços de protótipos, scripts rápidos e processos de construção de templates.

4. YouTube

O YouTube dipensa apresentações, certo? Ele já se tornou sinônimo para “plataforma de compartilhamento de vídeo”. Originalmente, o projeto do YouTube foi desenvolvido em PHP, mas a necessidade constante de melhorar seu desempenho e adicionar novas funcionalidades forçou o YouTube a se voltar para o Python também.

Como os novos recursos e atualizações precisam ser implementados da maneira menos demorada e fácil possível, o Django é uma grande ajuda para a equipe de desenvolvedores do YouTube, permitindo que ajam de forma rápida e sem falhas.

5. Dropbox

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares para documentos, vídeos e fotos. Disponível para vários dispositivos, ele permite aos seus usuários acessá-lo em qualquer lugar, a qualquer hora.

A plataforma é alimentada principalmente por Python (tanto o servidor quanto o software cliente de desktop), e é por isso que seu desenvolvimento foi tão rápido. Os desenvolvedores do Dropbox também escolheram a estrutura Django para permitir o armazenamento, sincronização e opções de compartilhamento para vários tipos de arquivos.

Chegou a hora de começar a programar com Django

Depois de ver essa lista incrível com aplicativos feitos em Django, você com certeza está louco para começar a programar com Django, certo?

Entretanto, e se você ainda não domina o Python?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade.

Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação.

Atualmente, o Python vem conquistando espaço em áreas cada vez mais diferentes.

Como resultado, ele tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

É quase impossível encontrar um ramo da área de programação onde a linguagem em código aberto criada por Guido Van Russen não é usada.

Aprender Python é uma ótima escolha para pessoas que buscam entrar no mundo da programação e programadores que desejam se reciclar.

Aqui na ByLearn você tem a tranquilidade de fazer um curso completo e reconhecido pelo mercado |Imagem por Freepik

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior.

Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo.

Além disso, a equipe está sempre disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Aliás, ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos e uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Boas práticas com Python

Então, para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você.

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Clique no link e baixe totalmente grátis o nosso e-book completo

Vamos trocar uma ideia sobre o Django? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Por fim, nós estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.