fbpx
6 erros comuns de programadores iniciantes

Aprender a programar é muito divertido e estimulante, mas às vezes também pode ser intimidante e existem alguns erros comuns que você deve evitar a todo custo. Erros de planejamento, erros de estratégia, erros de abordagem. Muitas vezes, um pequeno detalhe pode afastar você da tão almejada entrada no mercado de trabalho.

Neste texto, vamos te contar 5 erros comuns de programadores iniciantes e algumas estratégias que você deve usar para não cair neles. Curioso? Então vamos lá!

5 erros comuns que você deve evitar a todo custo

Errar é humano e, uma hora ou outra, todo mundo vai cometer algum erro. Mas existem alguns erros comuns que se repetem o tempo inteiro e podem realmente fazer você perder muito tempo para corrigi-los ou até mesmo perder todo o trabalho feito.

Por isso, conhecê-los pode te ajudar a escapar deles. Conheça a nossa lista com os cinco erros comuns que quase todo programador iniciante comete em algum momento da jornada de aprendizado e começo da carreira.

Errar é humano e, uma hora ou outra, todo mundo vai cometer algum erro. Mas existem alguns erros comuns que se repetem o tempo inteiro e podem realmente fazer você perder muito tempo para corrigi-los ou até mesmo perder todo o trabalho feito.
Todo mundo já ouviu que errar é humano, certo? Mas existem alguns erros comuns que podemos evitar | Imagem por People vector por www.freepik.com

Não ter uma boa estratégia de estudo

Atualmente, temos à disposição milhares de livros, manuais, fóruns, palestras e tutoriais, materiais muitas vezes gratuitos. Para quem realmente quer aprender programação, a internet é uma biblioteca sem fim.

No entanto, um dos erros mais comuns de programadores iniciantes é não fazer uma boa estratégia de estudo e acabar se perdendo no caminho. É preciso definir um programa de estudos, com objetivos e passos necessários para chegar lá. É também muito importante dividir bem o tempo de estudo entre teoria e prática, lembrando sempre de pôr a mão na massa e testar as coisas que você aprendeu.  

Além disso, é comum que iniciantes caiam nos erros comuns de perder muito tempo pesquisando e nunca realmente começar a colocar as coisas em prática. Perguntas como “qual linguagem de programação ou estrutura devo escolher para aprender?” ou “qual banco de dados devo escolher para aprender?” são importantes, mas você não deve gastar meses lendo para tentar respondê-las e só então começar o seu plano de estudo.

Em suma: você precisa definir seus objetivos de aprendizagem e começar a colocar em prática o que aprendeu o mais rápido possível.

Escrever um código desorganizado

Um programador experiente pode identificar facilmente um iniciante examinando sua formatação de código. Alguns dos erros comuns que os iniciantes cometem na formatação do código são ignorar a indentação, uso inconsistente de novas linhas e espaços em branco, usar nomes ruins para variáveis ​​e funções ruins e não comentar o próprio código.

Muitas vezes iniciantes apenas se preocupam se o código está rodando ou não. Mas é extremamente necessário prestar atenção nas boas práticas da programação. Se você entregar um código confuso para outra pessoa, ela terá dificuldade em entender seu código, loops ou condicionais e terá trabalho dobrado.

Programar não é apenas escrever código e fazê-lo funcionar, seu código deve ser limpo, legível e de fácil manutenção, então sempre tente escrever um código bem estruturado. São as chamadas boas práticas na programação e nós temos um e-book que vai te ajudar a entendê-las melhor, elevando o nível do seu código.

Boas práticas com Python

Eleve o nível do seu código com nosso e-book gratuito

Não verificar o funcionamento do seu código constantemente

Esse com certeza é um dos erros comuns mais perigosos e mais comuns. Se você escreve código e não o verifica constantemente, com certeza vai ter muitos erros quando for tentar rodar o que produziu. Nesses casos, descobrir onde está o erro pode ser um verdadeiro pesadelo.

Um bom desenvolvedor verifica o funcionamento do código apenas para ter certeza de que o recurso que está implementando está se comportando da mesma maneira que deveria. Quando você verifica o comportamento do código, fica mais fácil depurar problemas, se você deixa seu código se acumular, pode ter que enfrentar um cenário onde dez problemas estão conectados e todo o aplicativo terá um comportamento inesperado.

Não fazer backup

Este é um dos erros comuns que qualquer programador pode cometer, especialmente como um iniciante. Pense em uma situação em que você se esforçou tanto para fazer um projeto e depois de duas semanas você descobrir que algo aconteceu e você perdeu seu trabalho.

Aprenda a usar o controle de código-fonte, como o Github. Se você quer saber mais sobre o GitHub, leia nosso texto anterior.

Comparação, medo e insegurança

É da natureza humana nos compararmos com os outros o tempo todo, esse também é o caso da programação. Você vê um programador talentoso que é bom em resolver problemas e fazer as coisas funcionarem muito rápido e imediatamente você começa a duvidar e questionar sua capacidade. Algumas pessoas são boas em captar o conceito com muita facilidade e outras levam tempo, mas o aprendizado lento é totalmente aceitável se você está realmente disposto, você só precisa confiar em você mesmo e deixar seus medos e inseguranças de lado.

Não fazer um bom curso

programador iniciante python
Estudar é fundamental para ter uma boa base e escolher o curso certo pode cortar caminhos | Imagem por Freepik

O melhor de jeito de aprender é fazendo um bom curso.

Seja você um programador experiente buscando se atualizar e abrir novas portas no mercado de trabalho, seja você um programador iniciante em busca de aprender sua primeira linguagem de programação, nada melhor do que fazer uma formação estruturada.

Um curso vai te ajudar a organizar melhor a sua aprendizagem, te ajudando a construir uma boa base da sintaxe básica, fundamental para ser um bom programador.

Nós aqui da ByLearn temos o treinamento mais completo do mercado. O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior conta com a melhor seleção de materiais, aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a linguagem Python.

Além disso, temos a melhor equipe de apoio pedagógico, aberta e disposta a compartilhar novas ideias e soluções. Conosco você vai aprender tudo o que precisa sobre Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e chegando até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nosso curso conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais.

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.