fbpx
Google Colab: o serviço de nuvem hospedado pela Google para ciências de dados com Python

Se você é um entusiasta Python que trabalha com ciências de dados ou um estudante querendo explorar as possibilidades do machine learning, com certeza já ouviu falar do Google Colab.

Abreviação para Colaboratory, ou Colaboratório em bom português, o Colab é um serviço de nuvem gratuito para encorajar a pesquisa e a difusão do aprendizado de máquina e da inteligência artificial. Em um ambiente colaborativo, ele oferece poder computacional para realizar simulações e testes que exigem um grande conjunto de dados. Com o Colab, você pode aperfeiçoar o seu código Python e aprender novas técnicas para machine learning e IA.

Neste texto, vamos te explicar como ele funciona e porque ele merece um teste. Vamos lá?

O que é o Google Colab?

Podemos dizer que o Google Colab é um Jupyter Notebook melhorado.

O Jupyter Notebook é uma aplicação em código aberto que permite que você crie e compartilhe documentos com códigos, equações, visualizações e textos explicativos. Ele é especialmente usado para operações de física computacional e análises de grande volume de dados porque com ele você pode fazer anotações durante o processo, permitindo que você lembre o que fez e repita alguma operação quando necessário.

Além das vantagens para cálculos complexos, com o Jupyter Notebook, fica muito mais fácil manter o seu código organizado, limpo e em conformidade com as boas práticas da programação.

Boas Práticas com Python

Baixe nosso e-book completo no link abaixo e aprenda a elevar o nível do seu código

Todas essas funcionalidades estão presentes no Google Colab, com a vantagem de que ele está totalmente hospedado na nuvem e por isso você não precisará fazer nenhum download e nem realizar configurações para começar a trabalhar com ele. Ele funciona nos servidores do Google, com recursos de colaboração e de compartilhamento com lógica semelhante ao Google Docs e todos os seus notebooks ficarão automaticamente salvos na sua conta do Drive.

O Google Colab está totalmente hospedado na nuvem e você não precisará baixar nem instalar nada antes de começar a usar
O Google Colab está totalmente hospedado na nuvem e você não precisará baixar nem instalar nada antes de começar a usar | Imagem por stories – Freepik

Principais vantagens do Colab

Como já dissemos antes, o Google Colab é um Jupyter Notebook melhorado, com mais praticidade e ferramentas de colaboração e compartilhamento. Ele é extremamente fácil de usar e permite uma configuração flexível, se adaptando às suas necessidades. Aqui reunimos seus principais recursos e vantagens:

  • Compatível com Python 2.7 e Python 3.6;
  • Ele vem com pré-instalação de todas as principais bibliotecas Python para ciências de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial. Entre outras bibliotecas, você encontrará o TensorFlow, o Scikit-learn, o Matplotlib.
    (Quer saber mais sobre ferramentas e bibliotecas para ciências de dados e machine learning? Não deixe de conferir nossos textos anteriores!)
  • Colaborativo, é possível trabalhar em equipe com lógica semelhante ao Google Docs. O Colab permite que os desenvolvedores usem e compartilhem o Jupyter Notebook sem precisar baixar, instalar ou executar nada além do navegador.
  • Compatível com comandos bash;
  • Todo o armazenamento é feito no drive.

Cinco perguntas para ajudar você a entender o Google Colab

Para te ajudar a tirar suas dúvidas, separamos aqui algumas das perguntas frequentes sobre o Google Colab. Você pode conferir as respostas completas e outras perguntas relacionadas na página oficial da plataforma neste link aqui.

Separamos para você respostas a algumas dúvidas comuns para te ajudar a entender melhor como funciona o Google Colab | Imagem por Freepik

O Google Colab é seguro?

O Google Colab é seguro. Ninguém, além de você mesmo, pode acessar o seu notebook na plataforma.

Se você trabalha sozinho ou programa como hobby, o Google Colab é perfeito para você. No entanto, se você é uma empresa grande, com muitos funcionários e teme que seus funcionários compartilhem códigos ou deseja que os notebook permaneçam secretos até mesmo para funcionários de outras equipes da mesma empresa, talvez o Colab não seja a melhor opção para você. Nesse caso, talvez você queira conferir a AI Platform Notebooks, plataforma também da Google para empresas com requisitos maiores.

O Colab é realmente grátis?

Sim, o Gooogle Colab é totalmente gratuito. No entanto, os recursos não são ilimitados e os limites de uso podem variar.

Para poder oferecer recursos computacionais gratuitamente, o Colab precisa manter a flexibilidade para ajustar os limites de uso e a disponibilidade de hardware em tempo real. Os recursos disponíveis no Colab variam com o tempo para acomodar as flutuações na demanda, bem como para acomodar o crescimento geral e outros fatores.

Existe a opção de contratar o Colab Pro, uma plataforma paga, mas com um acesso mais confiável e melhores recursos.

Onde meu código é executado?

O código é executado em uma máquina virtual privada de sua conta. As máquinas virtuais são excluídas quando ficam ociosas por um tempo e têm um tempo de vida máximo imposto pelo serviço Colab.

Quais são os navegadores compatíveis?

O Colab funciona na maioria dos navegadores e foi amplamente testado com o Chrome, Firefox e Safari.

Se eu compartilhar meu notebook, o que será compartilhado?

Se você decidir compartilhar seu notebook no Colab, todo o conteúdo dele (texto, código, saída e comentários) será compartilhado, mas é possível impedir que a saída das células de código sejam salvas ou compartilhadas. A máquina virtual que você está usando não será compartilhada, nem os arquivos e as bibliotecas que você configurou.

Quer começar a desenvolver usando o Google Colab?

Então o primeiro passo é dominar o Python!

Você sabia que o Python é a linguagem que mais cresce no mercado e está presente em todas as grandes gigantes da tecnologia? Versátil, poderoso e multiplataforma, o Python pode ser usado em praticamente todas as áreas da indústria do software e por isso possui uma grande variedade de vagas disponíveis no mercado de trabalho, com salários iniciais de até 4 mil reais.

Na hora de aprender Python, é importante escolher um curso completo e com certificado reconhecido pelo mercado.

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao final do nosso curso, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia. Ele não só atesta que você possui conhecimentos em Python, como também já está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

O que você está esperando para virar um ByLearner? =D

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Nós estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.