fbpx
5 usos da Inteligência Artificial

Com a evolução da tecnologia, a Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais usada para melhorar a vida dos seres humanos. A AI parte do pressuposto que a inteligência humana pode ser mimetizada por uma máquina para executar tarefas e tomar decisões de maneira independente. Assim, a partir de modelos analíticos, máquinas são ensinadas a aprender com dados e identificar padrões para resolver problemas, mimetizando as ações humanas.

Ao contrário de softwares tradicionais, a inteligência artificial consegue aprender a melhorar o próprio desempenho e, por isso, suas aplicações são muitas e diversificadas. Embora os últimos 100 anos tenham sido testemunha de inovações tecnológicas antes impensáveis, os próximos 100 anos deverão preparar o caminho para um salto multigeracional à frente e Inteligência Artificial será decisiva nesse processo.

Neste texto, vamos te mostrar cinco usos da Inteligência Artificial que dão um gostinho do que o futuro pode trazer. Vamos lá?

Ler pensamentos

Pode parecer surpreendente, mas o futuro onde a Inteligência Artificial pode ler pensamentos não está tão distante. Uma pesquisa desenvolvida na Rússia chegou a um chapéu que consegue captar transmissões neurais do cérebro humano e usá-las para construir uma imagem do que a pessoa está pensando. Em teste realizado, o “chapéu” acertou 210 imagens em um total de 238 tentativas.

Remover barreiras linguísticas

A Inteligência Artificial pode remover barreiras linguísticas, facilitando a interação humana e as relações comerciais de falantes de idiomas diversos | Imagem por Freepik

Existem mais de 6.500 línguas faladas no mundo e a Inteligência Artificial pode ser usada para quebrar as barreiras existentes entre falantes de idiomas diferentes. A China recentemente expressou grande interesse em aprendizado de máquina no campo linguístico e estabeleceu uma meta de gastar 150 bilhões de dólares para alcançar a liderança global na tecnologia dessa área.

Prever crimes

A Inteligência Artificial já é usada pela política britânica para tentar prever pessoas que têm mais propensão a cometer crimes. O sistema conta com uma base de 200 mil pessoas que já infringiram a lei e busca prever quem tem mais chances de cometer crimes violentos, como assassinatos e latrocínios.

O sistema custou cerca de 12,3 milhões de dólares e no presente já é usado para avaliar a probabilidade de reincidência, mas quem sabe que evoluções terá no futuro?

Revolucionar a medicina

A Inteligência Artificial já realidade na medicina, na forma de chat bots, administração de remédios e até robôs cirurgiões, mas o que podemos esperar do futuro? | Imagem por Freepik
A Inteligência Artificial já realidade na medicina, na forma de chat bots, administração de remédios e até robôs cirurgiões, mas o que podemos esperar do futuro? | Imagem por Freepik

A Inteligência Artificial já está muito presente na medicina moderna, como usos simples, como aplicação de remédios para pacientes em tratamento, até usos mais complexos, como máquinas que realizam cirurgias de forma automática.

No futuro, estima-se que a IA será capaz de detectar doenças muito melhor que qualquer profissional de saúde. Atualmente, já podemos vislumbrar esse futuro no uso da IA para detectar casos de pneumonia causados pelo novo coronavírus em Wuhan. A tecnologia escaneia tomografias computadorizadas e detecta pacientes com a doença ou traços.

Outro uso futuro da Inteligência Artificial é o desenvolvimento de medicamentos, encurtando o período de produção de remédios e aumentando sua segurança.

Contratar e demitir pessoas

No futuro, a Inteligência Artificial pode revolucionar a área de Recursos Humanos, realizando recrutamentos, avaliação de desempenho e treinamento. A IA tem a capacidade de agilizar o processo de recursos humanos, confiando mais no processamento analítico de big data em vez de observações individuais que geralmente consomem tempo e recursos.

No recrutamento, o software de IA pode criar perguntas de entrevista para contratações em potencial com foco na competência profissional da pessoa para um determinado trabalho, sem saber sua raça, gênero ou etnia. Essa tecnologia também pode beneficiar o processo de filtragem de currículo, que pode ser um processo muito demorado e tedioso.

Python é a linguagem da Inteligência Artificial?

python para inteligência artificial
Python é a linguagem mais usada em Inteligência Artificial | Imagem Freepik

Sem nenhuma dúvida, se você quer começar a trabalhar com IA, aprender Python é a melhor escolha. E esta afirmação é totalmente comprovada pelas ofertas de trabalho no mercado: você sabia que atualmente para as áreas de machine learning e inteligência artificial existem mais vagas para desenvolvedores Python do que vagas para desenvolvedores que trabalham com todas as outras linguagens combinadas?

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLern e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico.

Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções. Ao estudar conosco você também contará com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais.

Vem aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida e vai abrir muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor.

Como resultado, e para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe gratuitamente nosso e-book completo no link abaixo

E você? Já trabalha com Inteligência Artificial? Conta tudo para gente nos comentários! Nos siga em todas as redes sociais para trocarmos algumas ideias e não esqueça de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.