fbpx
3 dicas para formatar seu código Python

Com certeza, um dos grandes atrativos do Python é a sua sintaxe, conhecida por ser simples, intuitiva e elegante. Criado em 1991 por Guido van Rossum o Python nasce com foco em produtividade e legibilidade. Como resultado, temos um código limpo, sem uso excessivo de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave de compilação e o uso de indentação para marcar blocos.

Mas você sabe, na prática, o que deve fazer para formatar o seu código Python da melhor maneira possível?

Boas práticas na programação

Para ser um bom programador, não basta dominar os códigos e saber fazê-los funcionar. O seu código Python precisa ser bem escrito para que outras pessoas possam entendê-lo sem dificuldade. Isso é fundamental se você trabalha em uma empresa, mas também é muito importante se você trabalha sozinho porque dificilmente o seu código não precisará sofrer modificações depois que passar pelas suas mãos.

Um código Python bem escrito é aquele que é bem estruturado, organizado e padronizado e pode ser facilmente sofrer manutenção ou atualização pelos seus colegas. São as chamadas boas práticas na programação, que nada mais são do que convenções que devem ser seguidas por todos os programadores.

Nós aqui da ByLearn desenvolvemos um e-book completo para desvendar o universo das boas práticas na programação com Python e o disponibilizamos inteirinho de graça para você. No nosso e-book, você vai aprender com detalhes como elevar o nível da sua programação e escrever um código Python correto através das boas práticas. Para lê-lo completo, basta clicar no link abaixo.

Boas práticas com Python

Eleve o nível do seu código Python

3 dicas práticas formatar seu código Python

Para escrever um bom código Python, você precisa conhecer as PEPs.

As PEPs (Python Enhancement Proposals ou Proposta de Aprimoramento do Python, em bom português) nada mais são do que orientações para guiar a escrita de um bom código Python. As PEPs foram criadas com o objetivo geral de tornar o código Python fácil de ler. Você escreverá seu código e começará a lê-lo para depurá-lo. E quando você tem que adicionar recursos a um programa, você gastará ainda mais tempo lendo seu código. E quando seu código é compartilhado com outros programadores, eles também terão que ler seu código. Portanto, é melhor escrever um código fácil de ler.

O zen do Python são 19 princípios básicos para escrever um bom código Python
O zen do Python são 19 princípios básicos para escrever um bom código Python

Existem inúmeras PEPs, no entanto, sem sombra de dúvidas a mais famosa é a PEP 20, que tenta resumir os princípios básicos de um bom código Python. Também conhecida como Zen do Python, na PEP 20 você encontra 19 pontos para escrever um código pythônico.

Aqui reunimos três pontos de formatação que consideramos importantes:

Indentação

Indentação nada mais é do que os recuos utilizados para organizar o seu código. É recomendado que os programadores usem quatro espaços por nível de indentação para melhorar a legibilidade. Também é recomendado que você deixe espaços para vários níveis de indentação em cada nova linha.

Você também pode usar a tecla TAB, mas certifique-se de que o editor que está usando está configurado para inserir espaços em vez de tabulações. Muito cuidado para não misturar tabulação e espaços em seu arquivo, pois isso pode causar problemas difíceis de resolver.

Comprimento da linha

É recomendado que você limite todos os seus comentários a 79 caracteres por linha de código. Já para linhas de comentários, o limite é 72. O comprimento da linha não é algo para se preocupar enquanto você aprende, mas esteja ciente ao colaborar com outras pessoas.

Linhas em Branco

Linhas em branco são ótimas para agrupar partes de seu programa visualmente. As linhas em branco não afetam a forma como o código Python é executado, mas afetam a legibilidade para você e para os outros.

Quer aprender Python?

Para programadores Python iniciantes, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho
Para programadores Python iniciantes, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho | Imagem Freepik

A ByLearn possui o curso mais completo do mercado, com a melhor seleção de materiais, excelente apoio pedagógico e certificação amplamente aceita no mercado. Nosso curso é adequado tanto para programadores Python iniciantes, quanto para aqueles mais experientes que buscam atualizações.

Nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior vai te ensinar tudo o que precisa sobre o Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e finalizando com um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nós fazemos atualizações constantes e colocamos à disposição um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Além disso, temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade. Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Então, quer nos contar o que achou, sugerir algum artigo, tem críticas ou sugestões? Deixe um comentário pra gente, a sua opinião é muito importante!

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.