fbpx
O que são boas práticas na programação?

Para ser um bom programador, não basta dominar os códigos e saber fazê-los funcionar.

O seu código precisa ser bem escrito para que outras pessoas possam entendê-lo sem dificuldade. Isto é fundamental se você trabalha em uma empresa, mas também é muito importante se você trabalha sozinho porque dificilmente o seu código não precisará sofrer modificações depois que passar pelas suas mãos. Um código bem escrito é aquele que é bem estruturado, organizado e padronizado e pode ser facilmente sofrer manutenção ou atualização pelos seus colegas. São as chamadas boas práticas na programação.

Que nada mais são do que convenções que têm por objetivo padronizar práticas que são bem conhecidas por desenvolvedores mais experientes e que podem servir de guia de programação correta para jovens profissionais. É importante ter em mente que, para ter um bom código, não basta que ele funcione.

Nós aqui da ByLearn desenvolvemos um e-book completo para desvendar o universo das boas práticas na programação com Python e o disponibilizamos inteirinho de graça para você. No nosso e-book, você vai aprender com detalhes como elevar o nível da sua programação e escrever a linguagem Python corretamente com o uso de boas práticas: como estruturar seu projeto e os principais code styles padrões. Para lê-lo completo, basta clicar no link abaixo.

Baixe o nosso e-book agora mesmo

Adquira o seu e-book completo Boas Práticas com o Python gratuitamente

No entanto, neste texto, vamos te dar um pequeno resumo de como aplicar as boas práticas na programação no seu dia a dia, reforçando a sua importância. Vamos lá?

A importância de adotar boas práticas na programação

As boas práticas na programação vão te ajudar a ter um código mais limpo e aumentar a sua produtividade
As boas práticas na programação vão te ajudar a ter um código mais limpo e aumentar a sua produtividade | Imagem por slidesgo / Freepik

As boas práticas na programação (em inglês Best Practices) nada mais são do que regras de escrita que devem ser seguidas para que qualquer desenvolvedor seja capaz de ler, interpretar e corrigir erros de outras pessoas. Elas tornam o código universal e claro, tanto na denominação, quanto em sua organização.

Como já explicamos, uma das grandes vantagens do Python é a sua legibilidade: um código intuitivo e limpo, com síntese clara e elegante, com ênfase em linguagens naturais e marcado por um baixo uso de caracteres especiais e quase nenhum uso de palavras-chave de compilação. Essa orientação à simplicidade e fluidez foi traduzida em uma lista de 19 princípios desenvolvidas pelo programador Tim Peters e ficou conhecida como o Zen do Python. Usar de boas práticas na programação te ajuda a atingir esse tão almejado Zen pythônico.

Reduzir ao máximo a complexidade do código ajuda a prevenir e identificar erros, à medida que simplificam as revisões e testes. É também uma mão na roda na manutenção, já que funcionalidades com códigos excessivamente complexos exigem mais tempo para serem implantadas. Além disso, se você precisar desenvolver novos módulos no futuro, poderá ter problemas com as funcionalidades já existentes e terá que gastar horas procurando o que está errado.

Além disso, sem boas práticas na programação o trabalho em equipe torna-se muito mais estressante e difícil: já que ler e interpretar o código fica muito mais difícil e muitas vezes é necessário treinamento extra. Mesmo que você não esteja trabalhando em equipe, é preciso ter em mente que muito raramente um código será criado e mantido sempre pelo mesmo desenvolvedor. Assim, quanto mais clara for a escrita do código, mais fácil será o trabalho de quem pegar o código para trabalhar no futuro.

Principais boas práticas na programação

Use nomenclaturas intuitivas e padronizadas

A função de uma nomenclatura é tornar identificável determinada classe, variável ou método. Por isso, é preciso escolher um nome que torne possível realizar essa indicação de maneira direta e clara. Evite nomenclaturas genéricas e ambíguas, procure sempre nomes curtos, adequados e padronizados. Nunca se esqueça: explícito é melhor que implícito.

Indentação: a importância da organização

Indentação é o processo de identificar através de espaços o começo e o final de cada bloco. Para muitos profissionais, a indentação é a principal entre as boas práticas da programação. Essa separação deixa o código com uma aparência mais organizada, facilitando a leitura.

Em Python, a indentação possui função especial já que é através dela que os blocos de instrução são delimitados. Em outras palavras, aqui a indentação é mais que uma boa prática, ela não é opcional: sem o espaçamento adequado entre blocos isolados, o código não funcionará.

Documentação e comentários

Comentários no código podem te ajudar a acessá-los mais facilmente no futuro | Imagem por slidesgo / Freepik

A documentação e os comentários têm como principal objetivo deixar clara a função de um determinado código. Assim, é possível explicar o algoritmo ou a lógica usada e descrever a especificação do código. No entanto, é preciso muito cuidado para não sujar o código. Coloque somente o que importa e tente fazê-lo no mínimo de linhas possíveis.

Para especificar o objetivo de um determinado bloco, você pode também usar a nomenclatura.

Nunca deixe de realizar testes

Os testes são fundamentais para garantir o bom funcionamento do projeto. Antes de finalizar o trabalho, revise o código com atenção e realize vários testes para identificar erros que possam ter passados despercebidos.

Siga padrões de projetos (Design Patterns)

O conceito de padrão de projeto está ligado à estruturação do código orientado a objetos. Aqui o objetivo é proporcionar que a experiência adquirida na solução de impasses possa ser reutilizada, descrevendo soluções para problemas recorrentes. Quando usados de maneira correta, aumentam a qualidade do código, tornando-o mais elegante e flexível.

Nunca esqueça do backup

Essa é com certeza uma das boas práticas de programação mais importante de todas, além de ser a mais básica. Fazer um backup é fundamental em qualquer tipo de trabalho e não existe nada pior do que perder tudo no meio do processo.

Boas práticas podem facilitar a sua vida

Ficou curioso? Não deixe de ler o nosso e-book para saber tudo sobre as boas práticas de programação e de conferir o nosso curso Python Completo – Do Júnior ao Sênior. Nosso treinamento é o mais completo do mercado e conta com material didático exclusivo, além da melhor equipe didática para dar todo o apoio que você precisa.

Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.