fbpx
Tudo o que um programador iniciante Python precisa saber

Segundo pesquisa de 2019 da GitHub, maior comunidade de desenvolvedores do mundo, Python foi a linguagem que apresentou maior crescimento no mercado de tecnologia e já ocupa o quarto lugar em utilização, estando presente nas principais gigantes de tecnologia, como por exemplo:

Google;

Amazon;

YouTube;

Spotify.

Em termos de popularidade, a linguagem open source criada em 1991 por Guido van Rossum já é a terceira mais citada entre os participantes do fórum como a preferida para realização de projetos.

No meio dessa ascensão meteórica, muitos são os profissionais que estão começando a descobrir as muitas vantagens de aprender Python.

Aqui juntamos algumas dicas para você, um programador iniciante Python.  

Faça um curso para ter uma boa base

programador iniciante python
Estudar é fundamental para ter uma boa base e escolher o curso certo pode cortar caminhos

Seja você um programador experiente buscando se atualizar e abrir novas portas no mercado de trabalho, seja você um programador iniciante em busca de aprender sua primeira linguagem de programação, nada melhor do que fazer uma formação estruturada.

Um curso vai te ajudar a organizar melhor a sua aprendizagem, te ajudando a construir uma boa base da sintaxe básica, fundamental para ser um bom programador.

Nós aqui da ByLearn temos o treinamento mais completo do mercado.

O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior conta com a melhor seleção de materiais, aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a linguagem Python.

Além disso, temos a melhor equipe de apoio pedagógico, aberta e disposta a compartilhar novas ideias e soluções.

Conosco você vai aprender tudo o que precisa sobre Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração e chegando até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Nosso curso conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais.

Aproveite os portais e sites especializados, explore as bibliotecas

Python é uma linguagem open source, ou seja, ela possui toda a sua documentação disponível on-line, com acesso livre e em grande parte em português.

O site oficial disponibiliza um guia prático para iniciantes, um tutorial completo e aprofundado que dá as instruções passo a passo para baixar e instalar o ambiente.

Aliás, é possível encontrar um guia detalhado para o uso prático da linguagem no dia a dia:

  • dispositivos;
  • ferramentas;
  • facilidades;
  • recursos.

Além de sua documentação oficial e dos registros de desenvolvimentos e testes, há muito material didático, guias, tutoriais e outros conteúdos digitais de acesso gratuito.

As bibliotecas são um mundo a ser explorado por todo programador iniciante Python.

Existem bibliotecas especializadas em tudo o que você possa imaginar. O Python Package Index (PyPI) formulou uma lista que reúne algumas das principais.

Um programador iniciante deve procurar as ferramentas certas

As ferramentas de desenvolvimento são muito importantes na rotina de um programador Python não só podendo te ajudar a integrar várias funcionalidades em um único ambiente, como também tornando o seu código de mais fácil visualização e a personalizar o seu ambiente de trabalho.

As ferramentas mais usadas são as chamadas IDEs, sigla inglesa para Ambientes de Desenvolvimento Integrado (Integrated Development Environment).

Ao reunir praticamente tudo o que um programador precisa em um mesmo lugar, eles são uma mão na roda para impulsionar a produtividade.

Como resultado, não há interrupção no fluxo de trabalho e ajuda até mesmo a acelerar o raciocínio.

As funcionalidades dos IDEs variam muito de uma para outra. O Python possui uma grande variedade delas, muitas vezes combinando outras linguagens e frameworks.

Além disso, como um programador iniciante, aconselhamos que você pesquise e teste a que melhor se adequa às suas necessidades.

Neste texto, destacamos algumas das IDEs mais usadas, suas funcionalidades, vantagens e desvantagens. Não deixe de conferir.

Interaja o máximo possível com outros desenvolvedores

Python: uma comunidade ativa e engajada, tudo o que um programador iniciante precisa

Uma das mais faladas vantagens do Python é a sua enorme comunidade de desenvolvedores, um grupo muito ativo e sempre disposto a trocar experiências, dicas, códigos prontos e ideias para soluções de problemas.

Ao interagir com outros desenvolvedores, você encontra verdadeiros atalhos para a solução de erros cotidianos que são abundantes na vida de qualquer programador iniciante.

Boas práticas para programador iniciante

Para ser um programador, não basta apenas dominar os códigos e fazê-los funcionar, é preciso também escrever de maneira bem estruturada, organizada e padronizada.

Essas regras de organização são as chamadas boas práticas na programação: uma convenção de regras de escrita padrão que tornam possível para um desenvolvedor ler, interpretar e corrigir erros de outro colega.

Nós aqui da ByLearn desenvolvemos um e-book completo para desvendar o universo das boas práticas na programação com Python e o disponibilizamos de graça para você.

No nosso e-book, você vai aprender com detalhes como elevar o nível da sua programação e escrever a linguagem Python corretamente com o uso de boas práticas: como estruturar seu projeto e os principais code styles padrões.

Para lê-lo completo, basta clicar no link abaixo.

Boas práticas com Python

Baixe aqui o e-book completo totalmente grátis

Uma boa dica para um programador iniciante Python é aprender e pôr em prática essas regras desde o começo para ter códigos mais limpos e fáceis de trabalhar.

Prática, prática, prática: fundamental para todo programador iniciante

Prática é uma etapa fundamental para o aprendizado de qualquer nova habilidade, seja um esporte ou uma língua nova. Com programação não seria diferente.

Assim que você aprender a sintaxe básica do Python, já é possível começar a fazer os seus próprios projetos.

Desse modo, colocar em prática o que você aprendeu vai te ajudar a reter as informações de maneira mais orgânica e é uma excelente maneira de aplicar o conhecimento adquirido.

Para começar, você pode criar projetos pessoais de acordo com os seus interesses, ou participar em projetos abertos open source.

Além de ajudar na aprendizagem, esta é também uma estratégia para montar o seu portfólio, fundamental para construir um currículo atraente.

Entrando no mercado de trabalho: defina seus objetivos

Python não só é uma linguagem extremamente versátil como também seu mercado de trabalho é um dos mais aquecidos e diversificados da área de tecnologia.

Como desenvolvedor Python, você tem a chance de trabalhar em uma grande empresa, de casa ou de maneira independente.

Aliás, é possível encontrar postos de trabalho Python em praticamente todos os campos da programação, desde ciências de dados até desenvolvimento de jogos.

Por fim, com tantas opções, um programador iniciante precisa definir os seus objetivos. É fundamental ter clareza quanto às áreas de interesse e que tipo de carreira deseja seguir.

Isso ajuda não somente a focar a aprendizagem desde o começo nas vagas que você deseja conquistar, mas também para identificar o que realmente desperta o seu interesse e assim conseguir manter a motivação.

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.