fbpx
Será que o ChatGPT vai roubar seu emprego de programador?

O ChatGPT veio como uma verdadeira revolução e deixou todo mundo espantado. Mas será que o ChatGPT vai roubar seu emprego de programador?

Desde o aparecimento do ChatGPT, não se fala de outra coisa. A sua capacidade é realmente impressionante e foram poucas as pessoas que não gastaram pelo menos uns minutinhos “conversando” com o robô. O ChatGPT é capaz não apenas de responder perguntas com linguagem humana, mas também de fazer cálculos, escrever códigos e algoritmos. 

Por isso, uma das perguntas que eu mais recebo dos meus alunos é “Será que o ChatGPT vai roubar meu emprego de programador?”.

Eu não vou manter o segredo até o final e já te respondo: Não, o ChatGPT não vai roubar seu emprego. Quer saber os motivos? Então continue lendo!

Entenda como o ChatGPT funciona

O ChatGPT foi criado pela startup OpenAI e foi lançado para o público em novembro de 2022. O seu funcionamento está baseado num banco de dados gigantesco, abastecido não apenas com informações, mas também cálculos matemáticos e códigos de programação. 

Além disso, o ChatGPT também é alimentado com uma infinidade de padrões de texto, o que faz com que ela consiga responder perguntas e produzir textos de forma coesa e com linguagem muito próxima à humana. 

Mas será que o ChatGPT vai roubar seu emprego?

Da forma como ele é construído, o ChatGPT não tem criatividade. Por isso, ele não é capaz de construir algo novo. A verdade é que nenhuma inteligência artificial alcança a criatividade humana. 

Então, quando você pergunta alguma coisa ao ChatGPT, ele vai pegar informações e dados já existentes para elaborar uma resposta ao seu prompt, à sua entrada, mas essa resposta nunca será algo novo. 

Além disso, ele também possui uma limitação quando temos um contexto muito amplo ou precisamos de uma análise muito específica. O ChatGPT não será capaz de construir um site ou uma aplicação que se adeque 100% às suas necessidades e ao contexto. 

Vamos simplificar ainda mais? Por exemplo, suponha que você construiu um site do zero e deletou uma pequena parte do seu código. Dificilmente o ChatGPT vai conseguir refazer esse código.

Como usar o ChatGPT na sua rotina de programador

Agora que você já entendeu que o ChatGPT não vai roubar o seu emprego, chegou a hora de ver como ele possivelmente pode transformar o seu dia a dia. A tecnologia não vai eliminar vagas, mas poderá ser uma grande ajuda com tarefas rotineiras, repetitivas e que exigem pouco exercício cognitivo.

Veja abaixo algumas aplicações práticas para o ChatGPT no seu dia a dia:

  1. Gerar códigos boilerplates

Códigos boilerplates ou simplesmente boilerplates são seções de código que são repetidas em vários lugares com pouca ou nenhuma variação. Com o ChatGPT, você pode escrever esses códigos automaticamente.

  1. Gerar códigos simples

O ChatGPT também é capaz de gerar códigos completos. No entanto, é preciso saber pedir detalhadamente o que você precisa.

  1. Corrigir bugs

Com o ChatGPT, também é possível corrigir bugs em trechos específicos do código. Você pode pedir para ele analisar o seu código e apontar os erros, mostrando também como corrigir os problemas encontrados.

  1. Gerar explicações sobre o funcionamento do código

Além de gerar códigos novos, como nos exemplos anteriores, você pode usar o ChatGPT para entender o funcionamento e o desenvolvimento do código. Esse é um uso fundamental para quem está aprendendo a programar, mas também para equipes de programadores experientes.

  1. Aprender a programar 

Sem sombras de dúvidas, o ChatGPT é um grande aliado para quem quer aprender a programar. Ele pode responder suas dúvidas, indicar bibliografia, gerar explicações sobre códigos e até mesmo ajudar criando cronogramas de estudos.

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.