fbpx
5 diferentes usos do Python

Apesar de ter ficado famosa com o crescimento da importância de processos de automação e ciência de dados, há diferentes usos do Python.

Atualmente, Python é a linguagem do momento. Ele entrou para ficar em grandes empresas como por exemplo:

  • Google;
  • YouTube;
  • IBM;
  • Spotify;
  • Amazon.

Essa linguagem vem conquistando em 2018 o terceiro lugar de popularidade no GITHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Assim, vamos te contar um pouco mais sobre cinco dos diferentes usos do Python. Vamos lá?

1. Diferentes usos do Python: desenvolvimento web

diferentes usos do python desenvolvimento web
Python possui uma grande variedade de frameworks para desenvolvimento web e pode ser integrado facilmente com outras linguagens | Imagem por Freepik

O que torna o Python uma excelente escolha para desenvolvimento web é a grande variedade de frameworks disponíveis.

Um framework é basicamente um conjunto de pacotes e módulos pensado para certa funcionalidade, podendo ser utilizado para criar uma aplicação específica.

Desse modo, Python tem uma excelente seleção de frameworks para diferentes usos e, ao escolher o que mais se adapta às suas necessidades, você terá um grande atalho para começar seu projeto que poderá ser realizado com muito mais rapidez e facilidade.

Assim, você pode recorrer a frameworks como Django ou Flask e focar somente em escrever seu aplicativo ou site, no lugar de gastar horas escrevendo códigos básicos.

Além disso, combinando Python com um framework, você terá um código muito mais rápido e estável. Essa é a opção de desenvolvimento de vários grandes nomes da tecnologia, como Instagram e Pinterest.

Em seguida, confira alguns dos frameworks para desenvolvimento web com Python mais populares:

– Django

– Flask

Pyramid

Web2py

– Aiohttp

2. Python para machine learning

Machine learning é um dos segmentos que mais têm crescido no mundo do desenvolvimento de softwares.

É um ramo que parece ter possibilidades ilimitada ao ensinar computadores a pensar, analisar e tomar decisões.

Aliás, essa ideia de que computadores podem aprender ativamente em vez de operar em estrita conformidade com os códigos escritos parece saída de um filme de ficção científica, mas agora faz parte da realidade, com diferentes usos e oferecendo uma abordagem totalmente nova para a solução de problemas.

Python é a linguagem ideal para aprendizagem de máquinas e foi justamente neste segmento que ele se tornou conhecido e popular, sendo utilizado para inteligência artificial, visão computacional e reconhecimento de imagens.

O principal diferencial do Python aqui é a sua grande biblioteca em código aberto, uma fonte imbatível de documentos para consulta.

Em seguida, veja algumas das mais populares:

scikit-learn

TensorFlow

– Nilearn

3. Diferentes usos do Python: internet das coisas

internet das coisas
Internet das coisas e conexão digital de objetos cotidiados, facilitando nossa vida

Cada vez mais popular e presente no dia a dia de pessoas comuns, internet das coisas (internet of things, também referida como IoT ou IdC em sigla brasileira) se refere à conexão digital de objetos cotidianos com a internet. Ou seja, o sistema que faz com que objetos físicos sejam capazes de transmitir dados e possam ser controlados remotamente.

A internet das coisas tem um papel importantíssimo em projetos de redes de sensores sem fio, big data, análise de dados, sistemas, e machine learning.

Além disso, ela também é fundamental em qualquer projeto que envolva análises e processos em tempo real.

Python é a linguagem ideal para IdC por ser leve e escalável, além de ser excelente para gerenciar e organizar dados complexos.

E também, por ser uma linguagem de leitura fácil e sintaxe clara, ele é compacto, o que representa uma grande vantagem para aparelhos de diferentes usos com memória limitada. Essa característica faz com que Python seja a linguagem número um para computação científica, sendo amplamente usado, por exemplo, na criação de equipamentos para laboratórios.

Outra vantagem que não pode ser desprezada é o fato de Python ser usada preferencialmente no RaspeberryPi, o microcontrolador mais popular do mercado.

Algumas outras opções de ferramentas para trabalhar com IdC:

MicroPython

Zerynth

Home Assistant

4. Python para ciências de dados

Em linhas gerais, ciências de dados é o desenvolvimento de métodos de gravar, guardar e analisar dados para extrair informações úteis que podem ter diferentes usos. O seu grande objetivo é tirar conhecimentos úteis de qualquer tipo de dado para identificar padrões e ajudar na tomada de decisões.

A ciências de dados existe como campo há 30 anos, mas ganhou mais destaque atualmente devido ao surgimento e popularização de grandes bancos de dados, fundamentais em áreas tão diversas como política e redes sociais. Junto com a aprendizagem de máquina, a ciências de dados é responsável pela popularização do Python.

Aqui, a grande biblioteca open source também é um fator decisivo para tornar Python a linguagem ideal. No entanto, o grande diferencial para a ciências de dados é a compatibilidade do Python com o Hadoop, a maior e mais popular plataforma de big data disponível. Com o pacote PyDoop, você pode escrever programas e aplicativos para ler, gravar e retirar informações do diretório global da plataforma.

5. Diferentes usos do Python: interfaces gráficas

Interfaces gráficas do usuário (GUI – Graphic User Interface) permitem a interação com dispositivos através de elementos gráficos e são fundamentais para o desenvolvimento de softwares em geral. Afinal, sempre chega o momento onde o desenvolvedor precisa pensar em como um usuário irá interagir com seu produto final.

Python possui uma biblioteca para criação de GUI que acompanha sua instalação padrão, a Tkinter. Com a Tikinter, você pode criar aplicativos de maneira rápida e fácil. Ela possui um grande número de recursos, além de toda documentação aberta e da já tão falada comunidade ativa de usuários.

Diferentes usos do Python e novas portas de carreira

Como vimos aqui, o Python é uma linguagem de enorme versatilidade, podendo ser aplicada em praticamente todos as áreas da programação, com diferentes usos e marcando presença em todas as gigantes de tecnologia. Essa característica, aliada a uma sintaxe clara e legível, torna o Python uma excelente linguagem tanto para programadores iniciantes, quanto para aqueles experientes que querem se atualizar e dar up no currículo, abrindo possibilidades e dando um novo fôlego à sua carreira.

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLern e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico. Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções, contando com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais. Vem aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida e vai abrir muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor.

Não deixe também de baixar o nosso e-book totalmente gratuito. Nele você vai aprender todas as boas práticas da linguagem Python, elevando o nível do seu código.

Boas práticas com Python

Baixe o nosso e-book totalmente gratuido

Tags: | | | | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.