fbpx
Conheça as grandes empresas que usam Python no dia a dia

Simplicidade, legibilidade e robustez. Essas são apenas algumas das características que transformaram rapidamente o Python em uma verdadeira febre no mundo da programação.

O fato é que a linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado, passando à frente de várias concorrentes e conquistando o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Atualmente, ela está presente em quase todas as gigantes de tecnologia, sendo usada em áreas tão distintas como inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação, desenvolvimento de jogos. Mas quais são as grandes empresas que usam Python?

Em texto anterior, te contamos tudo sobre a rotina de programador Python dentro de uma empesa.

Agora vamos apresentar alguns exemplos de grandes nomes da tecnologia, explicando as motivações para a escolha de grandes empresas que usam Python e seus diferentes usos dentro de nomes que fazem parte do nosso dia a dia, como usuários.

Vamos lá?

Algumas grandes empresas que usam Python no dia a dia

grandes empresas que usam python e tecnologia
Python: todas as gigantes de tecnologia, sendo usada em áreas tão distintas como inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação, desenvolvimento de jogos. | Imagem por www.freepik.com

Google é uma das grandes empresas que usam Python

De todas as grandes empresas que usam Python, a Google é talvez a maior entusiasta da linguagem no mundo. Junto com Java e C++, Python é uma das linguagens oficiais da gigante californiana.

A Google adotou o Python quando a linguagem ainda era relativamente nova e ainda não tão popular.

Defendendo o seu uso com a já famosa frase de efeito:

Python where we can, C++ where we must” (em tradução livre: Python onde possível, C++ onde obrigatório).

Todo o seu primeiro mecanismo de busca foi escrito em Python, sendo até hoje um ótimo exemplo de sua aplicação.

Até os dias atuais, a Google ainda é um dos principais contribuidores da linguagem no mundo.

Ele investe não somente no uso para o desenvolvimento interno, mas também na formação de programadores e construção de bibliotecas.

Um dos maiores motivos para tanto entusiasmo, é a facilidade de manutenção, além da rapidez e simplicidade da linguagem.

Uma curiosidade é que Guido van Rossum, o criador do Python, trabalhou na Google de 2005 a 2012.

Instagram

Desde 2016, o Instagram usa o Python como principal linguagem de programação, tendo feito em 2017 uma enorme mudança para o Python 3 e anunciado que estavam gerenciando o maior projeto de desenvolvimento web de Django escrito inteiramente em Python.

Os principais motivos para a escolha foram simplicidade, eficiência e praticidade, três atributos extremamente importantes para uma empresa que cresce na velocidade do Instagram.

O aplicativo que hoje pertence ao Facebook tem cerca de 400 milhões de usuários ativos e um volume de compartilhamento de fotos e vídeo na casa dos 95 milhões.

Amazon também é uma das grandes empresas que usam Python

Outro bom exemplo de sucesso entre grandes empresas que usam Python está na Amazon. Junto com o uso da linguagem orientado para soluções técnicas de desenvolvimento, o Python é fundamental no processo de recomendações por afinidade da gigante americana.

As compras relacionadas que aparecem na plataforma são resultado de análises de hábitos de compras e padrões de busca. Essas análises são possíveis através combinação da força do Python para machine learning e Big Data com o banco de dados do próprio Amazon, Hadoop.

Spotify

Assim como a Amazon, a gigante do streaming de música Spotify também é uma das grandes empresas que usam Python para análise de dados. No entanto, a linguagem também é muito importante nos seus serviços back-end que chegam a ter 80% de seu total baseados em Python.

Além de velocidade, a Spotify alega que a grande e ativa comunidade de desenvolvedores Python foi um fator decisivo para a escolha da linguagem.

Uma coisa interessante de se observar é que a plataforma musical também investe em formação, patrocinando conferências dedicadas ao Python e alimentando com documentos as bibliotecas.

Facebook

Python é a terceira linguagem mais usada entre os desenvolvedores do Facebook. Nesse gigante das redes sociais, Python é usado para gerenciamento de infraestrutura, automatização operacional, distribuição binária, processos back-end e processamento de imagens.

Aliás, o Facebook já publicou inúmeros projetos de código aberto usando Python, gerando centenas de contribuições para diversas bibliotecas.

ILM – Industrial Light and Magic

A Industrial Light and Magic é a empresa de efeitos especiais vencedora de vários Oscars fundada por George Lucas em 1975 como braço da Lucas Film.

Logo quando fundada, a ILM estava focada em efeitos práticos, mas logo após percebeu que o futuro pertencia aos efeitos especiais feitos em computador.

O departamento de CGI foi fundado quatro anos depois e escolheu o Python como linguagem de operação, motivado pela rapidez oferecida pela linguagem e sua facilidade de interoperação com outras linguagens.

Dentro da empresa de Georg Lucas, Python é usado em várias frentes, como por exemplo a manutenção de um banco de dados de todas as imagens já produzidas pelo estúdio.

Quer fazer parte desse mercado?

O mercado de trabalho Python é cada vez maior e diversificado | Imagem por www.freepik.com

Assim como pudemos ver, o Python é uma excelente porta de entrada para as grandes empresas de tecnologia.

Seja você um programador iniciante em busca de aprender sua primeira linguagem ou um desenvolvedor experiente procurando se renovar e dar um up no currículo, com certeza aprender Python é uma excelente escolha.

Fazer um curso Python também é uma excelente maneira não só de se manter atualizado e aprender novas coisas, como também de trocar experiências.

Aliás, nós aqui na ByLearn temos um curso que se adequa tanto a programadores Python iniciantes, quanto àqueles mais experientes.

O nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior  conta com a melhor seleção de materiais.

Aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a linguagem Python, além de contar com a melhor equipe de apoio pedagógico, aberta e disposta a compartilhar novas ideias e soluções.

Além disso, aqui nós temos uma grande seleção de conteúdo gratuito para você entrar nesta grande comunidade.

Acesse nossos artigos e vídeos para começar a desvendar esse mundo novo e não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber novidades em primeira mão.

Tags: | | | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.