fbpx
Como começar a trabalhar com Python como freelancer

Neste texto, discutimos sobre as vantagens de trabalhar em sistema home office e os possíveis ganhos em qualidade de vida: menos tempo de deslocamento, mais tempo para cuidar da própria saúde e ter tempo de qualidade com a família. Trabalhando com Python como freelancer você terá todas essas possibilidades, além de abrir as portas para crescimento profissional, com uma rotina cheia de desafios e muito dinamismo.

Combinar o trabalho remoto com total liberdade de escolher os próprios projetos e gerenciar as próprias horas de trabalho com toda a flexibilidade parece um sonho, certo?

A procura por programadores Python no mercado de tecnologia teve um crescimento vertiginoso nos últimos anos com a adoção da linguagem por praticamente todas as gigantes de inovação, como IBM, Amazon, Spotify e Facebook, com destaque para os investimentos pesados feito pela Google.

Com esta explosão, o mercado de trabalho Python é um dos mais aquecidos do momento e é possível encontrar vagas em diversas áreas.

Ficou animado? Então vem com a gente que neste texto vamos te dar preciosas dicas de como começar a trabalhar com Python como freelancer: como ser notado no mercado, onde achar vagas, como organizar a rotina… Tudo o que você precisa saber para ganhar liberdade e trabalhar com autonomia total.  

Como ser notado trabalhando com Python como freelancer

Bem, você decidiu que ter um trabalho em uma grande empresa não é o que você deseja e quer trabalhar de maneira totalmente autônoma.

Junto com o vislumbre das inúmeras vantagens de trabalhar por conta própria, vem aquele medo inicial de não saber bem como começar e quais são os primeiros passos nesse novo caminho.

Aqui nós te contamos tudo o que as empresas esperam de um programador Python, mas trabalhar como freelancer apresenta um desafio extra: como ser notado?

Todos sabemos que muitas vezes vender o próprio trabalho não é uma tarefa fácil, mas é fundamental se você deseja sucesso trabalhando com Python como freelancer.

python como freelancer e propostas
Mãos às obras: agora é hora de procurar ofertas e enviar propostas | Imagem por stories Freepik

Organize seu currículo e atualize sempre o Linkedin

O currículo é o primeiro contato que seus possíveis empregadores terão com você. Ele precisa ser completo, mas ao mesmo tempo objetivo, dando ênfase às suas qualidades que realmente interessam o empregador. Em linhas gerais, o currículo de um profissional freelancer não se diferencia muito daqueles que encaminhamos às empresas.

No entanto, aqui devemos dar ainda mais ênfase ao Linkedin, a principal plataforma utilizada pelas empresas para descobrirem novos profissionais, seja para vagas fixas, seja para prestadores de serviço autônomo. Mantenha o seu perfil no site sempre atualizado e procure se conectar ao maior número possível de contatos de profissão.

Faça um portfólio

No caso de programadores que trabalham com Python como freelancers, é também fundamental construir um portfólio para exibir os projetos já realizados, mostrando a possíveis empregadores suas habilidades e pontos fortes.

Ele é a sua vitrine pessoal e deve receber toda a sua atenção, estando sempre atualizado e bem organizado.  

Se você ainda está começando e não tem muitos trabalhos realizados, você pode exibir os seus projetos pessoais. Uma outra dica é colaborar com projetos open source.

Participe de fóruns e comunidades

Para se tornar um freelancer de sucesso, é fundamental possuir um network sólido, onde você não só ficará sabendo de novas oportunidades, como poderá também receber indicações.

Uma das vantagens do Python é a sua ampla e ativa comunidade de usuários, explore essa possibilidade! Além de uma nova maneira de aprender coisas novas e trocar soluções, participar ativamente dessas redes pode abrir muitas portas profissionais.

Como começar sua vida de Python como freelancer

Além da sua rede de contatos pessoais, uma boa dica para conseguir ofertas de trabalho é acessar marketplaces, plataformas que reúnem diversas ofertas para freelancers.

Algumas das plataformas mais famosas que atuam no Brasil são a 99Freelas, Prolancer e o Freelancer

Dentro do portal Python no Brasil, é possível achar oportunidades todas relacionadas à linguagem.

Uma das vantagens de trabalhar com Python como freelancer é poder também procurar trabalhos no mercado internacional, exemplos de plataformas gringas são a UpWork e a Fiverr.

No entanto, todas essas plataformas cobram uma porcentagem dos seus ganhos. Para fugir disso, invista no seu portfólio e crie também um site próprio, onde você poderá oferecer seus serviços.

Um outro passo muito importante para trabalhar com Python como freelancer é sempre estar ligado nas novidades nas possibilidades de novas parcerias. Por isso, esteja sempre atento para enviar novas propostas e tentar expandir a sua rede.

Organização e planejamento: as palavras de ouro do desenvolvedor Python como freelancer

Organize seu tempo, suas atividades e seu espaço de trabalho

Um dos desafios para quem trabalha de casa é conseguir separar a vida profissional da pessoa, criando uma rotina de trabalho saudável e produtiva.

Se você é freelancer, esse desafio é ainda maior.

Neste texto, falamos detalhadamente sobre o assunto, dando dicas de como organizar suas prioridades, seu espaço de trabalho e quais aplicativos podem te ajudar a gerenciar seu tempo e suas atividades para não perder prazos e conseguir ter tempo para outras atividades.

Planejamento financeiro

Planejamento financeiro é uma das chaves para trabalhar como freelancer | Imagem por macrovector

Freelancers não contam com um contracheque no final do mês e por isso planejamento financeiro é essencial para poder contar a oscilação natural de renda típica da vida de freelancer.

Portanto, o primeiro passo de um planejamento financeiro bem sucedido é saber o valor a cobrar pelo seu trabalho.

Neste processo, existem muitas variáveis, como sua meta de ganhos potenciais, o tempo gasto para a elaboração do trabalho, a média salarial na sua cidade, sem tempo de experiência…

Para iniciantes, uma boa saída são sites que funcionam como uma espécie de calculadoras de freelas.

É importante também não negligenciar a parte financeira do seu trabalho e prestar muita atenção a cobranças, emissão de notas fiscais e outras burocracias.

Estudar faz parte do trabalho de Python como freelancer

Por fim, para ter sucesso trabalhando com Python como freelancer é importante se manter atualizado, separando um tempo da sua rotina para estudar.

Todo programador precisa ser analítico, atento a detalhes, estando sempre disposto a aprender e buscar soluções novas.

Aliás, grande parte dessas habilidades se adquire através de estudo constante.

Nós aqui da ByLearn preparamos um excelente material de estudo para você. No nosso e-book Boas práticas com Python você vai poder elevar o nível do seu código, não deixe de conferir baixando gratuitamente no link abaixo.

Boas práticas com Python

Baixe gratuitamente o nosso e-book

Nós também temos o curso de Python mais completo do mercado, com a melhor seleção de material didático e a melhor esquipe de apoio pedagógico.

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.