fbpx
Como usar o VS Code para desenvolver em Python

Nos últimos anos, o VS Code vem conquistando um número cada vez maior de fãs. Lançado pela Microsoft em 2015, o VS Code é um editor de código leve e simples, mas extremamente completo e poderoso. Utilizado sobretudo para aplicações web, ele é multiplataforma e está disponível para Windows, Mac OS e Linux, com execução excelente em todas essas plataformas.

Ao contrário do famoso IDE da Microsoft, o Visual Studio, VS Code é gratuito e tem código aberto, além de fornecer suporte para mais de 30 linguagens de programação, como JavaScript, C++, PHP, HTML, SQL e Python. Com o VS Code, construir projetos bem estruturados por meio de tecnologias baseadas em .NET é muito mais fácil.

Neste texto, vamos te ajudar a entender como utilizar esse editor de texto super inteligente para programar com Python, a linguagem de programação queridinha do mercado e dos desenvolvedores.

Motivos para usar o VS Code

Como já falamos, o VS Code é multiplataforma, tem suporte para mais de 30 linguagens e possui código aberto. Ele é muito completo e poderoso, no entanto, é também extremamente leve, o que permite que você programe sem nenhuma limitação, executando vários arquivos ao mesmo tempo e utilizando quantas extensões precisar. Mas as suas vantagens não param por aí.

vs code e python
Open source, leve, poderoso, multiplataforma, customizável: conheça as vantagens do VS Code | Imagem por macrovector / Freepik

Descubra abaixo por que ele é o queridinho dos desenvolvedores:

VS Code é extremamente expansível e customizável

Um dos motivos que fazem do VS Code um IDE cada vez mais usado é o fato de ele ser extremamente expansível e customizável, sendo possível adaptá-lo às suas necessidades. Você pode fazer alterações na fonte, no tema e nas configurações globais. Além disso, existem atualmente centenas de extensões do VS Code para todas as linguagens mais populares e elas te ajudam a desenvolver aplicações de maneira mais rápida e produtiva.

No nosso texto anterior, te mostramos as principais expansões para você que quer usar o VS Code para desenvolvimento em Python, não deixe de conferir!

IntelliSense

IntelliSense é um conjunto de recursos para preenchimento de códigos com uma série de funcionalidades. Com ele, o desenvolvedor consegue, com apenas algumas teclas, controlar melhor o código que está usando, acompanhar os parâmetros e adicionar chamadas e propriedades.

Ele possui funcionalidades como: Completar Palavras, Listar Membros, Informações de Parâmetros, Informações Rápidas e Destaques.

VS Code conta com GIT integrado

O GIT é uma plataforma de controle de origem que mantém o fluxo de capturas instantâneas à medida que o arquivo muda com o tempo.

Funcionalidades para debug

O VS Code permite que você depure o seu código direto no editor, facilitando o processo de correção de erros e debug. Ele possui três tipos diferentes de breakpoints, opção de adicionar watchs e um explorador de variáveis fácil de utilizar e prático.

Atalhos no VS Code

Além dos atalhos convencionais, o VS Code possui uma grande variedade de comandos rápidos que aumentam a produtividade.

Python, a linguagem do futuro

Simplicidade, legibilidade e robustez. Essas são apenas algumas das características que transformaram rapidamente o Python em uma verdadeira febre no mundo da programação. O fato é que a linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado, passando à frente de várias concorrentes e conquistando o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Nós já falamos aqui sobre a busca pela simplicidade do Python e como isso reflete em sua sintaxe: clara e com leitura intuitiva.  É uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave de compilação e o uso de indentação para marcar blocos. É muito simples seguir o raciocínio de programação e não há trechos de códigos inúteis. Por isso, o trabalho de desenvolvimento web com Python exige menos tempo na escrita dos códigos e você consegue criar protótipos mais rápido.

Uma segunda vantagem é o fato do Python ser uma linguagem de código aberto, com documentação disponível on-line e totalmente gratuita. Você encontra muita coisa pronta, o que facilita o desenvolvimento, além de encontrar também saídas para diversos problemas. Outro ponto positivo é que a linguagem Python possui uma comunidade grande e engajada, com fóruns de desenvolvedores muito ativos e muito abertos a explorar novas abordagens e compartilhar soluções.

Então, nada melhor do que desenvolver no VS Code com Python, certo?

Instalando o Python no VS Code

Você já deve ter percebido como trabalhar com o Python no VS Code pode ser prático, simples e produtivo, não é mesmo? É uma combinação que funciona bem em qualquer sistema operacional e possui uma grande variedade de plugins e extensões.

Usando o Python no VS Code você pode fazer testes automáticos, utilizar o ItelliSense e ainda pode alternar facilmente entre ambientes.

Para fazer a instalação, basta fazer baixar e instalar a última versão do Python neste link e seguir os passos de instalação no VS Code, que vai identificar automaticamente a sua versão do Python.

Depois basta criar um arquivo, salvá-lo com a extensão “.py” e executá-lo. Simples, não? 😊

Ainda não domina o Python?

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

curso de python completo
Na hora de aprender Python, é importante escolher um curso completo e com certificado reconhecido pelo mercado | Imagem por Freepik

Em suma, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos e uma grande experiência de ensino.

Como resultado, essa experiência que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Ah! Ainda mais importante também é lembrar que, ao final do nosso curso, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia.

Ele não só atesta que você possui conhecimentos em Python, como também já está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Então, que tal já ter um gostinho do estilo ByLearner de ensino e baixar um ebook completo e totalmente grátis?

Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código:

Boas Práticas com Python

Baixe gratuitamente nosso e-book completo no link abaixo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! Aliás, nós estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.