fbpx
Saiba tudo sobre programação orientada a objetos com Python

Como já comentamos antes, Python é uma linguagem orientada a objetos. Mas o que significa exatamente programação orientada a objetos com Python e quais são suas vantagens?

Atualmente, a programação orientada ao objeto (POO, também conhecida por sua sigla inglesa, OOP – Object Oriented Programming) é o paradigma de programação mais requisitado pelo mercado e mais popular entre os desenvolvedores. Por ter uma representação que se aproxima dos objetos da vida real, a POO traz muito mais rapidez e facilidade na leitura, atualização e manutenção dos códigos. Além disso, é mais fácil entender o sistema como um todo, o que facilita o trabalho em equipe.

Programação Orientada a Objetos (POO) está baseada no conceito de objetos compostos por dados e códigos, e classes. Na POO, os dados aparecem na forma de campos (também conhecidos como atributos ou propriedades) e os códigos na forma de procedimentos (também conhecidos como método). O objeto é a menor e mais básica entidade e todo tipo de cálculo é realizado nele.

Apesar de cada vez mais popular, a programação orientada a objetos ainda pode causar um pouco de confusão. Em texto anterior, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Neste texto, vamos focar na programação orientada a objetos com Python.

O que é programação orientada a objetos com Python?

Cada vez mais desenvolvedores escolhem trabalhar com programação orientada a objetos com Python
A programação orientada a objetos com Python permite que você estruture programas de maneira mais produtiva e intuitiva, com maior reaproveitamento de códigos

A programação orientada a objetos é um paradigma de programação que fornece um meio de estruturar programas de forma que propriedades e comportamentos sejam agrupados em objetos individuais. Por exemplo, um objeto pode representar uma pessoa com propriedades como nome, idade e endereço e comportamentos como andar, falar, respirar e correr. Ou pode representar um e-mail com propriedades como lista de destinatários, assunto e corpo e comportamentos como adicionar anexos e enviar.

Para simplificar, podemos dizer que a POO é uma abordagem que modela objetos de software como se fossem coisas do mundo real, associando-os com dados e funções. Os objetos estão, portanto, no centro e não representam apenas dados, mas são também parte da estrutura geral do programa.

Entendendo o que são objetos e classes

Para entendermos o que é um objeto no Python, podemos começar pela definição de um objeto na vida real: algo material ou abstrato que pode ser descrito por suas características, comportamentos e estado atual.

Tomemos um carro como exemplo. Ele pode ser descrito por suas características (cor, marca, modelo – os atributos), comportamentos (acelerar, frear – os métodos) e estado atual (novo, velho – instância). Existem vários tipos de carro que, apesar de diferentes, podem ser agrupados na mesma categoria geral.

Passando agora para o Python, as diferentes categorias onde os objetos singulares podem ser agrupados são chamadas de classes. Uma classe pode ser definida como um agrupamento de valores e suas respectivas operações.

Cada objeto do Python possui uma classe (também chamada de tipo) que determina o que ele é e como ele pode ser manipulado. Em uma classe você encontra dados, operações e semântica para descrever os objetos, servindo de modelo para armazenar informações e realizar tarefas.

 As classes facilitam a modularidade e a abstração de operações muito complexas, permitindo que o desenvolvedor manipule objetos de maneira mais fácil.

Alguns processos fundamentais da programação orientada a objetos com Python

A programação orientada a objetos com Python segue alguns princípios básicos, que tal conhecê-los melhor?

Aqui vamos te apresentar alguns dos processos fundamentais dentro da programação orientada a objetos com Python:

Funções e métodos

Um método é uma função criada para definir uma classe. O primeiro argumento do método é sempre referenciado no início do processo. Por convenção, o primeiro argumento do método tem sempre o nome self. Portanto, os atributos de self são atributos de instância da classe.

Alinhamento de classes

Alinhar uma classe nada mais é do que definir uma classe dentro de outra. Uma classe aninhada comporta-se como qualquer “classe externa” (não-aninhada) e pode conter métodos e atributos.

Herança

Através da herança você pode criar uma classe derivada de outra e formar uma hierarquia. A classe filha reutiliza todos os campos e métodos da classe pai para implementar sua própria classe. Assim, é possível que uma determinada classe herde atributos e métodos. Prático, não?

Assim você pode escrever códigos menos repetitivos já que pode utilizar bases com atributos preestabelecidos para cada tipo de variável.

Exceções

Todo desenvolvedor vai encontrar situações inesperadas durante sua jornada de trabalho. As exceções fornecem uma maneira limpa de detectar erros. Em Python, uma exceção é um objeto. Todas as exceções no Python são derivadas da classe base interna chamada Exception.

Aprenda Python

Aqui na ByLearner nós temos o curso mais completo do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Ah! E é importante também lembrar que, ao final do cursos, nossos alunos recebem um certificado válido e amplamente aceito pelas empresas de tecnologia. Ele atesta que você possui conhecimentos em Python e está pronto para aplicá-los em diversas áreas.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe gratuitamente nosso e-book completo no link abaixo

Gosto do nosso texto? Tem alguma sugestão para os próximos? Além disso, não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.