Em tradução livre, IDE significa Ambiente de Desenvolvimento Integrado (da sigla em inglês para Integrated Development Environment) e são aplicações criadas com o propósito de unir em um único ambiente várias funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de softwares, economizando tempo e facilitando bastante a vida do programador. Neste artigo, vamos te contar as vantagens de usar IDEs no seu dia a dia e como essas ferramentas podem te ajudar a ser ainda mais produtivo. Além disso, vamos te dar uma lista completa de quais são as melhores IDEs para Python, te ajudando a escolher aquela que mais se adequa às suas necessidades.
Para facilitar, o processo, dividimos a nossa lista em duas categorias: IDEs construídas para serem usadas exclusivamente com Python e aquelas pensadas para desenvolvimento geral que podem ser usadas com Python. Vamos lá?
O que são IDEs? Entenda suas principais vantagens
Um dos grandes atrativos do Python é com certeza a sua simplicidade e legibilidade, o que torna o dia a dia do programador muito mais prazeroso. Os IDEs para Python vêm para facilitar ainda mais o desenvolvimento, otimizando o tempo gasto com os códigos já que reúnem diferentes ferramentas em um único ambiente, além de compilarem bibliotecas diferentes.
Uma outra vantagem de usar IDEs para Python é a praticidade para projetar interfaces gráficas. Com eles é possível criar janelas, botões e outros elementos de interação de usuários com poucos cliques.
Ao reunir praticamente tudo o que um programador Python precisa para trabalhar, os IDEs são um grande impulso na produtividade, sendo fundamentais para o desenvolvimento de grandes projetos. Além disso, eles são pensados para ajudar a não interromper o fluxo de trabalho, eliminando pausas que podem interromper o raciocínio.
Além de todas essas vantagens, muitas IDEs para Python permitem que você personalize totalmente seu ambiente de trabalho, desde a aparência até customizações de código fonte.
Algumas das principais funções reunidas pelos IDEs são:
- Verificador de sintaxe Editor de textos
- Função autocompletar
- Assistente de códigos
- Automatizador de tarefas
- Ferramentas de conexão a bancos de dados
- Debuggers
- Execução de código de dentro do ambiente
- Ferramentas de construção e testes
- Editor de interface gráfica, etc.
No entanto, tanta facilidade pode algumas vezes prejudicar e é preciso ficar atento para não se tornar dependente de IDEs, estudando sempre e mantendo os conhecimentos de código sempre ativos. Nós aqui da ByLearn compilamos um ebook completamente gratuito para te ajudar a continuar se aprimorando:
Boas práticas com Python
Baixe o nosso e-book totalmente gratuito
Mas, afinal, quais são as melhores IDEs para Python?
Agora que você já entendeu todas as vantagens de usar um IDE no seu dia a dia, falta escolher qual deles melhor se adapta às suas necessidades. As possibilidades são muitas e escolher qual IDE usar depende de muitas variáveis, mas aqui vamos te mostrar algumas opções.
Para facilitar, dividimos a nossa lista em IDEs de uso gerais que podem ser usadas com Python e as IDEs para Python exclusivamente. Vamos lá
IDEs de uso geral que podem ser usadas com Python
Leve e completo, o VS Code é um editor de código disponível para todas as plataformas. Ele possui código aberto, é extensível e pode ser configurado para praticamente qualquer tarefa. É muito fácil instalar o suporte para Python e depois de fazer o download, o VS Code vai reconhecer a instalação automaticamente, assim como as bibliotecas.
O que torna o VS Code uma das melhores IDEs para Python é sua integração nativa com o Github, o que permite fazer commits e sincronizações direto na tela. Ele possui explorador de variáveis, depuradores e compiladores, além de ter uma interface totalmente customizável.
Eclipe é talvez a IDE de código aberto para desenvolvimento Java mais famosa entre os programadores. Ele possui uma grande variedade de extensões, uma delas é a PyDev, que permite a programação em Python. Entre outras funcionalidades, ela permite compilação de código e debug.
O Atom é na verdade um editor de texto, no entanto, assim como o VS Code, ele possui uma série de pacotes e plugins que o elevam à condição de IDE.
O Atom foi desenvolvido pelo pessoal do GitHub e está disponível para todas as plataformas. Ele possui código aberto e você pode configurá-lo de acordo com as suas preferências, sendo possível mudar as cores e os temas. Uma de suas grandes vantagens é a comunidade de usuários, muito ativa e sempre lançando novos pacotes de atualização.
Aliás, ele inicialmente foi desenvolvido para criar aplicativos de desktop usando JavaScript, HTML e CSS, hoje ele possui suporte à linguagem Python que pode ser instalado quando o programa está em execução.
IDEs desenvolvidas exclusivamente para Python
É um dos IDEs para Python mais completos. Existe na versão profissional (paga) e comunitária (código aberto). Tem uma interface muito limpa e personalizável, permite que você rode debugs diretamente dentro dele e possui suporte para controle de fontes e projetos. Além disso, é ideal para iniciantes: é possível acessar passos a passos diretamente dentro da aplicação.
O Spyder é o primeiro contato de muitos programadores com IDEs para Python. Ele é de código aberto e faz parte do pacote Anaconda, que possui muitas bibliotecas e o Python em si.
Ele foi otimizado para fluxos de ciências de dados e por isso é integrado com bibliotecas de dados como a NumPy e a Matplotlib. Apesar de mais básico e de não disponibilizar uma grande variedade de personalização, o Spyder tem as funcionalidades mais comuns, como um editor de código com destaque sintaxe, um browser com documentação integrada e compilação de código Python.
Dentre os IDEs para Python que trabalham com análise de dados, o Jupyter é o mais famoso. É muito fácil de usar e possui um grande material de referência disponível, além de ter bibliotecas embutidas. Com ele, é possível criar funções numéricas e trabalhar com visualização de dados.
Bônus: IDEs para iniciantes
Fornece um passo a passo para começar a programar com Python. É leve e tem uma interface fácil, com funcionalidades navegáveis.
Muito utilizado em cursos. Tem uma interface simples e um bom sistema de destaque na sintaxe, facilitando a visualização da estrutura dos códigos.
Vem aprender a programar com Python com a gente!
Se você está começando a programar com Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLern e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico.
Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções, contando com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais.
Então, qual das IDEs para Python é a sua favorita? Conta pra gente e não esqueça de nos seguir nas redes sociais e assinar a nossa news letter para ficar sabendo das novidades em primeira mão!
Newsletter
Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn