fbpx
5 Melhores frameworks para desenvolvimento web com Python

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação, conquistando espaço em áreas cada vez mais diferentes. Aqui vamos focar no desenvolvimento web com Python.

Inicialmente famosa por seu uso em processos de automação, inteligência artificial e ciências de dados, hoje a linguagem é usada de maneira bastante diversificada e está presente em todas as empresas de tecnologia e inovação que fazem parte do nosso dia a dia.

O fato é que a linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub.

A GitHub é a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

É quase impossível encontrar um ramo da área de programação onde a linguagem em código aberto criada por Guido Van Russen não é usada.

Neste texto, vamos te explicar quais características fazem dela a escolha perfeita para desenvolvimento web.

Além disso, vamos te dar uma visão geral sobre os principais frameworks usados para desenvolver aplicações com Python.

Tudo isso a fim de te ajudar a escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Vamos lá?

Desenvolvimento web com Python: principais vantagens

desenvolvimento web com python
Python: uma excelente escolha para desenvolvimento web por sua rapidez e praticidade | Imagem Freepik

Em 2016, o Instagram anunciou que adotaria o Python como principal linguagem de programação.

Desde então, o aplicativo, que pertence ao Facebook tem cerca de 400 milhões de usuários ativos e um volume de compartilhamento de fotos e vídeo na casa dos 95 milhões.

Atualmente ele possui o maior projeto de desenvolvimento web com Python como linguagem exclusiva.

Assim, o time de desenvolvedores do Instagram declarou que a linguagem está conectada com a filosofia da empresa, que busca aliar simplicidade e praticidade, também pilares de fundação do Python.

Nós já falamos aqui sobre a busca pela simplicidade do Python e como isso reflete em sua sintaxe: clara e com leitura intuitiva.  

É uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave de compilação e o uso de indentação para marcar blocos.

Aliás, é muito simples seguir o raciocínio de programação e não há trechos de códigos inúteis.

Por isso, o trabalho de desenvolvimento web com Python exige menos tempo na escrita dos códigos e você consegue criar protótipos mais rápido.

Uma segunda vantagem é o fato do Python ser uma linguagem de código aberto, com documentação disponível on-line e totalmente gratuita.

Você encontra muita coisa pronta, o que facilita o desenvolvimento, além de encontrar também saídas para diversos problemas.

Outro ponto positivo é que a linguagem Python possui uma comunidade grande e engajada, com fóruns de desenvolvedores muito ativos e muito abertos a explorar novas abordagens e compartilhar soluções.

Junto a todas essas características que tornam a linguagem uma excelente escolha para diferentes usos, o que se destaca quando falamos de desenvolvimento web com Python é o seu grande número de frameworks disponíveis.

Mas o que são frameworks?

Em linhas gerais, framework é um conjunto de pacotes e módulos pensado para ser usado com funcionalidade específica.

É um facilitador no desenvolvimento que reúne um conjunto de bibliotecas para criar uma base onde você irá construir sua aplicação.

Frameworks são otimizadores de recursos que resolvem problemas padrões, de maneira genérica, e possibilita que o desenvolvedor foque sua atenção no seu projeto específico, sem precisar quebrar a cabeça com a arquitetura da aplicação e suas configurações

Framework é um facilitador no desenvolvimento que reúne um conjunto de bibliotecas para criar uma base onde você irá construir sua aplicação

Python tem uma excelente seleção de frameworks para diferentes usos, se adaptando a diversas necessidades.

Ao escolher o que mais se adapta às suas, é possível encurtar o caminho para a realização de seus projetos, ganhando velocidade e praticidade.

Desse modo, ao escolher o framework para desenvolvimento web com Python certo, você não precisará perder horas escrevendo códigos básicos e poderá concentrar-se apenas em escrever seu aplicativo ou site.

Django é o mais usado para desenvolvimento web com Python

O framework para desenvolvimento com Python mais usado do mercado, o que faz que uma de suas vantagens seja a sua comunidade de usuários ativos.

Django é famoso por ser um framework completo, que oferece todas as ferramentas necessárias para construir uma aplicação web em um único pacote.

Utilizando o padrão de projeto MTV (Model, Template e View), ele permite que você pule todos os passos iniciais para criação de uma aplicação padrão.

Além disso, possui um painel de administração que permite um gerenciamento rápido do banco de dados.

Desse modo, também há uma grande economia de tempo e de trabalho.

Flask

Ao contrário do Django, que tem a proposta de ser um framework completo, Flask é um microframework que tem como foco oferecer serviços mais específicos, ao permitir que o usuário combine diferentes bibliotecas. Com ele, você consegue adicionar as funcionalidades aos poucos, podendo escolher com mais liberdade o que exatamente você precisa na sua aplicação.

Web2Py

O Web2Py é um framework livre de código aberto que não demanda instalação para o início da programação, sendo necessário apenas baixar a fonte e executar. É um framework “full-stacked”, ou seja, já vem com todos os componentes necessários. Ele segue o padrão MVC (Model, View, Controller), o que permite uma melhor organização das camadas de apresentação, dados e lógica.

Ele permite a instalação de plugins e módulos adicionais, além de vir com uma estrutura pronta de conteúdo para diversos formatos.

Pyramid

Assim como o Django, é um framework completo. No entanto, Pyramid possui a vantagem de ser altamente customizável, oferecendo mais liberdade e flexibilidade que o Django. Isso significa dizer que o desenvolvedor por escolher, entre outras coisas, o estilo do modelo, a estrutura de URL e o banco de dados que melhor se adaptam ao seu projeto. Ele geralmente é usado para projetos que fogem um pouco do padrão e por isso são mais complexos.

Bottle

É um framework extremamente leve e não possui nenhuma dependência externa além da biblioteca padrão. É muito indicado para iniciar o aprendizado no desenvolvimento web com Python, para criação de protótipos ou simplesmente para a construção de projetos pessoais de aplicações web.

Você vai ficar de fora dessa? Faça um curso conosco e aprenda tudo o que você precisa saber para começar a programar desenvolvimento web com Python

Aposto que depois de ler este post você já está louco para começar a aprender Python e claro que você pode contar conosco, da ByLearn, neste processo.

O nosso curso Python completo – de Júnior a Sêniorconta com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico, aqui você vai aprender tudo o que precisa sobre a linguagem Python, começando com uma completa introdução, passando pelos processos de instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções, contando com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você, com apostilas e livros oficiais

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.