fbpx
Stack Overflow 2020: conheça os resultados da Pesquisa Anual de Desenvolvedores

Acabaram de ser lançados os resultados do questionário da Stack Overflow 2020, a maior pesquisa de desenvolvedores do mundo.

A cada ano, o site norte-americano lança uma série de perguntas para serem respondidas por programadores ao redor do planeta.

Em vinte minutos, diferentes profissionais respondem questões acerca de suas tecnologias favoritas e preferências de linguagem, detalhes de suas carreiras como salários e anos de experiência.

Além disso, também responderam a perguntas pessoais e de comportamento.

Este ano, foram respondidos quase 65.000 questionários. E os resultados mostram estatísticas de popularidade das diversas linguagens, assim como as mais temidas e as mais almejadas.

Os números levantados pela Stack Overflow de 2020 também são um excelente termômetro para o mercado de trabalho, mostrando onde está a maioria das vagas e os salários das diferentes carreiras.

Stack Overflow 2020 desenvolvedores
Quase 65.000 desenvolvedores de todo o mundo responderam à pesquisa on-line da Stack Overflow | Imagem por Freepik

Ficou curioso? Então vem com a gente que aqui vamos te mostrar os principais resultados.

O que é a Stack Overflow?

O Stack Overflow é a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Com estilo muito parecido a um fórum, lá os usuários podem postar suas perguntas e outros usuários a respondem.

Se trata de um esquema simples e eficiente, que mostra as últimas questões postadas e os números de respostas, visitas e votos.

Em seus seis anos de existência, os números de dados e informações do site são impressionantes:

Foram quase 8 milhões de perguntas e mais que o dobro de respostas, contando com mais de 7 milhões de acessos diários.

Apesar de incomparável com o seu irmão americano em número de perguntas e respostas, existe também uma versão do site em português.

Quem respondeu a Stack Overflow 2020?

Segundo o texto de abertura da Pesquisa de Desenvolvedores da Stack Overflow de 2020, o grande diferencial deste ano foi a busca por mais diversidade, tentando ir além das fronteiras da própria comunidade.

Segundo os organizadores, houve uma diminuição dos anúncios nos próprios canais do Stack Overflow, enquanto os anúncios externos cresceram em uma tentativa de conseguir o maior número possível de respostas de fora da comunidade.

O resultado foi um aumento de representação de alguns grupos, no entanto, não houve uma mudança tão significativa assim:

Os homens ainda são a grande maioria e apenas 12% das respostas foram de mulheres.

No Brasil, há uma diferença ainda maior e 94,2% das respostas foram masculinas.

Em relação à faixa etária, a grande maioria dos desenvolvedores que responderam à pesquisa é jovem: 66,2% têm entre 20 e 34 anos.

O país com a maior representação, como era de se esperar, foram os Estados Unidos, com 19,49% das respostas.

Em segundo lugar temos a Índia, com 13,12%, seguida do Reino Unido com 6,09% e Alemanha com 6,08%.

O Brasil é responsável por 2,82% das respostas e é o país com maior representação na América Latina.

Stack Overflow 2020 gráfico de participação
Gráfico com a participação por países nas respostas: Estados Unidos, Índia e países europeus concentram a grande maioria das respostas | Fonte: confira aqui

Entendendo o perfil do desenvolvedor

Uma das perguntas da pesquisa era sobre a área de atuação e era possível escolher até 3 áreas. O maior número de respostas veios de desenvolvedores front-end, com 55,8%, seguida de perto por desenvolvedores full-stack, com cerca de 55%. Desenvolvedores back-end representam 37,1% das respostas. Desenvolvedores web são 20%. Veja abaixo um gráfico com as dez respostas mais numerosas:

Stack Overflow 2020 área de atuação
Gráfico criado com base nos dados da Stack Overflow 2020, veja os resultados completos aqui

Em relação aos anos dedicados ao desenvolvimento, temos que cerca de 40% dos usuários do Stack Overflow aprenderam a programar a menos de 10 anos atrás, enquanto 17% aprenderam há menos de 5 anos e 15% há mais de 30 anos. Um dado muito interessante é que o interesse pela programação aparece cada vez mais cedo: mais da metade das respostas vieram de pessoas que afirmam ter escrito seu primeiro código com menos de 16 anos de idade.

A nível profissional, temos que 65% das repostas vieram de desenvolvedores que trabalham há menos de 10 anos na área. No Brasil, os anos médios de experiência profissional ficaram em 29,5.

E estes profissionais são cada vez mais treinados: aproximadamente 75% têm nível superior ou pós-graduação. As graduações mais citadas, com 62%, foram Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou Engenharia de Software.

Sobre tecnologia

O segundo tópico da pesquisa se refere à tecnologia. Nele, os desenvolvedores respondem perguntas não somente sobre as linguagens com as quais trabalham, mas também sobre outras ferramentas utilizadas em seus cotidianos.

Por oito anos seguidos, JavaScript mantém o primeiro lugar como linguagem mais usada, com 67,7%, seguida por HTML/CSS, SQL e Python.

Apesar de ter mantido a mesma quarta posição alcançada no ano passado, Python foi a única das linguagens presentes no top 5 que apresentou crescimento, passando de 41,7% em 2019 a 44,1% em 2020.

Uma das maiores quedas foi a da linguagem Ruby, que estava no top 10 de 2019 e passou para a décima quarta posição:

Fonte: Stack Overflow 2020, para ver o gráfico completo, clique aqui

No que se refere a preferências pessoais, a Stack Overflow 2020 divide as linguagens em mais amadas e mais temidas pelos usuários, além das mais desejadas por aqueles que desejam aprender uma nova linguagem. Neste quesito, Python é a absoluta vencedora: ela ocupa o terceiro lugar entre as amadas, em um quase empate com a segunda posição, TypeScript (67,1% a 66,7%), ficando atrás apenas de Rust. No entanto, no quesito das desejadas, ocupa com folga o topo: 30%, o segundo lugar, ocupada pelo Java que tem apenas 18%.

Interessante, não? Neste post te contamos tudo o que aprendemos sobre as tendências atuais do Python com as respostas da Stack Overflow 2020. Não deixe de conferir!

A pesquisa também recolheu dados sobre popularidade de banco de dados, frameworks para desenvolvimento web, bibliotecas e outras ferramentas.

Mercado de trabalho

Por fim, chegamos à última parte do questionário, onde os usuários dão suas impressões sobre o mercado de trabalho.

Sem sombra de dúvidas, a Stack Overflow 2020 demonstrou que o mercado de trabalho para desenvolvedores continua promissor: 92% das pessoas que responderam as perguntas estão empregadas pelo menos por meio período, enquanto apenas 3,5% se dizem desempregados e procurando por um posto de trabalho. Também são expressivos o número de estudantes (12%) e profissionais freelancers (9,5%) que responderam às perguntas.

De maneira geral, os desenvolvedores estão satisfeitos com seus trabalhos: quase 65% dos participantes responderam que estão satisfeitos ou levemente satisfeitos com o posto atual de trabalho, enquanto apenas 25% alegam terem algum grau de insatisfação:

Em geral, os desenvolvedores se mostraram bastante satisfeitos com seus trabalhos | confira aqui

Entre os que estão procurando trabalho ou empregados, porém abertos a novas possibilidades, encontramos respostas como: busca por melhores salários, vontade de trabalhar com novas tecnologias, melhor equilíbrio entre vida e pessoal e trabalho, busca por oportunidades de liderança e curiosidades sobre outras oportunidades.

Em relação aos salários, a pesquisa apresenta inúmeras variáveis: anos de experiência, cargo, linguagem de trabalho. Aqui preparamos para você um gráfico com a média salarial de acordo com a carreira:

Gráfico com a média salarial anual em milhares de diferentes carreiras de desenvolvimento | Fonte aqui o gráfico completo

Para saber mais informações, não deixe de conferir a pesquisa completa e de ler o nosso próximo post onde nos aprofundaremos ainda mais nos resultados da Stack Overflow 2020, especialmente em relação ao nosso querido Python.

Falando nisso, você conhece o nosso curso de Python?

O nosso treinamento, Python completo – de Júnior a Sênior é o mais completo do mercado, com a melhor seleção de material didático e uma equipe pedagógica sempre aberta a tirar suas dúvidas. Com a gente você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem, desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções, contando com atualizações constantes.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe aqui o nosso e-book completo e totalmente gratuito

Gostou do nosso conteúdo? Quer fazer uma sugestão de pauta? Conta tudo para gente nos comentários e não esqueça de nos seguir em todas as redes sociais e assinar a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo 🙂

Tags: | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.