fbpx
Uma comparação entre Ruby on Rails e Django

Existem mais de 90 frameworks para desenvolvimento web no mercado. Por isso, escolher qual se adapta ao seu projeto é um grande desafio. Mas, nos últimos anos, dois frameworks têm dado o que falar: Ruby on Rails e Django. Eles são amplamente usados pelas gigantes de tecnologia e têm uma grande comunidade de apaixonados.

Mas como escolher entre um e outro? Ruby on Rails e Django têm muitas semelhanças, mas também diferenças fundamentais. Python, a base do Django, e Ruby são linguagens escritas totalmente em código aberto, interpretadas e orientadas a objetos. Ambas são conhecidas por serem simples, diretas, potentes e versáteis. No entanto, Ruby on Rails e Django possuem

Para que você possa escolher bem entre Ruby on Rails e Django vamos fazer um comparativo entre elas a partir de alguns pontos principais.

Curioso? Então vamos lá!

Ruby on Rails e Django: principais pontos de comparação

Nos últimos anos, dois frameworks têm dado o que falar: Ruby on Rails e Django. Como escolher qual melhor se adapta ao seu projeto web? | Imagem Freepik
Nos últimos anos, dois frameworks têm dado o que falar: Ruby on Rails e Django. Como escolher qual melhor se adapta ao seu projeto web? | Imagem Freepik

Como já dissemos antes, Ruby on Rails e Django, embora escritos em linguagens diferentes, possuem muitas semelhanças. No entanto, suas filosofias são muito diferentes.

Sintaxe

Ruby on Rails utiliza Ruby, linguagem criada por Yukihiro Matsumoto e lançada em 1995. Ruby é uma linguagem de propósito geral e orientada a objetos. Ela é conhecida por ser simples e agradável para trabalhar.

Django, por outro lado, utiliza Python, linguagem criada por Guido van Rossum em 1990. Python também é uma linguagem orientada a objetos e de uso geral, mas tem como principais características clareza e legibilidade, o que a torna uma linguagem fácil de aprender.

Quer elevar o nível do seu código?

Baixe no botão abaixo nosso e-book completo
Boas práticas com Python

Ruby possui uma sintaxe flexível, o que acaba criando dificuldades de leitura, especialmente quando comparamos com a sintaxe do Python. Enquanto em Ruby há diferentes maneiras de fazer algo, em Python há um único caminho – e geralmente um caminho óbvio. Isso faz com que o código de Python seja mais padronizado, mais fácil de depurar e ler. Por isso, é mais fácil desenvolver projetos usando Django, especialmente se você trabalha em equipe.

Arquitetura

Ambos os frameworks estão estruturados em um modelo MVC. Dessa forma, ambos possuem organizações parecidas, com divisões simples em camadas, rotas especificadas, controladores, modelos e visualizações limitadas. A diferença está apenas no formato.

Popularidade

Ruby on Rails e Django são frameworks extremamente populares para desenvolvimento web. O Django é usado no Instagram, Pinterest e Spotify. Enquanto o Ruby on Rails marca presença no Twitter, Github e Airbnb. Ambos possuem grande comunidade de usuários, além de uma boa diversidade de documentação.

No entanto, Python é a linguagem do Django e o Python é a linguagem com o maior crescimento do mercado, sendo muito utilizada em áreas que dominarão o futuro, como ciências de dados e inteligência artificial.

Entre Ruby on Rails e Django, ficamos com o Django

Depois dessa pequena comparação, nós temos que recomendar o Django. O Django possui a estrutura ideal para criar aplicativos de alto desempenho e com manutenção fácil. Django é escalável, seguro e torna o trabalho em equipe muito mais eficiente. Ele é uma excelente opção para empresas que possuem vários projetos simultâneos porque economiza tempo de desenvolvimento e oferece excelentes opções.

Você quer saber mais vantagens de utilizar o Django? Não deixe de conferir nosso texto anterior!

Chegou a hora de começar a programar com as vantagens do Django

Depois de conhecer mais a fundo as vantagens do Django, temos certeza de que você está louco para começar a trabalhar com ele.

Você ainda não domina o Python?

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso completo e com certificado amplamente aceito pelo mercado de trabalho | Imagem por Freepik

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação, conquistando espaço em áreas cada vez mais diferentes.

Python tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

É quase impossível encontrar um ramo da área de programação onde a linguagem em código aberto criada por Guido Van Russen não é usada.

Aprender Python é uma ótima escolha pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, como també para programadores mais experientes que desejam se reciclar.

Aqui na ByLearner temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Aliás, ao todo, temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Vamos trocar uma ideia sobre o Django? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.