fbpx
Entenda as diferenças entre Django e Flask: Qual framework escolher para o seu projeto?

Segundo a pesquisa anual de desenvolvedores Python da Jetbrains, Django e Flask são em disparado os dois frameworks para web mais populares entre os usuários do Python. Eles alternam a liderança ano a ano e ambos possuem uma comunidade de apaixonados e fortes defensores.

Como estávamos falando, ambos os frameworks têm comunidades antigas e engajadas, oferecendo apoio e abordagens produtivas para problemas cotidianos. Além disso, tanto Django quanto Flask estão focados em um desenvolvimento web prático e eficiente. No entanto, eles possuem abordagens muito distintas.

No texto em que te apresentamos as maiores vantagens do Django, fizemos uma breve comparação entre Django e Flask, você lembra? Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais nessa comparação para te ajudar a entender as diferenças entre eles. Esperamos que, ao final do texto, você possa escolher entre Django e Flask de acordo com as especificidades do seu projeto.

Vamos começar?

Conhecendo o Django

O Django é um framework completo, com foco em desenvolver aplicações web de maneira rápida e eficiente | Imagem por Freepik

Você, ByLearner que está acompanhando nosso conteúdo, já deve estar super por dentro do Django, certo? Vamos recapitular um pouco?

Totalmente escrito em Python, o Django permite o desenvolvimento de páginas de maneira mais rápida e elegante, com o menor uso possível de códigos. Se a linguagem Python ficou famosa por sua sintaxe simples e legível, muito próxima ao inglês, o Django segue a mesma linha. Por isso, especialmente quando comparada a outras linguagens, o Django possui uma curva de aprendizagem curta e conquistará rapidamente segurança para trabalhar com ele.

Ele é guiado pela premissa DRY (sigla inglesa para Don’t Repeat Yourself, ou Não Repita a Si Mesmo em bom português) e permite e um excelente reaproveitamento de códigos, sendo necessárias apenas pequenas modificações e adequações para o seu projeto.

Por fim, um destaque dentre as vantagens do Django é sua parte administrativa. O framework fornece uma interface completa de controle e gerenciamento de conteúdo com a geração automática de uma página de administração, sendo necessário apenas definir os modelos no banco de dados.

Algumas aplicações desenvolvidas com Django:

  • Instagram
  • Spotify
  • Dropbox
  • Mozilla

Conhecendo o Flask

O Flask é um microframework que oferece todos os recursos básicos para construção de uma aplicação web, além de poder ser facilmente integrado com diversas bibliotecas Python. Seu maior atrativo, portanto, é a sua flexibilidade.

Ele tem uma abordagem oposta ao Django e permite que você o modifique de acordo com as suas necessidades específicas. Com o Flask, é muito fácil diversificar a estrutura do seu projeto.

Algumas aplicações desenvolvidas com Flask:

  • AirBnb
  • Netflix
  • Reddit

Principais diferenças entre Django e Flask

Para escolher entre Flask e Django, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de cada um deles

Chegando até aqui você já deve ter percebido que a principal diferença entre Django e Flask é que, enquanto Django tem a filosofia de agrupar todas as funcionalidades juntas, o Flask é mais modular. Mas o que isso significa na prática?

Em termos gerais, podemos dizer que Django tem uma abordagem mais completa que o Flask, que é considerado um microframework e tem como foco oferecer serviços mais específicos. Assim, enquanto o Django oferece todas as ferramentas necessárias para a construção da sua aplicação em um único pacote, o Flask pode ser combinado com diferentes bibliotecas e é altamente customizável.

Django é um framework de Modelo-Visualização-Controle com recursos completos. O seu objetivo principal é simplificar o processo de desenvolvimento através do uso de menos códigos e mais componentes reutilizáveis. Por outro lado, Flask tem a sua filosofia baseada em fazer apenas uma coisa, mas fazê-la bem. Ele vem apenas com um conjunto básico de ferramentas e a maioria de suas aplicações são aplicativos de página única (SPA, pela sigla inglesa).

Confira algumas características de Django e Flask comparadas:

Banco de dados

Django inclui um ORM poderoso que é compatível com uma série de bancos de dados relacionais, como o SQLite, PostgreSQL, MySQL e Oracle. O ORM nativo do Django também permite que você crie e gerencie migrações de bancos de dados, além de possibilitar a criação e visualização de formulários de maneira rápida.

Já o Flask não deixa claro como é feito o armazenamento de dados, mas há bibliotecas e extensões disponíveis para ajudar você com a tarefa.

Painel de controle, autorização e autenticação

O Django possui funcionalidades de autorização e autenticação junto com o gerenciamento de contas, enquanto o Flask precisa de redes de extensão.

Além disso, uma das vantagens do Django muito falada por seus usuários é o seu painel de administração. Ele vem com uma interface extremamente funcional para gerenciar dados com base nos seus modelos e permite que você realize operações CRUD sem ter que escrever nenhum código extra.

Componentes reutilizáveis

Ambos os frameworks permitem o agrupamento de arquivos com funcionalidades semelhantes. As aplicações do Django são mais complexas do que as do Django, ao mesmo tempo que são mais fáceis de trabalhar e de reutilizar.

Templates

Os mecanismos de template permitem que você insira informação de maneira dinâmica em uma página. O Flask usa o Jinja2, enquanto o Django tem o seu próprio mecanismo de template. Eles são bem similares no que diz respeito à sintaxe e às configurações.

Testes

Ambos os frameworks têm sistema de testes embutidos, usando o Unittet, que pertence à biblioteca padrão do Python.

Segurança

Nós já falamos acima que uma das vantagens do Django é a sua segurança, certo? Ele tem proteção inata a vetores de ataque mais comuns, como CSRF, XSS, e injeção SQL

O Flask tem uma base de código muito menor e por isso tem menos área de ataque. No entanto, ele se apoia em extensões e por isso acaba ficando mais vulnerável, o que significa que o desenvolvedor terá mais trabalho para manter tudo seguro.

Quando usar Django e Flask?

Para escolher entre Django e Flask é preciso ter em mente que o Django tem uma abordagem mais completa, enquanto o Flask é mais customizável
Para entre Django e Flask, você precisa pensar nas especifidades do seu projeto e nos seus objetivos | Imagem por Freekpik

O Django foi projetado para desenvolvimento rápido de aplicações web complexas. Enquanto o Flask é mais simples e mais rápido, perfeito para aplicações menores e com mais velocidade. Outra vantagem do Flask é sua flexibilidade,  que permite que você faça experimentações com a arquitetura, bibliotecas e novas tecnologias.

Um fator a se levar em conta é que o Django tem mais presença de mercado, com mais desenvolvedores familiarizados com o framework. Assim, é mais fácil construir uma equipe usando Django. Além disso, Django costuma ser mais estável do que Flask.

Para escolher qual usar, além de conhecer as vantagens e desvantagens do Django e do Flask, é preciso que você tenha em mente as especifidades do seu projeto e suas necessidades.

Django ou Flask: o segredo é dominar o Python

Não importa se você precisa da praticidade do Django ou da flexibilidade do Flask para o seu projeto, o segredo para trabalhar com qualquer um dos dois é dominar o Python, certo?

Simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Essas são apenas três das características que rapidamente fizeram do Python uma verdadeira febre no mundo da programação, conquistando espaço em áreas cada vez mais diferentes. Python tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo. É quase impossível encontrar um ramo da área de programação onde a linguagem em código aberto criada por Guido Van Russen não é usada.

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe no botão abaixo nosso e-book completo

Vamos trocar uma ideia sobre o Django? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.