fbpx
Django e Laravel: Qual é o melhor framework para desenvolvimento web?

Apesar do crescimento de demanda por desenvolvimento mobile, a maior oferta de vagas no Brasil ainda é para programadores web. É um mercado que recebe muita atenção, com uma grande variedade de tecnologias e funcionalidades, com novidades constantes. Por isso, não existe um consenso e escolher em qual tecnologia investir nem sempre é uma tarefa fácil. Dois frameworks que chamam muita atenção são Django e Laravel, vamos entender por quê?

O primeiro, é o framework Python mais usado para desenvolvimento web, enquanto o segundo é o framework PHP mais popular do mercado. No nosso último texto, nós discutimos um pouco sobre as diferenças entre trabalhar com Django e PHP. Aqui, vamos nos aprofundar um pouco e conversar mais sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar com Django e Laravel e te ajudar a escolher o que mais se adapta às suas necessidades.

Python x PHP

Antes de explorar as diferenças entre Django e Laravel, é preciso entender melhor o que separa as duas linguagens que os estruturam, certo?

Python e PHP são linguagens bem estabelecidas e populares, ambas de código aberto e com uma grande comunidade de usuários. Enquanto o PHP tem uma longa fama e ainda é a linguagem mais utilizada para desenvolvimento web, o Python é a linguagem com o maior crescimento no mercado, ocupando a primeira posição na Stack Overflow 2020 como a linguagem de programação mais desejada por profissionais que desejam enriquecer seus currículos com uma segunda linguagem de trabalho.

PHP vem do acrônimo inglês Hypertext Preprocessor e é uma linguagem de uso geral, mas popular especialmente para desenvolvimento web por poder ser embutida dentro do código HTML a partir do uso de tags de início e fim. A fama do PHP vem de sua simplicidade para iniciantes, ao mesmo tempo em que fornece recursos avançados para desenvolvedores mais experientes.

Já o Python ficou popular pela tríada simplicidade, acessibilidade e versatilidade. Inicialmente famosa por seu uso em processos de automação, inteligência artificial e ciências de dados, hoje a linguagem é usada de maneira bastante diversificada e está presente em todas as empresas de tecnologia e inovação que fazem parte do nosso dia a dia. A linguagem tem apresentado o maior crescimento do mercado e ocupa o terceiro lugar no ranking de popularidade da GitHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.

Embora existam muito mais páginas desenvolvidas com PHP do que com Python, este quadro tende a mudar rapidamente. A popularidade PHP está caindo enquanto Python torna-se uma linguagem cada vez mais popular e tudo indica que essa curva ascendente se manterá no futuro.

Escolhendo entre Django e Laravel: semelhanças e diferenças

Ambos os frameworks, Django e Laravel, foram criados com objetivo de serem simples, fáceis de usar e rápidos de aprender. Com os dois, é possível escrever tarefas complexas usando apenas algumas linhas de códigos.

Apesar do objetivo similar, Django e Laravel têm algumas diferenças fundamental. Então, vamos entender essas semelhanças e diferenças tópico a tópico?

django e laravel qual o melhor
Entender as diferenças entre Django e Laravel é fundamental para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e às demandas do mercado | Imagem Freepik

Linguagem e manutenção

Como já dissemos, Django e Laravel são ambos escritos em código aberto, usando Python e PHP, respectivamente. Django tem a sua manutenção realizada pela Django Foundation, enquanto Laravel é mantido pelo seu criado sob uma licença MIT.

Plataforma e escalabilidade de Django e Laravel

Ambos têm suporte para múltiplas plataformas. Mas enquanto o Django é altamente escalável, o Laravel é mais limitado.

Ferramentas

O Django possui uma série de ferramentas sofisticadas, como bibliotecas externas e ferramentas de SEO. O Laravel, por outro lado, possui ferramentas mais simples.

Sistema de templates

Ambos possuem sistemas de templates ricos em filtros e funções pré-definidas.

Curva de aprendizado e comunidade de usuários de Django e Laravel

Django e Laravel possuem uma comunidade de usuários ativa, com um grande número de contribuidores nos fóruns da Github. Portanto, é possível encontrar soluções on-line e apoio de outros os desenvolvedores para amos os frameworks.

No entanto, o Django possui um menor tempo de aprendizado, por ser altamente intuitivo e simples. Se você está familiarizado com o Python, você encontrará um código extremamente legível. O Laravel possui um tempo de aprendizado maior porque muitas vezes há códigos que entram em conflito com convenções comuns.

Segurança

A segurança é uma das grandes vantagens do Django. O sistema de autenticação do usuário do Django oferece um gerenciamento seguro para contas e senhas, ajudando os desenvolvedores a evitar erros. Ele tem proteção inata a vetores de ataque mais comuns, como CSRF, XSS, e injeção SQL. Embora o Laravel também cubra o básico de segurança, como nunca salvar senhas em bancos de dados e utilizar criptografia, ele não corresponde ao nível de segurança do Django. É por isso que, por exemplo, a NASA usa Django para seu site.

API

O Laravel vem com suporte embutido para construção de API, já que as consultas retornam JSON por padrão. Django não vem com esse recurso integrado e você precisa usar uma biblioteca para contornar isso e implementar o mesmo recurso. No entanto, com o Django REST Framework é possível construir APIs de maneira rápida e eficiente.

Painel de administração

O Django tem um painel de administração bastante fácil de usar, com uma interface extremamente funcional para gerenciar dados com base nos seus modelos e permite que você realize operações CRUD sem ter que escrever nenhum código extra. O Laravel não possui um painel de administração, então você precisará usar uma biblioteca externa para criar o seu do zero.

Quer começar a programar com Django e Laravel?

Quer trabalhar com Django, mas ainda não domina o Python?

Aprender Python é uma ótima escolha tanto para aquelas pessoas que buscam entrar no mundo da programação e procuram sua primeira linguagem, quanto para programadores mais experientes que desejam se reciclar e abrir novas portas de carreira.

Que tal aprender Python com um curso completo e reconhecido pelo mercado? | Imagem Freepik

Aqui na ByLearner nós temos o melhor curso do mercado, Python completo – de Júnior a Sênior. Os nossos alunos contam com um material didático especial e exclusivo, além de uma equipe pedagógica sempre aberta ao diálogo e disposta a trocar conhecimentos para além das aulas, em lives exclusivas e na central do aluno.

Ao todo, nós temos mais de 27.000 alunos satisfeitos, uma grande experiência de ensino que também nos ajudou a melhorar e conquistar cada vez mais a excelência de qualidade que você merece.

Para te dar um gostinho do estilo ByLearner de ensino, preparamos um e-book gratuito inteirinho para você. Com o nosso Boas Práticas com Python você vai elevar o nível do seu código, não deixe de baixar no link abaixo:

Boas Práticas com Python

Baixe no botão abaixo nosso e-book completo

Vamos trocar uma ideia sobre o Django? Não esqueça de deixar um comentário e nos contar tudo!

Ah! E estamos em todas as redes sociais, siga a gente e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo inédito!

Tags: | | | |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.