fbpx
Por que você deve escolher Python como sua primeira linguagem de programação

Você quer entrar na área de programação, mas não sabe muito bem por onde começar? Com certeza você já ouviu falar de várias linguagens de programação, mas escolher qual aprender como primeira linguagem nem sempre é uma tarefa simples.

Mas nós podemos te dizer com certeza: se você quer aprender a programar, Python é a linguagem certa para isso. Quer saber por quê? Neste texto vamos te contar tudo!

Conhecendo o Python

Python é a linguagem de programação que mais cresceu nos últimos anos, entrando para ficar em grandes empresas como Google, YouTube, IBM, Spotify e Amazon e conquistando em 2019 o terceiro lugar de popularidade no GITHub, a maior comunidade de desenvolvedores do mundo. Python veio para ficar sobretudo com o crescimento da importância de processos de automação e ciência de dados.

No entanto, apesar de serem as mais faladas, estas são apenas duas de suas inúmeras possibilidades de aplicação: junto com a ascensão meteórica da linguagem, veio também o aumento e a diversificação das ofertas de vagas no mercado de trabalho. As empresas buscam cada vez mais programadores Python para atuar em áreas tão distintas como inteligência artificial, análise de dados, computação gráfica, big data, automação, desenvolvimento de jogos.

Python é uma linguagem em código aberto que oferece interoperabilidade, robustez e um suporte multiplataforma, tudo isso com a simplicidade de uma sintaxe enxuta e intuitiva, com documentação aberta, rica e detalhada, toda disponível on-line, o que significa rapidez no aprendizado e uma grande rede de usuários para troca de soluções. Nesta pequena introdução já percebemos que é uma linguagem que está se tornando dominante no mercado de engenharia de software, sendo utilizada em uma variedade cada vez maior de projetos, mas você ainda não está convencido que Python é a melhor escolha para sua primeira linguagem de programação?

Python como primeira linguagem de programação: entenda os motivos

1. Aprender a programar pode ser difícil, mas com Python é fácil e prazeroso

Como primeira linguagem de programação, Python é prazeroso de aprender e tem uma curva de aprendizado curta | Imagem Freepik

É comum ouvir de pessoas que estão aprendendo a primeira linguagem de programação sobre as dificuldades de entender os conceitos básicos e a lógica básica. No entanto, com Python não é bem assim. Python é uma das linguagens mais adequadas para iniciantes e possui uma curva de aprendizado bastante curta quando comparada com outras concorrentes.

Criada em 1991 por Guido van Rossum com foco em produtividade e legibilidade, Python é uma linguagem conhecida por sua simplicidade. Por ser fácil de ler e possuir uma sintaxe clara, é possível entender seu código intuitivamente, sem a necessidade de conhecimentos prévios em outras linguagens. É também uma linguagem limpa, marcada por um baixo uso de caracteres especiais, quase nenhum uso de palavras-chave de compilação e o uso de indentação para marcar blocos. Portanto, é muito simples seguir o raciocínio de programação e não há trechos de códigos inúteis.

2. Como primeira linguagem, Python vai te ajudar a escrever um código limpo mesmo que você depois resolver aprender outras linguagens

A estrutura do Python ajuda a evitar desorganização no código, reinforçando as boas práticas na programação. Quem aprende Python como primeira linguagem, escreve códigos mais limpos.

Isso é especialmente importante para o trabalho em equipe, já que um código organizado é mais legível para outros programadores e para a manutenção de grandes repositórios.

Boas práticas com Python

Baixe aqui nosso e-book gratuito e eleve o nível do seu código

3. Existem milhares de ótimos tutoriais para aprender Python

Comunidade, recursos e tutoriais são aspectos valiosos para qualquer linguagem de programação. Como Python é uma das linguagens mais populares atualmente, há um suporte massivo e muita documentação para tudo.

4. Python é flexível e possui ampla aplicabilidade

Python é uma linguagem de uso geral bastante flexível. Atualmente, ele marca presença em todo lugar: de análise de dados a criptomoedas, de desenvolvimento de jogos à inteligência artificial, de processos de automação a criptomoedas.

Entre as suas principais áreas de aplicação estão:

A lista é quase infinita!

5. Bons salários

Um dos fatores que você deve levar em conta ao escolher sua primeira linguagem de programação é o mercado de trabalho. Python possui ampla demanda e salários acima da média
Um dos fatores que você deve levar em conta ao escolher sua primeira linguagem de programação é o mercado de trabalho. Python possui ampla demanda e salários acima da média | Imagem Freepik

A grande procura por desenvolvedores Python e a relativa escassez de profissionais qualificados se refletem diretamente nos salários pagos dentro das empresas, que estão no topo das folhas de pagamentos para profissionais de TI.

Para se ter uma ideia, no Brasil, o salário médio de um desenvolvedor Python de nível Sênior é de R$ 8.196, quando a média salarial de um desenvolvedor Java na mesma categoria é de R$ 6.322. Além dos altos salários, um dos benefícios de dominar o Python é a grande flexibilidade de trabalho, com grande número de vagas que oferecem o sistema home office e a possibilidade de trabalho independente, como consultor, freelancer ou dono de um negócio próprio.

Quer saber mais detalhes sobre o mercado de trabalho Python no Brasil? Leia nosso texto e confira tudo!

Aprenda Python!

Para aprender Python, nada melhor do que fazer um curso aqui na ByLearn e contar com a melhor seleção de materiais e apoio pedagógico.

Com o nosso curso Python completo – de Júnior a Sênior você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a linguagem.

É visto desde uma completa introdução, instalação e configuração até um módulo de tratamento de erros e exceções.

Estudando na ByLearn você conta com atualizações constantes e um material didático reunido especialmente para você.

Você irá contar com apostilas e livros oficiais, venha aprender com a gente e descobrir essa linguagem que, além de muito poderosa, é muito divertida.

Abra muitas portas no seu futuro profissional em um mercado de trabalho cada vez mais promissor com a gente!

Tags: |

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter para receber as principais novidades da ByLearn

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.